Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 2

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Renan Caíque
Enviar correções  |  Ver Acessos

Por que pouco lembradas? Porque são discos, que apesar da imensa qualidade, são conhecidos por uma minoria, desconhecidos por grande parte dos fãs de Rock e Metal. Geralmente só conhece e gosta destes discos quem não se contenta em ouvir apenas as bandas mais conhecidas como Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e Judas Priest, e pesquisa por bandas diferentes. Eu sou um destes, estou sempre à procura de bandas boas, independentemente se são pouco ou muito conhecidas, o que importa é a sonoridade. Eis 10 destes discos, que todos que gostam de Heavy Metal deveriam conhecer.

Uruca: Os 9 mais azarados da história do RockSupergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10 - Grave Digger - Heavy Metal Breakdown (1984)

"Heavy Metal Breakdown" é o primeiro disco da banda alemã Grave Digger. A sonoridade se caracteriza por um vocal grave e rasgado, riffs de guitarra pesados e passagens melódicas, principalmente nos refrões, o som geralmente é bem agressivo e cru. Este primeiro álbum talvez seja o melhor da banda. Destaque para a faixa título, um verdadeiro hino do estilo.

9 - Tank - Honour and Blood (1984):

"Honour and Blood" é o quarto disco do Tank, banda da NWOBHM. O som é Heavy Metal tradicional com influências de punk. Pesado e rápido: uma pedrada do início ao fim! Curiosamente "Chains of Fools" é uma canção escrita por Don Covay, que em 1967 fez grande sucesso na voz de Aretha Franklin. E o cover ficou demais!

8 - Tytan - Rough Justice (1985):

"Rough Justice" é o único disco da banda Tytan, da NWOBHM. E que disco! Refrões pegajosos, solos de guitarra bonitos e bem feitos e um vocalista de timbre bastante grave que é um diferencial no estilo em que vozes agudíssimas são mais comuns. Um disco marcante, para se ouvir várias e várias vezes, sem enjoar.

7 - Quartz - Stand up and fight (1980):

"Stand Up and Fight" é o segundo disco da banda Quartz, da NWOBHM. Este é um Heavy mais clássico, com muito de Hard Rock. Curioso que a banda antes de sequer lançar um álbum, excursionou com Black Sabbath e AC/DC, e o primeiro disco inclusive foi produzido por Tony Iommi que era um grande admirador da banda, e tem participação de Brian May do Queen; e é um grande álbum, porém neste segundo a banda mostrou uma maturidade maior banda, é provavelmente o melhor que eles fizeram, hard/heavy oitentista total.

6 - Picture - Eternal Dark (1983):

"Eternal Dark" é o quarto álbum da banda holandesa Picture. Esta banda não poderia faltar, pois toda a sua carreira é fantástica! E este disco talvez seja o mais belo que eles fizeram. O disco se inicia com faixa-título, que é mais famosa da história da banda, e com razão: em sua simplicidade, é uma das músicas mais bonitas puramente Heavy já feitas. Mas todo o restante do disco também é ótimo, vale a pena ouvir este e outros discos da banda!

5 - Diamond Head - Lightning To The Nations (1980):

Lightning To The Nations é o primeiro álbum do Diamond Head, umas das principais bandas da NWOBHM. Essa banda ainda ser lembrada um pouco se deve principalmente ao fato de ter sido a maior influência para o Metallica, que inclusive gravou vários covers deles. Este álbum é tecnicamente incrível, e tem muito de UFO, Led Zeppelin e outras bandas clássicas, apesar de terem conseguido fazer um som próprio.

4 - Crimson Glory - Crimson Glory (1986):

"Crimson Glory" é o primeiro disco banda norte-americana de mesmo nome. Este é pra quem gosta de um Heavy Metal feroz e agressivo, mas ao mesmo tempo bastante técnico e com influências melódicas e clássicas. O vocal potente de Midnight era uma das marcas desta que é uma das bandas mais injustiçadas de Metal que conheço.

3 - Viper - Theatre of Fate (1989):

"Theatre of Fate" é o segundo álbum de estúdio do Viper e o último com o maestro André Matos no vocal, que contava com apenas 18 anos na época, e já cantava muito! Impossível falar deste sem citar a belíssima balada "Living for the Night", mas todo o álbum é magistral, desde a introdução com uma magnífica guitarra sentimental até "Moonlight", balada baseada na "Moonlight Sonata" de Beethoven, e que também absurdamente linda. Com certeza um dos melhores discos de Metal já lançados no Brasil.

2 - Angel Witch - Angel Witch (1980):

"Angel Witch" é o primeiro álbum da banda de mesmo nome. Foi uma das primeiras bandas da NWOBHM e ainda faz shows. Bastante inspirada pelo Black Sabbath, principalmente nas letras, sempre foi uma banda muito importante e influente no Metal, apesar de nunca ter obtido significativo sucesso comercial. E embora a banda tenha lançado alguns outros discos posteriormente nenhum se iguala a este em importância e qualidade. Vale a pena ser ouvido por todos os fãs do estilo, nem que seja apenas por curiosidade.

1 - Warlord - Deliver Us (1983):

"Deliver Us" é o primeiro álbum da banda norte-americana Warlord, que continua na ativa. A sonoridade da banda é Heavy Metal da melhor qualidade, bastante influenciado por bandas como Rainbow, Jethro Tull e Angel Witch. E geralmente utilizavam temática épica, sendo uma das precursoras do "Metal Épico". A bonita voz de Jack Rucker é parte essencial da bela musicalidade do disco, mas todos os músicos se garantem. A canção "Child of the damned" ficou muito mais conhecida pelo cover feito pelo Hammerfall que por ela mesma.


Heavy Metal - Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas

Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradasHeavy Metal
Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas

Todas as matérias sobre "Heavy Metal - Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Heavy Metal - Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas"Todas as matérias sobre "Warlord"Todas as matérias sobre "Angel Witch"Todas as matérias sobre "Viper"Todas as matérias sobre "Crimson Glory"Todas as matérias sobre "Diamond Head"Todas as matérias sobre "Picture"Todas as matérias sobre "Quartz"Todas as matérias sobre "Tytan"Todas as matérias sobre "Tank"Todas as matérias sobre "Grave Digger"


Uruca: Os 9 mais azarados da história do RockUruca
Os 9 mais azarados da história do Rock

Supergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal HammerSupergrupos
Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer


Sobre Renan Caíque

Reside em Teófilo Otoni/MG, acadêmico na UFVJM, escritor, vegetariano. Apaixonado por Hard Rock e Heavy Metal. Página no face: www.facebook.com/lira.tempest.

Mais matérias de Renan Caíque no Whiplash.Net.

Goo336x280