Ex-guitarrista do Megadeth afirma ter criado o nome da banda: "Foi aí que me ocorreu..."
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de julho de 2025
A origem do nome Megadeth sempre foi cercada por histórias contraditórias. A versão mais conhecida aponta que Dave Mustaine se inspirou em um panfleto político do senador norte-americano Alan Cranston, que usava a expressão "arsenals of megadeath" (arsenais de megamorte), para compor uma música com esse título. No entanto, o ex-guitarrista Greg Handevidt — um dos integrantes da formação inicial — trouxe uma nova perspectiva ao relembrar sua participação nesse momento decisivo.


Durante participação no The David Ellefson Show (via Ultimate Guitar), Handevidt afirmou ter sido o criador do nome que batizou uma das bandas mais influentes do thrash metal. "Estávamos sentados em nosso pequeno apartamento, e o Dave tinha lido um panfleto do senador Alan Cranston falando sobre ‘arsenais de megadeath’", contou. "Lembro de pensar: ‘Caramba, arsenais de megadeath’. E ele colocou essa linha na letra. Foi aí que me ocorreu: 'Megadeath’".

O músico então explicou como deu um toque pessoal ao nome, adaptando-o: "Pensei: ‘Esse seria um nome legal para uma banda’. Mas me questionei se queria a palavra ‘death’ (morte) no nome, parecia algo com uma carga negativa. Então, escrevi a palavra como uma só, tirei o ‘A’ e ficou ‘Megadeth’. Achei único, sem uma conotação sombria, e que não afastaria as pessoas."
Segundo Handevidt, essa decisão tinha também uma justificativa prática, especialmente no cenário musical dos anos 1980. "Naquele momento, para ter sucesso comercial sem se vender completamente, havia barreiras. Não tenho certeza se a Capitol Records estaria pronta para assinar com uma banda chamada ‘Death’ na época. Talvez sim, talvez não."

O guitarrista ainda mencionou a dificuldade em emplacar seu projeto posterior, o Kublai Khan. "Recebíamos respostas como: ‘Isso é pesado demais. Não é comercialmente viável. Não podemos assinar com vocês’."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps