O gesto de pura emoção que Ozzy Osbourne imortalizou e Bon Scott copiou de Brian Johnson
Por Bruce William
Postado em 20 de julho de 2025
Não dá pra saber ao certo quem foi o primeiro vocalista a levantar um guitarrista durante um solo. Mas, ao longo dos anos, esse gesto simples acabou virando um símbolo da conexão explosiva entre músicos e público, especialmente em shows onde a energia parece sair do controle até pra quem está no palco.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

O momento mais famoso foi registrado em 1982, quando Ozzy Osbourne ergueu Randy Rhoads durante uma apresentação em Rosemont, Illinois. A imagem captada pelo fotógrafo Paul Natkin se tornou a capa do álbum "Tribute", lançado em 1987, que reuniu gravações ao vivo da época em que Randy integrava a banda de Ozzy.

Mas bem antes disso, Bon Scott já fazia algo parecido com Angus Young. Em apresentações do AC/DC nos anos setenta, o vocalista carregava o guitarrista nos ombros, como pode ser visto neste vídeo, a partir dos quatro minutos, durante uma incendiária performance de "Rocker" realizada em 1979.

O detalhe curioso é que Bon Scott teria se inspirado, conforme dizem várias fontes [leia em matéria de Mauro Cestarolli], em um velho conhecido da cena britânica: Brian Johnson. Em 1974, o futuro vocalista do AC/DC já carregava o guitarrista Vic Malcolm durante os shows do Geordie. Existe até um vídeo de uma apresentação onde isso acontece (a partir dos 5 minutos e meio), então Bon, que assistiu a vários shows do Geordie na época, pode muito bem ter levado a ideia para os palcos do AC/DC.

Será que Ozzy teve ou não essa referência em mente quando repetiu o gesto com Randy? Isso nunca foi dito, e talvez nem precise ser. O fato é que esses momentos se tornaram registros espontâneos de shows tão incendiários que nem mesmo os vocalistas conseguiam ficar parados. Coisas que só o rock proporciona, e que, felizmente, alguém teve a sorte de registrar.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps