Por que antigo desafeto de Ozzy Osbourne aceitou tocar na despedida do Black Sabbath?
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de junho de 2025
Com o espetáculo "Back to the Beginning" — show de despedida de Black Sabbath que acontece em 5 de julho em Birmingham — ganhando atenção mundial, músicos lendários se preparam para homenagear Ozzy Osbourne em sua última apresentação. Um dos nomes que surpreende na lista é o de Jake E. Lee, ex-guitarrista solo de Ozzy, que acabou se tornando um desafeto e não via o cantor desde os anos 1980.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista à Guitar World, Lee revelou que um telefonema de Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine e diretor musical do evento, foi decisivo: "Tom Morello me ligou. Ele disse: ‘Vai ter um show, com performance original do Sabbath e a última de Ozzy. Não imagino isso rolando sem você em algum momento’"
Jake ressalta que o convite foi mais do que um gesto musical — foi um reconhecimento. Ele afirma que acabou aceitando por respeito à história de Ozzy e ao valor simbólico do momento (via Brave Words): "É emocionante fazer parte disso. E ainda mais para assistir. Espero que Ozzy consiga chegar até lá. Faz décadas que não falo com ele nem o vejo. Não sei em que condição ele está, mas ele merece esse último adeus"
O músico também comenta sua condição física. Ciente da expectativa de tocar "Bark at the Moon", Lee reconhece as limitações: "Eu sei que as pessoas esperam ‘Bark at the Moon’, mas não sei. Agora, com meu pulso, artrite e tudo, seria um grande desafio. Planejo ‘The Ultimate Sin’, que é mais pesada, gosto do solo" .
A participação de Lee resgata parte essencial da fase solo de Ozzy. Ele tocou nas icônicas "Bark at the Moon" (1983) e "The Ultimate Sin" (1986), logo após a morte de Randy Rhoads — e foi abruptamente dispensado em 1987
Mais de três décadas depois, o reencontro ganha tom de reconciliação. Para Lee, não importa se o cantor está rouco ou limitado: o momento é simbólico. Ele estará ao lado dos quatro integrantes originais do Black Sabbath pela primeira vez em 20 anos .
O evento promete ser memorável. Idealizado por Morello, que reuniu os melhores nomes do metal, a apresentação contará com Metallica, Slayer, Pantera e muitos outros ícones, em prol de instituições como Cure Parkinson’s
O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Aerosmith publica novas fotos e confirma retorno do baterista Joey Kramer
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A diferença dos fãs de metal nos EUA e Europa e no Brasil, segundo produtor do ProgPower
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Soilwork lança "Night Whispers & Shining Lights"; "agradecimento pelo fim de uma era"
Caveira Velha Metal Fest estreia em São Paulo neste sábado (24) com seis bandas
43 roqueiros que morreram em 2026, segundo a Loudwire
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
A banda dos anos 1970 com a música mais épica da história, segundo Mikael Åkerfeldt

Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Para Geezer Butler, final do último show do Black Sabbath foi estranho
A emocionante foto de Eloy Casagrande ao lado de Bill Ward na despedida do Black Sabbath
Confira todas as músicas tocadas no "Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath
Ozzy Osbourne confirma que não fará show completo com o Black Sabbath em despedida
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi


