4 hits de 1970 que o baby boomer sabe de cor, segundo a American Songwriter
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de julho de 2026
O ano de 1970 marcou o início de uma nova década para a música, mas também consolidou canções que atravessaram gerações e continuam populares até hoje. Em lista publicada pela American Songwriter, a revista destacou quatro faixas lançadas naquele ano que, segundo a publicação, todo integrante da geração dos baby boomers conhece de cor.

A seleção reúne clássicos do rock, folk e soul que dominaram as paradas e se tornaram parte da cultura popular, permanecendo presentes em rádios, filmes, comerciais e apresentações ao vivo mais de cinco décadas depois.
A primeira escolhida é "Bridge Over Troubled Water", de Simon & Garfunkel. Escrita por Paul Simon, a faixa-título do último álbum de estúdio da dupla conquistou cinco prêmios Grammy e alcançou o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido. A revista destaca os arranjos grandiosos e a influência do gospel como alguns dos fatores que explicam sua longevidade.
Outra presença obrigatória é "American Woman", do The Guess Who. Com um riff imediatamente reconhecível e um refrão marcante, a música se tornou o maior sucesso da banda canadense, chegando ao topo da Billboard Hot 100 e entrando no Top 40 de diversos países.
Representando os Beatles está "Let It Be", um dos últimos grandes sucessos do quarteto de Liverpool. A publicação ressalta que a composição de Paul McCartney continua encontrando novas gerações de ouvintes e nunca deixou de ser relevante desde seu lançamento, em 1970.
Fechando a lista aparece "War", na versão gravada por Edwin Starr. Originalmente registrada pelos The Temptations, a música ganhou notoriedade com a interpretação mais agressiva e carregada de soul de Starr. O protesto contra a guerra permaneceu três semanas no topo da Billboard Hot 100 e se transformou em um dos maiores hinos pacifistas da música popular.
As quatro músicas de 1970 que todo baby boomer sabe de cor, segundo a American Songwriter
Simon & Garfunkel – "Bridge Over Troubled Water"
The Guess Who – "American Woman"
The Beatles – "Let It Be"
Edwin Starr – "War"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
As duas bandas históricas que quase ficaram com João Gordo antes do Ratos de Porão
A banda de rock que multiplicou cachê por 20 após viralizar
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
A música que foi escrita aos 45 do segundo tempo e virou um clássico dos anos 1970

4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter

O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
4 hits de 1970 que o baby boomer sabe de cor, segundo a American Songwriter
John Lennon já pediu conselho a Art Garfunkel sobre volta com Paul McCartney


