Symphonic Metal: Alguns lançamentos que se destacaram em 2016
Por André Floyd
Fonte: Confraria Floydstock
Postado em 22 de dezembro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
2016 foi um bom ano para os amantes do symphonic metal, sobretudo no seu segundo semestre onde as bandas mais proeminentes do estilo lançaram ótimos discos. Abaixo listo alguns deles.
Junho:
Tarja Turunen - "The Brightest Void"
Tarja Turunen - Mais Novidades
Uma prequência do grande lançamento da rainha do metal lírico que chegaria dois meses mais tarde, o álbum "The Shadow Self". Destaque para as canções "No Bitter End", carro-chefe deste trabalho e mais "House of Wax", um cover do beatle Paul McCartney; "Goldfinger", tema da franquia cinematográfica 007; e "Paradise (What About Us?)", um dueto com a frontwoman da banda Whithin Temptation, Sharon Den Adel.
Julho:
Wolf Hoffmann - "Headbangers Symphony"
O guitarrista e líder da banda Accept, icônica do heavy metal tradicional, aqui mergulhou com seu instrumento no mundo da música clássica e nos brindou com um disco de extremo requinte e categoria, revisitando grandes obras-primas, tais como "Je Crois Entendre Encore", "Adagio", "Swan Lake" e a quadragésima de Mozart. Peso e lírico unidos com maestria.
Agosto:
Tarja Turunen - "The Shadow Self"
Depois de aquecer seu público com o disco "The Brightest Void" de dois meses antes, a soprano mais famosa dos headbangers lançou o seu trabalho principal deste ano, o ótimo "The Shadow Self", contendo a boa parceria vocal com a vocalista Alissa White-Gluz, do Arch Enemy. Outros destaques são as belas canções "Innocence", que abre o trabalho, a soberba interpretação em "Supremacy", cover da banda Muse, onde Tarja não economiza seus nobres agudos.
Delain - "Moonbathers"
A banda holandesa lançou no fim de agosto este trabalho pra lá de denso, pesado e de muito bom gosto. A cantora Charlotte Wessels está sensacional neste trabalho, presente como compositora em quase toda a obra e se firmando como um grande nome do estilo. "The Glory and the Scum", lançada anteriormente como single, da o tom do disco, que traz ainda as boas pancadas em "Hands of Gold", com Alissa White-Gluz, "Suckerpunch", "Scandal" (Queen cover) e "Danse Macabre".
Setembro:
Epica - "The Holographic Principle"
O nono mês do ano fechou com o lançamento do álbum que na minha opinião fora o melhor do ano na categoria symphonic metal. "The Holographic Principle" me soou um primor e convenceu pelo menos a mim que o Epica tem toda a autoridade musical para ser o melhor respresentante deste segmento. Pela primeira vez o grupo gravou com uma orquestra completa no estúdio. Destaques para as pedradas "Edge of the Blade" e "Universal Death Squad", lançadas previamente como singles e clipes e para as magnânimas "Divide and Conquer", "Beyond the Matrix" e a faixa-título "The Holographic Principle - A Profound Understanding of Reality", esta a melhor música deste segmento que já conheci.
Novembro - Sirenia - "Dim Days Of Dolor"
Após uma controversa demissão da vocalista Aylin Garcia Gimenez, a banda nórdica Sirenia apresentou sua nova frontwoman, a francesa Emmanuelle Zoldan ao eu público e ela não decepcionou. A mezzo-soprano trouxe sua voz mas densa e rascante, fazendo com que o som da banda ganhasse em força e solidez. Destaques para a faixa-título, "The 12th Hour" e "Fifth Column".
Dark Sarah - "The Puzzle"
Os finlandeses nos trouxeram no mês passado este ótimo lançamento. Segundo de estúdio da carreira, "The Puzzle traz uma excelente cantora, a soprano Heidi Parviainen com sua bela e competente voz em um trabalho repleto de boas canções. Destaques para "Island The Mist", "Deep And Deeper", "Aquarium" (dueto com Charlotte Wessels) e "Rain" (dueto com Manuela Kraller).
E 2017 promete muito som bom dentro do metal lírico-pesado já com os anunciados vindouros álbuns de Xandria, "Theater Of Dimensions", previsto para o fim de janeiro e o novo do Edenbridge, "The Great Momentum", que chegará em fevereiro.
Muitos desses sons entre outros do gênero vocês podem ouvir na minha playlist "Pesarmônica".
André Floyd - Confraria Floydstock.
Comente: Quais os melhores lançamentos de Symphonic Metal de 2016 na sua opinião?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000

Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985


