O motivo que levou Ozzy Osbourne a querer bater em Frank Zappa
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2025
A relação entre Ozzy Osbourne e Frank Zappa poderia facilmente ter começado em briga. No entanto, o encontro inesperado entre o vocalista do Black Sabbath e o líder dos Mothers of Invention acabou se transformando em uma amizade improvável — marcada por festas surreais, tentativas frustradas de jam sessions e até jantares duvidosos em Birmingham.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Nos anos 1970, enquanto o Sabbath consolidava o heavy metal, Zappa — conhecido por sua música experimental, sarcástica e cerebral — surpreendia ao se declarar fã incondicional da banda britânica. Em entrevistas, dizia amar AC/DC e especialmente o Sabbath, citando Supernaut e depois Iron Man como suas favoritas.
Ozzy Osbourne e Frank Zappa
O respeito era mútuo: Geezer Butler admitia que os Mothers of Invention foram uma grande influência lírica e musical. Mas Ozzy, sempre desconfiado, acreditava que Zappa só podia estar tirando sarro. "Eu ia bater nele quando chegássemos lá", confessou o vocalista em 2001. "Achei que ele estava de sacanagem." As falas foram compiladas pela Loudersound.
O encontro em um hotel de Chicago, porém, mostrou o contrário: Zappa recebeu os ingleses de braços abertos, provando que sua admiração era genuína. A partir daí, a relação entre os dois mundos se estreitou — embora com pitadas de bizarrice dignas do universo zappiano.
Butler relatou que foi convidado para uma festa de aniversário de Zappa, onde havia bolos em formato de vaginas e até um corpo feminino de confeitaria que jorrava champanhe. Para completar, dançarinas nuas recebiam… champanhe enemas. "Foi o evento mais estranho que já vi na vida", escreveu em sua autobiografia.
Zappa quase chegou a subir ao palco com o Sabbath em 1976, no Madison Square Garden, mas desistiu por falta de ensaio. Ainda assim, fez uma aparição inesperada: diante de atrasos técnicos, foi ele quem anunciou a banda ao público de 20 mil pessoas, com seu humor característico.
Mais tarde, em Birmingham, Zappa pediu a Ozzy dicas de onde comer após um show. O "Príncipe das Trevas" sugeriu evitar o steak de um restaurante indiano local. Zappa, desafiador, pediu exatamente o prato — e se arrependeu a cada mordida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa


Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
A importância de "The Ultimate Sin" (Ozzy Osbourne) para a carreira de Jake E. Lee
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Nasce Ozzy Osbourne, neta de Ozzy Osbourne
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
O "cara" sobre quem Ozzy cantou por anos sem saber nem como era: "quem é esse?"
Zakk Wylde quebra jejum de 25 anos e toca "No More Tears" em tributo a Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne: Sharon conta como o Madman tentou assassiná-la


