Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Por Emanuel Seagal
Postado em 23 de setembro de 2026
Mortiis afirmou que o primeiro álbum do Sarcófago estava entre as poucas referências que definiam o black metal em 1992, ao lado de Venom, Sodom e Blasphemy, em entrevista ao canal The Gallery.

Håvard Ellefsen, o Mortiis, foi baixista do Emperor no início dos anos 90. Ele falava sobre as lembranças daquele período quando descreveu o que existia de black metal no momento em que a banda norueguesa gravava seus primeiros registros.
"Éramos só três caras super ligados no black metal ou no thrash metal dos anos 80. […] O black metal naquele momento era basicamente Venom, Bathory, o começo do Sodom, o Blasphemy, do Canadá, e o primeiro disco do Sarcófago, do Brasil. Era algo muito novo, uma novidade total, então era empolgante", contou.
O disco brasileiro na lista
"I.N.R.I.", citado pelo norueguês, saiu em 1987 pela Cogumelo Records e é apontado como uma das obras fundamentais do estilo, com corpse paint, cinturões de balas e fotos em cemitério na capa. Em entrevista anterior, o baixista Gerald "Incubus" Minelli tratou do peso que o disco ganhou nas cenas da Noruega e da Finlândia anos depois do lançamento.
"As pessoas olhavam com nojo"
Mortiis também descreveu como o estilo era recebido fora do círculo de quem o praticava. "O black metal naquele momento era muito, muito underground, e as pessoas meio que olhavam para aquilo com nojo, porque a gente tinha atitude e, sabe, com o corpse paint e tudo aquilo. E as pessoas achavam meio que, ou ficavam muito assustadas com aquilo, ou achavam ridículo", contou.
As declarações ocorreram na divulgação de "Ghosts of Europa", lançado em 26 de junho de 2026 pela Prophecy Productions. Mortiis se apresenta no Brasil em outubro: o show acontece em 16 de outubro, na La Iglesia, em São Paulo, com abertura do Verloren.
O Verloren é um grupo de dark synth e industrial goth formado no fim da pandemia pelo vocalista Lord D.Raven (Wolfheart and the Ravens). De acordo com o release da banda, a formação atual soma os sintetizadores, os efeitos e os backing vocals de Lord A:, os riffs e os leads de guitarra de Arth e as batidas industriais e os ritmos tribais acústicos de Androidrums. A sonoridade vai do Diary of Dreams ao Depeche Mode, e os temas passam pela literatura e pelo cinema góticos, além de steampunk, cyberpunk, Egito antigo, ficção científica e vida extraterrestre. A banda finaliza o single "Nightfall", com participação internacional dividindo os vocais com Lord D.Raven e lançamento previsto para outubro de 2026, poucos dias antes do show com o Mortiis.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
Sharon detalha reunião com seis médicos antes do último show de Ozzy
Randy Blythe, vocalista do Lamb of God, não se considera um músico muito bom
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night



Verloren tocará com Mortiis em São Paulo e anuncia single com vocal do Asrai
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Mortiis, ex-Emperor, comenta crimes que marcaram o black metal norueguês
Heavy Metal: As melhores capas segundo diretores de "Metal; A Headbanger's Journey"


