Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Por Emanuel Seagal
Postado em 06 de novembro de 2025
O incansável Max Cavalera lançou recentemente "Chama", o décimo terceiro álbum do Soulfly e resultado de uma parceria com seu filho, o baterista Zyon Cavalera, que produziu o disco. Durante uma entrevista com o finlandês Chaoszine, Max foi questionado sobre a faixa "Favela/Dystopia" e sua inspiração no filme "Cidade de Deus".
Soulfly - Mais Novidades
"'Cidade de Deus' e 'Cidade dos Homens', e muitos outros filmes brasileiros como 'Carandiru', mas principalmente 'Cidade dos Homens', gosto mais dele. 'Cidade de Deus' foi mais popular, foi o filme que estourou, mas se você assistir 'Cidade dos Homens', pra mim parece mais com as favelas de verdade. Eu queria fazer uma música que... minha conexão com a favela é interessante. Eu estive lá muitas e muitas vezes quando era mais novo. No primeiro show do Sepultura no Rio, fui lá comprar drogas e encontrei amigos que moravam lá. Anos mais tarde, ficamos sabendo que grandes traficantes que eram fãs do Sepultura e tocavam 'Arise' nas favelas, no meio da noite, e eu amei as histórias, e conheci muitos e muitos fãs das favelas", explicou.

Ele acrescentou: "É um lugar mágico, cheio de pobreza e sofrimento, mas muitas coisas legais saem de lá. Grandes lutadores (de MMA) como Charles 'Do Bronxs' e Alex Pereira, jogadores de futebol como Ronaldinho, todos vieram das favelas. Eu queria fazer uma música tributo que explicasse um pouco como é nascer nesse tipo de lugar e o tipo de inspiração que você pode criar por nascer num lugar assim. Não é tudo negativo, eu não queria fazer só uma música negativa, eu queria criar algo positivo também, mostrando que a favela é um lugar poderoso."
Em outro ponto da entrevista, Max relembrou que o clipe da música "Refuse/Resist", do Sepultura, foi gravado em uma favela, bem como sua sessão de fotos preferida da banda. "É um lugar mágico, sem dúvida", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


Soulfly - Mike DeLeon fala sobre o novo álbum, "Chama"
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
A música do Soulfly que Max Cavalera não deu atenção, mas agora considera "monstruosa"
Max Cavalera conta como os primeiros discos do Soulfly inspiraram a criação de "Chama"
Soulfly: Max relembra seu momento mais surreal ao vivo
David Ellefson: a diferença de trabalhar com Max Cavalera e Dave Mustaine, segundo ele


