Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Por Wander Verch
Postado em 25 de março de 2026
ROLAND GRAPOW, guitarrista fundador do MASTERPLAN, ex-HELLOWEEN, concedeu entrevista em vídeo ao Rock Mania, programa de rádio e canal no YouTube de Santa Catarina, diretamente de sua casa, na Eslováquia. Ele falou sobre o novo disco da banda, "Metalmolrphosis", a ser lançado em junho: "Depois de 13 anos sem lançar material novo, eu quis fazer algo diferente. Não queria mais começar com uma música comercial ou mais pop, como fizemos nos últimos 20 ou 25 anos. Desta vez, a ideia foi voltar totalmente às raízes, fazer algo mais pesado, mais direto. Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal e que as pessoas curtam isso."

O último álbum de inéditas do MASTERPLAN havia sido o "Novum Initium", de 2013. Sobre todo esse tempo sem lançar um novo álbum, ROLAND disse: "Esse intervalo de 13 anos foi longo demais, para ser honesto. Acho que foi um erro meu ter me afastado tanto da composição e da banda. Agora eu me sinto motivado de novo, como um músico começando do zero, mas com experiência. Quero continuar assim, fazer mais álbuns com o MASTERPLAN e também em minha carreira solo. Não quero mais parar."
Ao ser questionado sobre o impacto da inteligência artificial na música, GRAPOW foi enfático: "Eu não gosto disso. Pra mim, é quase como uma arte morta. Quando eu escrevo uma música, quero colocar meus sentimentos ali, quero tocar guitarra, evoluir como músico. Não quero que um computador me diga o que fazer. E o pior é quando as pessoas usam isso e dizem que escreveram a música. Isso não é certo."
A entrevista teve ainda outros assuntos abordados, com direito a um "pingue-pongue" super descontraído, onde ROLAND GRAPOW fez revelações inéditas, um deleite para os fãs. Confira a entrevista na íntegra abaio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May


Helloween: Roland Grapow contraria Kiske e diz que não foi convidado para reunião


