Tony Iommi revela suas músicas preferidas (e não inclui rock pesado)
Por André Garcia
Postado em 31 de maio de 2022
O Black Sabbath surgiu com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1970. Com clássicos como "Paranoid" (1970) e "Sabbath Bloody Sabbath" (1973), a banda se tornou a maior influência para o surgimento do heavy metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Por conta disso, é provável que não haja quem personifique e represente o heavy metal melhor que o guitarrista Tony Iommi. Até mesmo Ozzy Osbourne concorda com isso, como ele disse em entrevista para Broken Record, o podcast do produtor Rick Rubin:
"Ele [Tony Iommi] era a banda [Black Sabbath], na verdade. Todos nós éramos parte da banda, mas ele era o mais insubstituível. Geezer [Butler, baixista] era um grande, grande letrista, insuperável; Bill [Ward] em seus tempos foi um grande baterista. Tony sempre será o maior, não tem comparação."
Assim, por ser autor de alguns dos mais pesados riffs já criados, muitos podem imaginar que entre as músicas preferidas dele estão vários heavy metal. Conforme publicado pela Far Out Magazine, isso está longe de ser realidade. Em entrevista para a BBC West Midlands, Tony Iommi listou como suas músicas favoritas: "We’ve Only Just Begun" (The Carpenters), "Apache" (The Shadows), "Stardust" (Django Reinhardt), "Move Over, Darling" (Doris Day), "25 or 6 to 4" (Chicago), "All Along The Watchtower" (Jimi Hendrix) e "Summer Wind" (Frank Sinatra).
Move Over, Darling - Doris Day
"Eu curto Doris Day. Quando estou tomando banho, boto para tocar o álbum da Doris Day. Sabe, o que eu faço é o que eu faço, eu gosto de ouvir outras coisas. Eu não sou muito de ouvir rock pesado e essas coisas, eu ouço coisas diferentes. [Em] Doris Day eu amo aquela sonoridade dos tempos em que tudo era tão inocente."
Apache - The Shadows
"Foi uma enorme influência. Não apenas para mim, mas [também] para muitos dos meus amigos: Brian May, David Gilmour, gente assim."
Summer Wind - Frank Sinatra
Tony Iommi destacou essa como uma de suas preferidas. Embora não tenha falado sobre sua admiração por Frank Sinatra, anteriormente já revelou lamentar nunca ter tido a oportunidade de trabalhar com ele.
Sobre o restante da lista, o guitarrista não comentou.
We’ve Only Just Begun - The Carpenters
Hit do ícone do soft rock The Carpenters, "We’ve Only Just Begun" faz parte do álbum "Close to You", e foi lançada como single em 1970. Nas paradas da Inglaterra chegou em #28 e nos EUA chegou em #2.
Stardust - Django Reinhardt
Django Reinhardt é um dos mais influentes guitarristas de jazz da primeira metade do século passado. Ele foi um dos criadores do gypsy jazz, uma vertente de jazz com influência de música cigana.
25 or 6 to 4 - Chicago
Composta por Robert Lamm numa guitarra de 12 cordas com duas faltando, foi lançada em 1970 no álbum "Chicago". Foi lançada também como single, com seus 4:50 de duração reduzidos para 2:52.
All Along The Watchtower - Jimi Hendrix
De autoria de Bob Dylan, foi imortalizada na versão de Jimi Hendrix, considerada um dos maiores covers de todos os tempos. A versão de Hendrix ficou tão boa que o próprio Dylan reconheceu: "Ele me superou, de verdade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps