Fresno - a dor da saudade e redenção na "virada de mesa" da música "Milonga"
Por Helton Grunge
Postado em 03 de janeiro de 2026
Todo mundo já sentiu falta de alguém, já experimentou a dor da saudade latejando no peito e quis gritar a plenos pulmões que o jogo iria virar. Mesmo que nem todos tenham essa coragem, Esteban Tavares, quando ainda era da Fresno, teve essa coragem e fez isso na música Milonga, faixa presente no álbum Redenção (2008), o trabalho mais comercial da banda.
É bem verdade que a mixagem do álbum não representa a real sonoridade da Fresno, basta ouvir os trabalhos anteriores e posteriores para perceber isso. Os outros trabalhos trazem guitarras mais intensas do que as que fazem parte do Redenção, mas, mesmo o álbum tendo esses problemas, apresenta algumas boas músicas e, dentre elas, a faixa Milonga merece destaque.

Sendo a faixa que fecharia o álbum, a gravadora deu uma espécie de "carta branca" para a banda, deixando-a fazer a música do jeito que queriam, afinal, a gravadora não apostaria nela como single de divulgação do trabalho. Com isso, os músicos prepararam uma faixa que foge do "mais do mesmo", trazendo nuances distintas ao longo da música e encerrando com berros a plenos pulmões feitos pelo então baixista da banda, Esteban Tavares. Segundo ele, a ideia surgiu de improviso e ele fez um rascunho ali na hora da gravação mesmo e decidiu testar. O que era um teste segue sendo até hoje uma das partes preferidas dos fãs quando a banda, mesmo sem o Tavares hoje em dia, toca Milonga ao vivo.
A letra da música fala sobre um término de relacionamento e sobre saudade do que foi vivido, mas o destaque fica para o trecho berrado por Tavares que enfatiza que em algum momento "o jogo vai virar" e que a outra pessoa vai se lembrar do eu lírico e sentir saudade também, percebendo que deixou escapar de suas mãos o grande amor de sua vida. Mesmo que não seja de imediato, mesmo que demore um tempo, a outra pessoa ainda vai se lembrar do que foi vivido e vai sentir saudade, "o jogo vai virar".
Essas frases ecoam nos ouvidos de quem ouve a música e nos faz refletir sobre saudade, sobre redenção e sobre o amor. Afinal, nem todos são sinceros com seus próprios sentimentos e em algum momento o jogo pode virar. Será que estaremos todos preparados para isso?
Saiba mais no Blog do Helton Grunge abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar

A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Esteban Tavares e sua conturbada saída da Fresno
Fresno: mostrando que é capaz de surpreender


