Aos 80 anos, Ritchie Blackmore enfrenta três problemas de saúde, revela esposa
Por João Renato Alves
Postado em 05 de agosto de 2025
A cantora Candice Night falou ao podcast Iron City Rocks sobre o atual estado de saúde de seu marido, Ritchie Blackmore. O guitarrista britânico de 80 anos vem lidando com uma série de problemas que o impedem de retomar atividades.
Ritchie Blackmore - Mais Novidades

"Há três problemas principais. Ele teve um ataque cardíaco há alguns anos, então estamos monitorando isso. Também tem gota, o que lhe está afetando muito os pés. Começa no dedo indicador, prejudica a mobilidade. Acabou de tomar uma injeção. E as costas, claro, que sempre foram um problema. Ele não tomou nenhuma injeção para as costas desde que teve o problema cardíaco. Então, tudo meio que está funcionando em conjunto, o que dificulta as coisas."
Sendo assim, os fãs não devem esperar por um retorno do lendário instrumentista à estrada. "Não é apenas a viagem de avião. Honestamente, é o incômodo antes mesmo de embarcar, toda a sensação de estar sentado durante o trajeto. Isso vai afetar as costas dele e todo o resto. E o jet lag estressa o coração. Esperar naquelas filas, ter que fazer um voo transatlântico, depois desembarcar e voltar pelas filas de segurança, pela alfândega e todo o resto. Já cobra o preço em um ser humano saudável, imagine alguém de 80 anos passando por esses problemas?"

O máximo que Candice pode imaginar é alguns shows em locais próximos, que não demandem um deslocamento longo. "Outro Ritchie simplesmente disse: ‘Que tal fazermos alguns shows do Blackmore’s Night no outono?’ Seria em locais onde possamos ir de carro. Ele tira a noite de folga no dia seguinte. Já se foram os dias em que você fazia cinco shows seguidos, incluindo viagens. Isso é demais. Para qualquer um é difícil fazer isso. Não temos ônibus de turnê nem jatos particulares."
Nascido em Somerset, Inglaterra, Richard Hugh Blackmore começou sua carreira de músico profissional participando de sessões com o produtor Joe Meek, além de tocar ao vivo com o The Outlaws e Screaming Lord Sutch. Gravou com nomes como Glenda Collins, Heinz e Neil Christian.

Convidado pelo baterista Chris Curtis, se juntou ao Deep Purple em 1968. Acabou se tornando um dos grandes responsáveis pelo sucesso do grupo, criando momentos memoráveis da história do rock em seus riffs e solos. Saiu em 1975, retornando em 1984 e ficando até 1993.
Ainda na metade dos anos 1970, formou o Rainbow. A proposta inicial era fundir o Hard Rock com influências clássicas, adotando uma pegada mais comercial com o passar dos anos. Desde 1997, comanda o Blackmore’s Night ao lado da esposa, Candice. O projeto condensa música renascentista e folk.
Genial e genioso, coleciona desavenças e sopapos com colegas de banda, incluindo os vocalistas Ian Gillan e David Coverdale. Recluso, não costuma comparecer a eventos, como a cerimônia do Rock And Roll Hall Of Fame 2016, quando foi induzido com o Deep Purple.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps