A música ideal para apresentar o trabalho do Dream Theater, de acordo com James LaBrie
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de maio de 2025
Nome muito conhecido entre os fãs de prog metal, James LaBrie é vocalista do Dream Theater, maior expoente do estilo em questão. O cantor e compositor canadense se juntou à banda em 1991, como substituto de Charlie Dominici, que gravou "When Dream and Day Unite" (1989).
Dream Theater - Mais Novidades
O primeiro trabalho de LaBrie como frontman do Dream Theater é uma obra-prima. Trata-se do grandioso "Images and Words" (1992). O álbum apresenta algumas das músicas mais conhecidas e celebradas da banda.

Entre as músicas de "Images and Words", destaca-se "Metropolis - Part I: The Miracle and the Sleeper", considerada por James LaBrie como a canção ideal para apresentar o trabalho do Dream Theater a quem ainda não conhece o som elaborado de John Petrucci e seus companheiros. Essa opinião foi compartilhada pelo vocalista durante sua participação na série Point of Entry, da Revolver Magazine, em que explicou por que essa faixa é, segundo ele, a melhor "porta de entrada" para a banda.
"Acho que ‘Metropolis – Part 1’ seria a escolha certa. Dá pra perceber que o nosso som não é só aquela pancadaria — é mais sobre criar uma atmosfera em que a experiência é intensa e envolvente. É empolgante, é dinâmica. É algo que fala com você de uma forma diferente, mas ao mesmo tempo te intriga muito.

E essa é uma música que eu ainda adoro tocar sempre que a incluímos no setlist. Eu realmente acho que é uma baita faixa. É uma música sensacional. Então, com certeza, ‘Metropolis – Part 1’ — acho que faria algumas pessoas se conectarem de verdade com a banda e pensarem: ‘Caramba, o que está acontecendo aqui?’."
"Metropolis - Part I: The Miracle and the Sleeper" rendeu uma continuação, que na verdade, é um álbum conceitual que figura entre os trabalhos mais conceituados do Dream Theater. Trata-se de "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999), disco que evidencia todo o talento da banda mais importante da história do metal progressivo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps