Baterista do Anthrax sustenta que rock foi vítima de um golpe da indústria
Por João Renato Alves
Postado em 31 de março de 2026
Recentemente, o vocalista e guitarrista Billy Corgan (Smashing Pumpkins) deu uma declaração sustentando que o rock teria sido vítima de uma sabotagem na segunda metade dos anos 1990. Para o músico, a situação não aconteceu de forma natural, tendo sido um plano da indústria.
Anthrax - Mais Novidades
"Se você assistia a MTV em 1997-98, notou de repente eles decidiram que o rock estava fora e foi substituído pelo rap. Os padrões e práticas mudaram imediatamente. Coisas que não eram permitidas de repente passaram a ser permitidas, as pessoas estavam brandindo armas. Ok, algumas pessoas afirmam que a CIA estava envolvida nisso tudo. Novamente, está além da minha alçada. Mas eu vi acontecer. Eu testemunhei."
A manifestação completa pode ser conferida no link abaixo.
Em entrevista à Hot Metal Magazine, Charlie Benante concordou com o colega. O baterista do Anthrax e do Pantera também sentiu o clima mudar e testemunhou os efeitos em seu trabalho.
"É algo que venho dizendo há muito tempo. Ele só disse de uma forma mais eloquente, mas esses malditos gatekeepers que ainda impedem que o nosso tipo de música chegue às massas... eles meio que nos acorrentam e não nos dão as chances que merecemos, chances que dão a outros gêneros musicais. Música country, cara? Quer dizer, eu não curto, não sou fã. Respeito o que eles fazem. Mas essa música está tão... saturada. Sabe, todo o pop... eles abrem as portas para esse tipo de coisa. Quero dizer, o rock ainda tem voz, existe um movimento, sabe? As pessoas precisam reconhecê-lo novamente, o que ele é."
Para exemplificar seu ponto, Charlie cita um conglomerado radiofônico que se apropriou de várias estações na virada do século: o Clear Channel, atualmente conhecido como iHeart Radio.
"Houve um golpe. Acho que quem fez isso... eu diria que foi o Clear Channel. De repente eles começaram a comprar estações de rádio e a substituí-las... Vou dar um exemplo perfeito. Em Los Angeles, havia uma estação de rádio chamada KNAC. Era uma das melhores, porque dava aos fãs de rock um lugar para sintonizar, um dial. 'Mude de canal, aqui está a KNAC'. Quando tiraram do ar, o mercado musical lá caiu muito. Mudou e isso se espalhou pelo país. A MTV também, lembra? Um dia a MTV disse: 'Chega de tocar esse tipo de coisa'. Isso prejudicou a indústria da música. Veja o que aconteceu. Ninguém veio nos salvar."
O Anthrax lança em setembro o seu próximo álbum de estúdio, Curso Perficium. O sucessor de "For All Kings" rompe um período de uma década sem material inédito da banda. Mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Nicko McBrain diz que se sentiu traído por Bruce Dickinson antes da volta ao Iron Maiden
O motivo que levou Alissa White-Gluz a se juntar ao DragonForce, segundo a própria
Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Kiss gravou uma nova música, confirma Gene Simmons
Roy Khan traz turnê "The Black Halo And Beyond" ao Brasil
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Bruce Dickinson critica altos preços de ingressos: "Queremos fãs de verdade na primeira fila"
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
Para Billy Corgan (Smashing Pumpkins) o rock foi propositalmente sabotado
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
A música sobre um cowboy que foi regravada por uma das maiores bandas de thrash metal
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987
As 20 maiores bandas da história do heavy metal, segundo o Loudwire


