A opinião de Gary Holt do Exodus sobre banda ser excluída do Big Four do thrash metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de julho de 2025
Gary Holt não mede palavras quando o assunto é a relevância do Exodus dentro do thrash metal. Em entrevista ao canal sérvio SKC Novi Sad (via Ultimate Guitar), o guitarrista foi direto ao comentar a ausência da banda no chamado Big Four — grupo que reúne Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax como os pilares do gênero.

"Exodus é, em 2025 — e já há muitos anos — a melhor banda de thrash do mundo. E o resto que se dane", disparou Holt, entre risos. "Pode parecer arrogância, mas é só ouvir qualquer disco nosso. A gente esmaga todos eles."
Apesar do tom provocador, Holt não demonstrou ressentimento com o reconhecimento dado às outras bandas. Muito pelo contrário: reservou elogios especialmente calorosos ao Metallica.
"Master of Puppets é o maior álbum de metal de todos os tempos", afirmou. "Eles já eram dez vezes maiores que qualquer um de nós nessa época. Na turnê do ...And Justice for All já estavam tocando em arenas. E aí vieram The Black Album e o resto é história."
Exodus e thrash metal
O Exodus, fundado oficialmente em 1979, antecede o surgimento do próprio Metallica — que só se formaria em 1981. Ainda assim, a banda liderada por Holt nunca conquistou o mesmo sucesso comercial, apesar do respeito conquistado com álbuns como "Bonded by Blood" (1985), "Fabulous Disaster" (1989) e "Tempo of the Damned" (2004).
Segundo Holt, parte disso se deve à postura da banda: nunca fizeram concessões para agradar ao mercado. "Tivemos um momento mais comercial, o Force of Habit [1992], mas desde Tempo of the Damned a gente só faz o som que quer ouvir. Não pensamos em agradar ninguém. Se o público curtir, ótimo. Mas escrevemos cada disco para nós mesmos."
Na conversa, ele também mencionou o vocalista Steve "Zetro" Souza e o ex-vocalista Rob Dukes como exemplos da consistência da banda, independente da formação. "A gente nunca ligou pra rótulo, pra mainstream, nem pra se encaixar em listas. Somos cinco caras fazendo música porque amamos isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Nevermore estreia nova formação em show na Turquia; veja setlist e vídeos
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"


O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
Gary Holt desmente boato bizarro sobre membros do Exodus: "Não são o Justin Timberlake!"
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Fã tentou presentear Exodus com um animal morto na Noruega
O guitarrista que se juntou à banda histórica do thrash sem nunca ter ouvido Metallica
Exodus: Steve Souza diz que morrerá três meses após seu último show; "Serei como Lemmy"


