A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de julho de 2026
Durante os anos 1970 e 1980, o Rainbow lançou músicas que se tornaram referência no hard rock e no heavy metal. Clássicos como "Man on the Silver Mountain", "Stargazer", "Kill the King" e "Since You Been Gone" costumam aparecer entre as favoritas dos fãs. Mas Ritchie Blackmore tem uma opinião diferente.
Rainbow - Mais Novidades
Segundo relembrou o jornalista Arun Starkey, da Far Out, o guitarrista revelou no documentário The Ritchie Blackmore Story (2015) qual considera a melhor composição da banda que fundou após deixar o Deep Purple em 1975.
A escolha surpreende por não ser uma das músicas da fase com Ronnie James Dio, frequentemente apontada como o auge artístico do Rainbow. Para Blackmore, o maior momento da banda veio já na década de 1980, com Joe Lynn Turner nos vocais.
"Acho que escrevi com Joe uma das minhas músicas favoritas, 'Street of Dreams'. Para mim, essa foi a música definitiva do Rainbow. Eu adoro essa canção. Quando ela toca em uma jukebox, penso: 'Tenho orgulho disso'", afirmou o guitarrista.
Lançada em 1983 no álbum "Bent Out of Shape", "Street of Dreams" apresentou um Rainbow mais melódico e com forte presença de sintetizadores, distante do som épico e neoclássico dos primeiros discos. A mudança dividiu fãs na época, mas refletia exatamente o caminho que Blackmore desejava seguir.
Conforme destaca a Far Out, o guitarrista estava cansado da estrutura tradicional do hard rock e buscava músicas mais baseadas em melodias e atmosferas do que em peso e velocidade. "Street of Dreams" acabou se tornando o exemplo mais bem-sucedido dessa proposta, deixando os instrumentos respirarem e privilegiando a construção da canção.
A escolha também revela um aspecto curioso da personalidade artística de Blackmore. Em vez de apontar uma música repleta de solos virtuosos ou momentos grandiosos, o guitarrista prefere justamente uma composição mais contida, construída em torno da emoção e do clima. Para ele, esse foi o momento em que o Rainbow chegou mais perto da perfeição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Google mata Billy Joel, mas ele manda avisar que está vivo
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
Como um cover levou Ritchie Blackmore a sair do Deep Purple e formar o Rainbow
As 30 maiores músicas da história do Heavy Metal, segundo o site WatchMojo


