Guitarra de Ace Frehley conquistou até mesmo Elvis Presley
Por João Renato Alves
Postado em 18 de outubro de 2025
Você não encontrará Ace Frehley em uma lista de guitarristas baseada na capacidade técnica. No entanto, o talento natural do guitarrista original do Kiss se sobressaía com o bom gosto para criar melodias irresistíveis. Some sua personalidade frenética e temos um músico que influenciou todas as gerações posteriores que se aventuraram pelo rock – incluindo alguns desses instrumentistas que basearam a carreira no lado mais técnico.
O que muitos não sabem é que o Spaceman cativou até mesmo as lendas anteriores ao seu sucesso. Billy Stanley, meio-irmão de Elvis Presley, contou ao Artists on Record que o Rei do Rock adorou o que ouviu em "Alive!", clássicos álbum ao vivo dos mascarados, lançado em 1975.

"Estava escutando o disco em Graceland um dia. Aumentei o som enquanto tocava guitarra imaginária. Em seguida, Elvis chegou e perguntou o que era aquilo Respondi: 'É uma banda chamada Kiss'. Mostrei a capa do álbum e ele disse, 'uh... ok', se sentando no sofá e examinando a capa, completando em seguida: 'Ok, entendi!' E me pediu para repetir a música que estava tocando quando ele chegou. Era 'Let Me Go Rock and Roll'. Toquei duas vezes e fiquei surpreso quando ele disse, 'Toca de novo'. Eu toquei novamente. Perguntei: 'O que você acha?' Ele disse, 'Bom, eu entendi o todo. Você sabe, Kiss - mantenha isso simples, estúpido. E eles têm a maquiagem para poderem andar por aí quando saem do palco. Ninguém os vê e sabe quem eles são ou qualquer coisa assim'. Boa ideia'."
Maas quem chamou a atenção do cantor foi mesmo o guitarrista, com direito a uma descrição precisa do que escutou. "Ele disse, 'Billy, ouça com atenção. O que está aí é um groove dos anos 50. Observe o guitarrista'. Eu disse pra ele: 'Esse é o Ace'. Elvis disse: 'Esse cara tem umas melodias obscenas de guitarra. Eu realmente gosto dele'. E antes de deixar o lugar, Elvis ainda disse: 'Saquei a dos caras, são três acordes e uma nuvem de poeira, é assim que se faz. Você deixa o público querendo mais. Tenho certeza que é assim que eles fazem em suas performances ao vivo'."
Elvis Presley morreu no dia 16 de agosto de 1977. Na mesma noite, o Kiss se apresentou em San Francisco. Antes de a banda tocar "Rock and Roll All Nite", Paul Stanley a dedicou ao Rei. Há registros amadores do momento que podem ser encontrados online.
Ace Frehley faleceu no último dia 16 de outubro, aos 74 anos. O guitarrista sofreu um sangramento cerebral semanas antes. Após permanecer sustentando por aparelhos, a família optou pelo desligamento das máquinas ao receber a notícia de que não havia mais esperanças de melhora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Tom Morello rebate quem diz que metal não deve ser político


A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
A música pedida pela gravadora que virou o hino definitivo do Kiss
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
A gambiarra que Scott Ian fez para comprar o seu primeiro disco do Kiss
Tuomas Holopainen não gostou do primeiro disco que comprou na vida
André Barcinski comenta teoria de que Kiss copiou os Secos & Molhados; "Não faz o menor sentido"
A música do Kiss que Ace Frehley adora e foi tocada em raríssimos shows da banda
Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980


