Rockstars se manifestam após morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de julho de 2025
A música brasileira está de luto. Morreu neste domingo (20), aos 50 anos, a cantora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil, após uma longa e corajosa batalha contra um câncer no intestino. Filha do cantor e compositor Gilberto Gil e da produtora cultural Sandra Gadelha, Preta foi diagnosticada em janeiro de 2023 com um adenocarcinoma e passou por cirurgias, quimioterapia, radioterapia e um tratamento experimental nos Estados Unidos. Sua luta — vivida de forma pública, honesta e com muita dignidade — comoveu o país.


A morte da artista foi confirmada por sua assessoria de imprensa na noite deste domingo. Ela estava internada nos EUA nas últimas semanas, onde tentava conter o avanço da doença, que havia retornado em 2024 com múltiplas metástases. Preta deixa um filho, familiares, amigos e uma legião de fãs que a admiravam por sua autenticidade, alegria e força.
Diversos nomes do rock brasileiro foram às redes sociais prestar homenagens à artista. Em mensagens emocionadas, destacaram não apenas sua trajetória artística, mas, sobretudo, sua coragem, luz e generosidade.
Tico Santa Cruz
O vocalista do Detonautas destacou a dignidade com que Preta enfrentou a doença: "Com muita tristeza recebi a notícia de que @pretagil fez sua passagem hoje. Acompanhei sua imensa luta pela vida com uma dignidade que poucos conseguem manter diante de um cenário tão difícil! [...] Muita luz no seu caminho, Preta. Axé."

Titãs
A lendária banda paulistana lamentou profundamente a perda: "Estamos profundamente consternados com a partida da nossa querida amiga e irmã Preta Gil. Uma mulher de luz, força, talento e generosidade, que marcou a vida de todos ao seu redor."
Paralamas do Sucesso
Os integrantes do grupo relembraram a amizade de longa data com Preta: "Grande tristeza com a partida precoce da querida Preta Gil. Conhecemos Preta desde a sua adolescência. Amiga, grande artista e dona de uma personalidade incrível, sempre querida por todos."
Luiz Thunderbird
O jornalista e apresentador lembrou de um trabalho publicitário com Preta em 2018 e elogiou sua leveza: "Aquela coisa de publicidade, que você transformou numa tarde feliz, divertida, leve. [...] Você lutou bravamente. A gente vai sentir sua falta."

Dinho Ouro Preto
O vocalista do Capital Inicial também prestou solidariedade: "Acabei de ver a notícia da partida da @pretagil. Eu lamento muito. Que mulher determinada e guerreira. Ela é um exemplo de coragem."
Preta Gil transformou sua dor em força e inspiração. "Sei que fiz a escolha certa em dividir com as pessoas as minhas vulnerabilidades e meus sofrimentos. Mas com a cabeça erguida, como sempre foi, desde o começo", disse ela ao receber o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2025.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps