As músicas favoritas de Tony Iommi que revelam um lado pouco conhecido do guitarrista do Sabbath
Por Bruce William
Postado em 07 de setembro de 2025
Tony Iommi é lembrado como o homem que ajudou a moldar o heavy metal com sua guitarra pesada e som inconfundível. Mas, quando foi convidado pela rádio BBC West Midlands a listar suas músicas favoritas, o resultado mostrou um lado surpreendente do músico: suas escolhas iam de clássicos do jazz a baladas românticas, passando por sons que marcaram sua juventude em Birmingham.
Black Sabbath - Mais Novidades
Entre os nomes citados estava Django Reinhardt. A admiração pelo guitarrista belga não era apenas musical: foi ao conhecer sua história que Iommi encontrou motivação para seguir tocando após perder parte dos dedos em um acidente de trabalho. Se Reinhardt havia superado suas limitações físicas e se tornado um dos maiores do jazz, Iommi também poderia continuar. Não à toa, composições como "Stardust" têm um peso simbólico profundo para ele.
Outro registro de sua juventude aparece em "Apache", dos Shadows. Lançada em 1960, a faixa não tem nada de som pesado, mas chamou atenção na época pelo pioneirismo no timbre da guitarra de Hank Marvin. Essa busca por um som próprio, singular e reconhecível, seria a mesma que guiaria Iommi anos depois no Black Sabbath. "Foi uma enorme influência. Não apenas para mim, mas [também] para muitos dos meus amigos: Brian May, David Gilmour, gente assim", admitiu Iommi.
Também surgem influências ligadas ao clima e à atmosfera das músicas. Não por acaso, ele citou a versão de Jimi Hendrix para "All Along the Watchtower" de Bob Dylan, elogiada pelo próprio autor, faixa que transmite tensão e mistério, sentimentos que o Sabbath transformaria em assinatura sonora.
Mas talvez as maiores surpresas sejam as baladas que figuram na lista, relembra a Far Out. Iommi incluiu "We've Only Just Begun", dos Carpenters, "Move Over, Darling", de Doris Day, e "Summer Wind", de Frank Sinatra. Todas mostram que, por trás da aura sombria, ele também sempre valorizou melodias acessíveis e bem construídas, algo que ajudou a tornar as músicas do Sabbath tão impactantes para o público em geral.
Completando a lista aparece "25 or 6 to 4", do Chicago, que representa o gosto pela energia e pelo prazer de tocar, elementos que sempre estiveram presentes em sua obra. E Hendrix chegou a elogiar publicamente o guitarrista Terry Kath, falecido precocemente de forma absurdamente trágica.
Ao revelar essas preferências, Iommi mostrou que sua criatividade não se alimentava apenas de riffs pesados ou de temas obscuros. Suas influências eram diversas, indo do jazz ao pop romântico, e é justamente dessa mistura inesperada que nasceu a originalidade de seu trabalho no Black Sabbath.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Por que o nome do Trivium não faz sentido, segundo ex-integrante da banda
O disco rejeitado nos anos 90 que anunciava, sem fazer alarde, o futuro da música
As músicas preferidas de Tony Iommi, guitarrista e fundador do Black Sabbath
Tony Iommi revela suas músicas preferidas (e não inclui rock pesado)
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"
O guitarrista elogiado por Jimi Hendrix que morreu de forma trágica (e evitável)
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Glenn Hughes passou uma noite com esposa de David Bowie e ficou na bad
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden


