O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de julho de 2026
Quem acompanha a carreira de Edu Falaschi sabe que suas composições costumam ir além dos limites tradicionais do heavy metal. Seja nos tempos de Angra ou em sua carreira solo, o músico sempre demonstrou um forte apreço por melodias grandiosas, arranjos orquestrais e atmosferas cinematográficas. Em "MI'RAJ", novo álbum que encerra a trilogia iniciada com "Vera Cruz" e continuada em "Eldorado", essa característica aparece de forma ainda mais evidente.

Durante entrevista concedida a Gustavo Maiato para o Whiplash.Net, Edu foi questionado sobre uma observação recorrente feita pelos fãs. Muitas pessoas apontam que baladas como "On Your Own" e "Intuição" lembram trilhas de filmes, incluindo produções da Disney. Segundo o cantor, a associação faz sentido e está diretamente ligada às suas principais influências musicais.
"Realmente as pessoas não estão erradas. O fato de eu compor essas baladas e elas terem essa sonoridade meio cinematográfica vem muito das minhas influências", explicou.
Entre os nomes que mais marcaram sua formação musical está o lendário compositor John Williams, responsável por algumas das trilhas mais famosas da história do cinema.
"Eu amo John Williams. Para mim, por exemplo, as músicas do 'E.T.' marcaram minha vida, minha infância. Cresci cantando aquilo. O tema principal e toda a orquestração por trás são geniais."
Edu também citou outro compositor que considera fundamental em sua formação: Vince DiCola, conhecido pelo trabalho realizado em filmes da franquia "Rocky".
"Eu gosto muito de compositores de trilha de filme. Tem um cara que não é tão conhecido, o Vince DiCola. Ele escreveu muitas das trilhas do 'Rocky' e, cara, para mim aquilo é muito sensacional."
Curiosamente, o músico revela que seu interesse estava voltado principalmente para as faixas instrumentais dos filmes, e não necessariamente para os grandes sucessos radiofônicos presentes nas trilhas.
"Eu tinha os discos de vinil de 'Rocky III' e 'Rocky IV'. Claro que eu amava as músicas famosas do Survivor, mas eu ouvia mais as partes instrumentais. Tinham melodias muito bonitas."
Segundo Edu, essa influência acabou sendo potencializada pela parceria com Pablo Greg, responsável pelas orquestrações de seus trabalhos mais recentes.
"Toda vez que eu falava com o Greg, desde o 'Vera Cruz', eu dizia: 'Cara, eu gosto de orquestração épica porque a história é épica'. A gente até brincava. Eu falava: 'Deixa Disney mesmo. Deixa aquela coisa linda e emocionante'."
O músico recorda que ficou profundamente emocionado ao ouvir pela primeira vez "Burden", introdução de "Vera Cruz".
"Quando ele me mostrou 'Burden', eu quase chorei. Aquilo é coisa de gênio. O Greg foi outro grande acerto na minha vida."
Na avaliação de Edu, a combinação entre suas referências cinematográficas dos anos 1980 e o trabalho desenvolvido por Pablo Greg ajudou a consolidar a identidade sonora de sua trilogia conceitual.
"Ele trouxe essa linguagem cinematográfica ainda mais forte do que eu já tinha. Somando as minhas influências com o trabalho dele, acabou surgindo essa característica que as pessoas percebem."
Questionado sobre qual seria a melhor trilha sonora de cinema que já ouviu, Falaschi não hesitou em apontar um vencedor.
"Se for para falar uma só, acho que o que mais me impactou foi o 'E.T.'. Aquela música, até hoje, quando eu escuto, dá vontade de chorar. Meu olho enche na hora. Ela é muito bonita."
Mesmo citando diversos compositores e clássicos do cinema, o cantor deixa claro que a obra de John Williams permanece no topo de sua lista pessoal.
"John Williams sempre foi minha grande referência de trilha de cinema. Existem centenas de grandes filmes com grandes trilhas, mas para mim o 'E.T.' é a que mais me tocou."
Confira a entrevista completa abaixo.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Roger Glover explica porque o Deep Purple é contra turnês de despedida e shows com hologramas
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"

Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Edu Falaschi evitou o caminho mais óbvio ao retratar o Oriente Médio em "MI'RAJ"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Edu Falaschi conta com foi ser dos primeiros "cancelados" na internet do Brasil
Os dois únicos rockstars que impressionaram Aquiles Priester pessoalmente


