Yngwie Malmsteen deixou o jovem John Petrucci impressionado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de outubro de 2025
Ao longo da década de 1980, surgiram vários guitarristas talentosos no universo do rock e do heavy metal. Um deles, que está entre os mais famosos, é o virtuoso sueco Yngwie Malmsteen, mundialmente reconhecido por sua técnica e pela forma veloz e precisa com que toca suas guitarras. Inegavelmente, ele estabeleceu um novo padrão para todos os músicos que vieram depois dele.
Malmsteen deixou sua marca em muitas pessoas, inclusive em um jovem rapaz que se tornou um gênio da guitarra. Esse músico é John Petrucci, guitarrista, compositor e um dos membros fundadores da banda de metal progressivo Dream Theater.
John Petrucci - Mais Novidades


Em uma entrevista concedida à revista Metal Edge, Petrucci relembrou o impacto que Malmsteen causou em sua vida quando ele ainda era um jovem garoto. Ele ficou impressionado com o que ouviu.
"Não se pode falar sobre esse período sem mencionar Yngwie. Você ouvia Yngwie pela primeira vez e dizia: "Que diabos é isso?'. Tudo nele me impressionou muito. Acho que a primeira vez que o ouvi foi em uma música do Alcatrazz".

Petrucci detalha que esse primeiro contato aconteceu em um momento crucial, antes mesmo do álbum solo de estreia do sueco, "Rising Force", de 1984, ser lançado. Ele também recorda a suposição equivocada que fez sobre a identidade do músico.
"Eu não sabia como ele era, nem que ele era um jovem da Suécia. Eu imaginei um cara tipo Al Di Meola [risos], porque eu nunca tinha ouvido aquele tipo de técnica feita daquela forma antes. Foi algo como 'o que está acontecendo?'."
Atualmente, como um dos pilares do Dream Theater, Petrucci é um dos nomes que define a excelência no metal progressivo. Suas obras mostram que o jovem garoto impressionado se tornou, por sua vez, um ícone que inspira a próxima geração de guitarristas virtuosos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps