O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Por Bruce William
Postado em 11 de julho de 2026
A imagem clássica dos Ramones costuma ser aquela da formação original encostada no muro, em preto e branco, com jaquetas de couro, jeans rasgados e cara de quem estava prestes a inventar uma língua própria no rock. Mas a história da banda foi muito menos estável do que essa fotografia sugere.
Ramones - Mais Novidades
Tommy Ramone deixou a bateria em 1978, abrindo uma fase de trocas que acompanharia o grupo por anos. Marky Ramone entrou em seu lugar e tocou em uma fase importante, incluindo "End of the Century", de 1980. Depois, em 1983, Marky foi demitido, e a vaga passou para Richie Ramone, que inicialmente ainda usava o nome Richie Beau.
Richie tocou nos discos "Too Tough to Die", "Animal Boy" e "Halfway to Sanity", lançados entre 1984 e 1987. Também participou da composição de algumas músicas da fase posterior da banda. Para Joey Ramone, sua entrada teve um efeito imediato sobre o grupo.
Joey falou com entusiasmo sobre Richie em 1984, em entrevista ao The Providence Local, repercutida pela Far Out. "Ele é ótimo. Acho que ele salvou a banda, no que me diz respeito", afirmou. "Ele foi a melhor coisa que aconteceu aos Ramones. Colocou o espírito de volta na banda."
A relação, porém, azedou rápido. Em 1987, Richie deixou os Ramones de forma repentina, pouco depois da conclusão de "Halfway to Sanity" e antes de compromissos importantes, incluindo shows no The Ritz, em Nova York. Joey não escondeu a irritação ao comentar a saída em entrevista a Wayne Robins.
"Ele estragou tudo, certo? Ele estragou tudo, e é isso", disse Joey. "Ele armou uma para cima da gente, ficou convencido, ficou ganancioso, a mulher dele dizia o tempo todo como ele era maravilhoso." O vocalista também afirmou que a crise havia começado por questões financeiras, embora acreditasse que ainda poderia haver uma solução.
Richie, por sua vez, explicou depois que o conflito envolvia participação nos lucros de merchandising. Após alguns anos na banda, ele queria receber uma porcentagem desse dinheiro, mas o pedido teria sido negado, criando atrito especialmente com Johnny Ramone.
Para Joey, a saída sem aviso pesou mais do que a própria briga. "Richie pediu demissão. Ele armou uma, saiu sem avisar na semana dos shows no The Ritz. Shows importantes, com o álbum saindo", reclamou. No curto intervalo antes do retorno de Marky, Clem Burke, do Blondie, chegou a tocar com os Ramones usando o nome Elvis Ramone.
Marky voltou ainda em 1987, e os Ramones seguiram por quase uma década. Mas a passagem de Richie ficou como um daqueles capítulos em que a banda mostrou suas duas faces ao mesmo tempo: uma máquina punk capaz de renovar energia quando precisava, e um grupo condenado a viver em guerra interna mesmo depois de criar um dos sons mais diretos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política

A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
As 25 melhores músicas dos Ramones, em lista da Paste Magazine
Perfil oficial indica músicas do Ramones para quem nunca ouviu a banda
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Perfil do Instagram mostra local onde Ramones fizeram foto da capa de "Too Tough to Die"
Project Dragons lança homenagem em japonês aos Ramones
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
Gene Simmons: declarações polêmicas sobre bandas de sucesso


