A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de julho de 2026
Embora sua carreira esteja ligada ao pop rock e ao synthpop, Paulo Ricardo teve contato direto com o universo do heavy metal em momentos importantes da vida. Ainda como jornalista, entrevistou Bruce Dickinson no início da carreira do Iron Maiden e, anos depois, dividiu estúdio com Andreas Kisser na gravação de "Matar ou Morrer". Apesar dessas aproximações, o cantor admite que nunca foi exatamente um fã do gênero.
RPM - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato para o Whiplash.Net, Paulo explicou que sua formação musical sempre esteve ligada ao rock clássico. Beatles, Rolling Stones, Chuck Berry e Little Richard foram as primeiras referências, enquanto o hard rock dos anos 1970 acabou ocupando um espaço importante durante sua adolescência.
"Eu era alucinado por Led Zeppelin. Led Zeppelin e Deep Purple eram minhas duas bandas pesadas favoritas", afirmou. Segundo o músico, uma das primeiras canções que aprendeu a tocar na guitarra foi "Smoke on the Water", clássico do Deep Purple, quando montou sua primeira banda ainda adolescente.
Paulo explicou, porém, que acabou se afastando do heavy metal conforme os anos 1980 avançavam. Enquanto muitas bandas seguiam por um caminho cada vez mais pesado ou pelo visual glam, ele passou a se interessar pela revolução promovida pelos sintetizadores, pelas baterias eletrônicas e por artistas como David Bowie, Duran Duran, Joy Division e Depeche Mode.
Paulo Ricardo e Iron Maiden
Foi justamente nesse período que surgiu uma exceção. "Aí foi que surge o Iron Maiden. E o Iron Maiden é um divisor de águas para mim, porque é a única banda dessa coisa do simbolismo todo, das caveiras, dos demônios e tal, que eu curtia, porque eles eram muito bons músicos", declarou.
O baixista Steve Harris teve papel importante nessa admiração. Também baixista, Paulo Ricardo revelou que sempre acompanhou o trabalho do líder do Iron Maiden com atenção. A conexão com a banda ficou ainda maior quando passou um período trabalhando como jornalista em Londres.
Durante essa temporada, ele foi convidado para acompanhar a estreia da turnê de "The Number of the Beast", em Birmingham. No dia seguinte ao show, entrevistou os integrantes do Iron Maiden, incluindo Bruce Dickinson. Dessa experiência surgiu uma fotografia que guarda até hoje, na qual aparece registrando o vocalista com sua câmera. "É uma foto daquelas... de uma era do impresso", recordou.
Assista a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
"Reign in Blood", clássico do Slayer, ganha versão especial em vinil
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A decisão que Brian May considera o pior erro cometido pelo Queen

O dia que Paulo Ricardo entrevistou o Iron Maiden no "The Number of the Beast"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
O único megahit do RPM que Paulo Ricardo não toca mais no show por justo motivo


