Os dois ícones que tocaram em duas das bandas do Big Four do thrash metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de setembro de 2025
Um dos segmentos mais duradouros da música pesada é o thrash metal. Caracterizado por uma sonoridade agressiva, veloz e impactante, o estilo surgiu nos anos 1980 e consagrou bandas que permanecem influentes até hoje. Quatro delas formam o chamado "Big Four": Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax.
Metallica - Mais Novidades
Os integrantes do Big Four são os expoentes mais populares do thrash metal. Todas formadas nos Estados Unidos, as bandas deste seleto grupo são responsáveis por álbuns que se tornaram clássicos absolutos, com destaque para "Master of Puppets" (Metallica), "Rust in Peace" (Megadeth), "Reign in Blood" (Slayer) e "Among the Living" (Anthrax).
Ao longo de suas carreiras, as formações das bandas do Big Four passaram por mudanças. Enquanto Metallica, Slayer e Anthrax alteraram seus alinhamentos poucas vezes, o Megadeth é notório por ter um histórico de inúmeras e constantes substituições em sua equipe.
Em meio a essa constante rotatividade, dois músicos se destacam por terem integrado mais de uma dessas bandas lendárias. O caso mais conhecido é o de Dave Mustaine, guitarrista, vocalista e líder do Megadeth.
Antes de fundar o Megadeth, Dave Mustaine foi integrante do Metallica entre 1981 e 1983. Apesar do período curto, ele contribuiu para a criação de seis canções. Após sua demissão, iniciou uma das rivalidades mais célebres da história do heavy metal.
O outro músico que fez parte de dois grupos do Big Four é Kerry King. Guitarrista, compositor e membro fundador do Slayer, o californiano se apresentou com o Megadeth em alguns shows de 1984. Posteriormente, ele retornou ao Slayer, onde construiu uma longa e sólida trajetória.
Além dos guitarristas mencionados, há outro caso notável de um músico que tocou com mais de uma banda do Big Four, ainda que por tempo limitado. O baterista Dave Lombardo, que teve três passagens pelo Slayer, substituiu Lars Ulrich no show do Metallica no Download Festival de 2004. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
O teste de bateria que fez Geddy Lee perceber na hora que Neil Peart era o cara certo
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Dave Lombardo lembra como foi tocar com o Metallica no Download Festival 2004
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O segredo do sucesso do Metallica, na opinião do guitarrista Kerry King
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles


