Tony Iommi revela suas músicas preferidas (e não inclui rock pesado)
Por André Garcia
Postado em 31 de maio de 2022
O Black Sabbath surgiu com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1970. Com clássicos como "Paranoid" (1970) e "Sabbath Bloody Sabbath" (1973), a banda se tornou a maior influência para o surgimento do heavy metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Por conta disso, é provável que não haja quem personifique e represente o heavy metal melhor que o guitarrista Tony Iommi. Até mesmo Ozzy Osbourne concorda com isso, como ele disse em entrevista para Broken Record, o podcast do produtor Rick Rubin:
"Ele [Tony Iommi] era a banda [Black Sabbath], na verdade. Todos nós éramos parte da banda, mas ele era o mais insubstituível. Geezer [Butler, baixista] era um grande, grande letrista, insuperável; Bill [Ward] em seus tempos foi um grande baterista. Tony sempre será o maior, não tem comparação."
Assim, por ser autor de alguns dos mais pesados riffs já criados, muitos podem imaginar que entre as músicas preferidas dele estão vários heavy metal. Conforme publicado pela Far Out Magazine, isso está longe de ser realidade. Em entrevista para a BBC West Midlands, Tony Iommi listou como suas músicas favoritas: "We’ve Only Just Begun" (The Carpenters), "Apache" (The Shadows), "Stardust" (Django Reinhardt), "Move Over, Darling" (Doris Day), "25 or 6 to 4" (Chicago), "All Along The Watchtower" (Jimi Hendrix) e "Summer Wind" (Frank Sinatra).
Move Over, Darling - Doris Day
"Eu curto Doris Day. Quando estou tomando banho, boto para tocar o álbum da Doris Day. Sabe, o que eu faço é o que eu faço, eu gosto de ouvir outras coisas. Eu não sou muito de ouvir rock pesado e essas coisas, eu ouço coisas diferentes. [Em] Doris Day eu amo aquela sonoridade dos tempos em que tudo era tão inocente."
Apache - The Shadows
"Foi uma enorme influência. Não apenas para mim, mas [também] para muitos dos meus amigos: Brian May, David Gilmour, gente assim."
Summer Wind - Frank Sinatra
Tony Iommi destacou essa como uma de suas preferidas. Embora não tenha falado sobre sua admiração por Frank Sinatra, anteriormente já revelou lamentar nunca ter tido a oportunidade de trabalhar com ele.
Sobre o restante da lista, o guitarrista não comentou.
We’ve Only Just Begun - The Carpenters
Hit do ícone do soft rock The Carpenters, "We’ve Only Just Begun" faz parte do álbum "Close to You", e foi lançada como single em 1970. Nas paradas da Inglaterra chegou em #28 e nos EUA chegou em #2.
Stardust - Django Reinhardt
Django Reinhardt é um dos mais influentes guitarristas de jazz da primeira metade do século passado. Ele foi um dos criadores do gypsy jazz, uma vertente de jazz com influência de música cigana.
25 or 6 to 4 - Chicago
Composta por Robert Lamm numa guitarra de 12 cordas com duas faltando, foi lançada em 1970 no álbum "Chicago". Foi lançada também como single, com seus 4:50 de duração reduzidos para 2:52.
All Along The Watchtower - Jimi Hendrix
De autoria de Bob Dylan, foi imortalizada na versão de Jimi Hendrix, considerada um dos maiores covers de todos os tempos. A versão de Hendrix ficou tão boa que o próprio Dylan reconheceu: "Ele me superou, de verdade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar

Rob Halford revela que ainda não conseguiu assistir último show de Ozzy Osbourne
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Brian May dá presente de Natal especial a Tony Iommi: réplica da Red Special para canhoto
Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985


