O clássico absoluto do Black Sabbath influenciado pela poluição e por mudanças climáticas
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de setembro de 2025
A relação da humanidade com o planeta Terra tem sido marcada pelo desrespeito há tempos. Dia após dia, nosso lar é destruído pela ação do homem, seja pela poluição, pelo desmatamento ou por outras práticas que comprometem a nossa própria sobrevivência. Essa triste realidade, que infelizmente está muito longe do fim, serviu de inspiração para a criação de um clássico absoluto do heavy metal: "Children of the Grave", do Black Sabbath, o grupo inglês que é credenciado como o criador do estilo.
"Children of the Grave" integra "Master of Reality" (1971), terceiro disco de estúdio do Black Sabbath. Lançada há mais de meio século, a música continua sendo ouvida com frequência, ao menos no Spotify, onde contabiliza cerca de 180 milhões de reproduções.
Black Sabbath - Mais Novidades


Geezer Butler, baixista e letrista do Black Sabbath, falou sobre "Children of the Grave" durante entrevista concedida ao site Songfacts em 2024. Na ocasião, ele revelou quais foram as inspirações para a composição da faixa:
"Nos anos 70, as pessoas estavam começando a perceber a poluição. Mudanças climáticas e esse tipo de coisa. Foi bem no início disso tudo, e era uma música sobre como todos nós seríamos filhos da sepultura se não fizéssemos algo pelo meio ambiente."

"Children of the Grave" é a quinta música que o Black Sabbath mais tocou ao vivo, sendo executada em 962 apresentações (via Setlist.FM). Uma dessas performances pode ser conferida no player abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps