Guns N' Roses: Duff McKagan comenta os álbuns punk que mudaram sua vida
Por André Garcia
Postado em 05 de novembro de 2023
Em 1987, o Guns N' Roses mudou a cara do rock oitentista ao chegar ao topo combinando o peso do hard rock setentista com a atitude das primeiras bandas punk. Embora todos os integrantes adorassem nomes como Ramones e Sex Pistols, o mais ligado no punk rock era o baixista Duff McKagan.
Guns N' Roses - Mais Novidades
A pedido da Classic Rock, em 2019 ele listou e comentou os 12 álbuns que mais mudaram sua vida. Para a surpresa de ninguém, quase metade foram discos de punk raíz.
Sex Pistols - Never Mind The Bollocks
"Eu andava ouvindo muito o 'Alive!', do Kiss; um ótimo rock de três acordes: 'Strutter', 'Firehouse' e tudo mais. Aí alguém me apresentou aos Pistols. O Kiss foi uma ótima introdução aos Pistols. Sou o caçula de oito irmãos e queria mesmo era algo que fosse só meu. Ninguém na minha família sabia quem eram os Sex Pistols, então eles se tornaram meus. Eu era muito jovem para entender o significado de certas coisas [que as letras diziam], mas aquilo teve um grande impacto. E me levou ao disco seguinte."
Johnny Thunders & The Heartbreakers - L.A.M.F.
"Fui ver Walter Lure [guitarrista dos Heartbreakers] tocar 'L.A.M.F.' algumas semanas atrás. [...] Vi 'Pirate Love', 'Born To Lose', 'Chinese Rocks'... aquilo foi tudo o que eu precisava. Foi ótimo. Esse disco teve um grande impacto em mim."
"A forma de tocar do Johnny Thunders e do Jonsey [Steve Jones dos Sex Pistols] é toco guitarra desde então, é neles que baseio meu estilo de tocar guitarra. Tive a oportunidade de tocar em uma banda com Steve nos anos 90 [Neurotic Outsiders], e foi como um sonho se tornando realidade. Comecei a tocar guitarra e ele imediatamente reconheceu de onde tirei todos os meus riffs!"
The Stooges - Fun House
"Claro que descobri The Stooges depois de descobrir os Pistols e Thunders, então retrocedi [no tempo]. Mas 'Fun House' não era muito diferente de The Sonics, sabe? 'Loose', 'TV Eye', 'Down On The Street'... Quão sujo é isso?"
The Dead Boys - Young Loud and Snotty / Generation X - Generation X
"Vou juntar estes dois discos seguintes porque tiveram um grande efeito sobre mim. 'Sonic Reducer' dos Dead Boys foi uma das primeiras músicas que aprendi a tocar. Já o Generation X era incrivelmente bom: tinham o melhor baterista.; melhor baixista; melhor guitarrista; melhor vocalista; e as melhores músicas."
"'Kiss Me Deadly' era como uma balada, e quando os ouvi cantar sobre um 'tubo [trem] para Piccadilly [movimentado cruzamento em Londres]', fiquei pensando, 'O que é um tubo?' 'O que são essas estações?' Naquela época, os punks na minha cidade eram agredidos só por se vestirem de um jeito diferente. Então, sim, eu realmente me identificava com aquela música."
Confira abaixo a lista completa de 12 álbuns que mudaram a vida de Duff:
The Sonics - The Witch
Sly And The Family Stone - Greatest Hits
Led Zeppelin - Led Zeppelin III
The Sex Pistols - Never Mind The Bollocks
Johnny Thunders And The Heartbreakers - L.A.M.F.
The Germs - GI
The Stooges - Fun House
Prince - 1999
Mark Lanegan - Whiskey for the Holy Ghost
The Dead Boys - Young Loud and Snotty / Generation X - Generation X
Refused - The Shape Of Punk To Come
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps