Michael Sadler, vocalista do Saga, revela ter câncer "incurável e intratável"
Por João Renato Alves
Postado em 13 de julho de 2025
O vocalista Michael Sadler, da banda canadense Saga, publicou uma nota em suas redes sociais anunciando ter recebido a notícia de que o câncer ao qual enfrenta é "incurável e intratável". O cantor de 71 anos vem se tratando desde o segundo semestre de 2024, o que fez com que o grupo suspendesse todos os seus compromissos.

Diz o texto, conforme repercussão do Facebook: "Queridos familiares e amigos, preciso reservar um momento para compartilhar alguns pensamentos pessoais com vocês, pois todos foram tão gentis comigo nas últimas semanas. Este período tem sido um turbilhão de perdas e reflexões para mim e minha família.
Em 29 de junho, pouco antes do meu aniversário de 14 anos, há muitos anos, perdi meu (nosso) pai — um evento que me moldou de maneiras que só agora estou começando a entender, sendo eu mesmo pai agora.
Tragicamente, em 1º de julho, perdemos minha (nossa) querida irmã Dianne, quando ela sucumbiu após uma batalha excruciante contra o câncer. Sua morte deixou um imenso vazio para todos nós. Dianne era como uma segunda mãe para mim e meus irmãos — extremamente amorosa, gentil e engraçada, um pouco mandona, sempre cuidando de nós, mesmo até seus momentos finais. Ela lutou com uma bravura incrível, fingindo alegria para confortar a todos nós.
Na verdade, meu maior desejo de aniversário este ano, quando completei mais um ano de vida em 5 de julho, era que ela estivesse aqui para comemorar comigo e com meu irmão mais novo, cujo aniversário foi em 2 de julho – o que parece um pouco egoísta, mas é claro que todos nós a queríamos conosco o máximo de tempo possível. Estou arrasado desde que eu e minha família a visitamos há algumas semanas.
Estar sozinho com ela no exato momento em que ela faleceu é uma dor que ainda estou vivenciando e estou lutando para processar tudo. Este último ano foi especialmente desafiador para minha família. Da minha parte, o câncer atingiu 3 dos meus 5 irmãos; aliás, descobri a leucemia do meu irmão um dia após o meu diagnóstico chocante em setembro passado. Felizmente, meu irmão está se saindo bem com um regime diário de medicamentos e somos muito gratos por isso.
Quanto a mim, descobri em abril, pouco antes de embarcar em um cruzeiro, que meu câncer é incurável e intratável. Embora eu esteja estável e, de resto, bem, esta notícia transformou minha vida em um caminho mais introspectivo e cheio de propósito. Neste outono da minha vida, me pego refletindo sobre todo o tempo que desperdicei e os momentos preciosos que me restam – o que fazer, com quem e como aproveitá-los.
Estou aprendendo a viver neste espaço incerto, valorizando cada momento que me é dado. Com tudo isso, estou profundamente ciente das minhas responsabilidades e pretendo olhar para o futuro da melhor forma possível. Estou trabalhando para deixar um legado musical tanto para a banda, quanto para concluir meus novos projetos e, claro, para cumprir minhas promessas à minha família.
É o que é, só posso esperar que vocês continuem apoiando meus esforços e espero vê-los novamente em meus vários eventos – talvez nos cumprimentemos e tiremos selfies mais algumas vezes...
Dito isso, suas demonstrações de felicidades e simpatia tocaram meu coração mais do que consigo expressar. Obrigado a todos pelo amor e carinho durante este momento agridoce.
Seu amor e amizade significam tudo para mim e minha família. Que suas vidas sejam abençoadas. Até breve.
Michael"
Fundado em 1977, o Saga se tornou um dos grandes nomes do rock progressivo canadense. O grupo vendeu mais de 10 milhões de cópias dos seus 22 álbuns de estúdio em todo o planeta. O mais recente, "Symmetry", saiu em 2021. Michael Sadler se ausentou da banda apenas uma vez, entre 2008 e 2011, quando foi substituído por Rob Moratti.
Quando a doença do cantor foi anunciada, não se entrou em maiores detalhes. Apenas foi informado de que se tratava de um câncer de origem muscular e raro, que atinge apenas entre 3 e 5% dos afetados pela condição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"

João Gordo diz que morte de Patrícia Kisser o fez decidir parar de beber álcool
"Freddie Mercury me odiava porque ele me ouviu cantar", brinca ex-vocalista do Fastway
Exodus: "Rick Rubin é uma verdadeira fraude", diz Gary Holt
Cachês: nova lista revela quanto embolsam astros do Rock e Metal
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"


