A música do Dream Theater que é mais longa que um álbum inteiro dos Ramones
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de junho de 2025
Maior expoente do prog metal, o Dream Theater é conhecido por elementos marcantes: estruturas complexas, técnica apurada e músicas longas. Esses traços explicam a devoção dos fãs — e, ao mesmo tempo, alimentam as críticas de quem não aprecia o som do quinteto norte-americano.
No extremo oposto do espectro musical do qual o Dream Theater faz parte, estão os Ramones. Ícone do punk rock, o quarteto conquistou milhões de fãs ao redor do mundo com uma sonoridade crua, direta e enérgica — refletida em composições curtas, muitas delas com menos de 3 minutos.
Dream Theater - Mais Novidades
Uma música que ilustra bem esse contraste é "Six Degrees of Inner Turbulence", do Dream Theater, que dá nome ao sexto álbum da banda, lançado em janeiro de 2002. Dividida em oito partes, a obra impressiona com seus 42 minutos de duração. Para efeito de comparação, o disco de estreia dos Ramones, autointitulado, tem 14 músicas e não chega a meia hora.
Sucessor do épico "Metropolis - Pt. 2: Scenes from a Memory" (1992), "Six Degrees of Inner Turbulence" é um trabalho conceitual. De acordo com nota publicada no site oficial do Dream Theater, "as cinco músicas que compõem o primeiro disco exploram diferentes temas relacionados às dificuldades da vida, como alcoolismo, perda de fé, isolamento social, santidade da vida e morte. A faixa-título, com 42 minutos de duração e ocupando o segundo disco, dividida em oito partes, explora as histórias de seis indivíduos que sofrem de vários distúrbios mentais. Estão particularmente representados o transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático, a esquizofrenia, a depressão pós-parto, o autismo e o transtorno dissociativo de personalidade".
O Dream Theater já apresentou "Six Degrees of Inner Turbulence" ao vivo. A performance — um pouco mais curta que a versão original — está registrada no álbum "Score", lançado em 2006.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos


A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
Lista: vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempre
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida


