Black Metal: lista de cinco bandas do lado sinfônico do satanismo
Por Guilherme Niehues
Fonte: Horns Up
Postado em 29 de setembro de 2013
E, a HORNS UP (www.hornsup.com.br) voltou com mais uma de suas listas retratando bandas de um gênero para conhecimento geral dos apreciadores do estilo. Há algum tempo atrás, tivemos a matéria sobre Death Metal: três bandas do lado sinfônico da brutalidade e desta vez, resolvemos cavar um pouco sobre a sinfônica no Black Metal, que é um tanto mais comum, mas não ainda não saturado. Portanto, nosso intuito é trazer bandas um pouco mais desconhecida, então esqueça de ver nesta lista bandas como Cradle of Filth, Dimmu Borgir, Emperor, Graveworm e outros.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Claro que listagem apenas algumas bandas, mas com certeza, existirá uma segunda lista. E se tiver alguma sugestão, curta a página da Horns Up (https://www.facebook.com/site.hornsup) no Facebook e deixe uma sugestão de quais bandas devemos trazer para uma futura listagem seja deste estilo, ou de qualquer outro. :)
Sem muitas delongas, vamos a lista:
Stormlord - At The Gates of Utopia (2001)
Considerado o melhor álbum dos italianos do Stormlord, este álbum retrata tudo o que uma banda de Black Metal sinfônico deve possuir, além de sua sinfonia, é claro. Uma variedade incomum é observada neste disco, onde os vocais rasgados e que as vezes lembram muito a era de ouro do Cradle of Filth se misturam com guturais e vocais limpos, que remetem em algumas passagens aos grandes tenores.
Quanto a parte instrumental, meus amigos, ela é simplesmente soberba em todos os aspectos. Se observamos cada instrumental separado, é possível dizer que teríamos riffs matadores, aliados há uma bateria cativante tanto na parte brutal e mais soturna, além é claro de muita sinfonia. Ah, sim! Antes que eu me esqueça, a banda mescla passagens mais emblemáticas em sua sonoridade, aproveitando todo o conjunto sinfônico, e não deixa a peteca cair quando se trata de brutalidade.
E de quebra, a banda está para lançar um novo álbum ainda este ano! Confiram!
Site Oficial da Banda
http://www.stormlord.net/new/index.html
Anorexia Nervosa - New Obscurantis Order (2001)
Certo! Anorexia Nervosa é uma banda que foi colocada em espera desde 2007, quando não houve um substituto para o seu vocalista, mas seus trabalhos são dignos de serem mencionados. Em especial este álbum que vos destaco, mas por quê? Primeiramente, a belíssima capa, além de ser um tanto quanto emblemática. E segundo, porque a banda se ostenta nos pilares da brutalidade aliado um plano de fundo sinfônico, apoiados ainda em passagens mais melódicas em alguns poucos momentos. Contudo, vocês encontrarão uma bela mistura entre Dimmu Borgir e uma banda tradicional de Black Metal. Em destaque para este trabalho, deixo a encargo da bateria e dos vocais, sempre presentes e brutais.
E além disso, todos na banda fazendo vocal de apoio, então repito, os vocais aqui estão em alta.
Página da banda no Last.fm
http://www.lastfm.com.br/music/Anorexia+Nervosa
Limbonic Art - Epitome of Illusions (1998)
Limbonic Art é uma banda da Noruega, que na época do lançamento deste álbum consistia em um trio. Apesar da capa horrenda, não se deixe enganar. Esta é uma das bandas mais tradicionais na arte de transformar brutalidade e sinfonia no mesmo plano. Aqui a banda, diferente de suas concorrentes citadas anteriormente, retratam um lado mais amplo desta união. Os teclados são presentes para acompanhar a música, e a banda usa de outros artifícios para retratar o lado mais sinfônico e soturno, como pode ser apreciado logo no inicio da primeira faixa, Symphony Of Moonlight And Nightmares.
E, eu arrisco em dizer que este álbum, deveria ser um clássico do gênero, batendo de frente com os das bandas mais conhecidas, como Dimmu Borgir, por exemplo.
Página da banda no Youtube
http://www.youtube.com/artist/limbonic-art
Gloomy Grim - Under the Spell of the Unlight (2008)
Os finlandeses do Gloomy Grim apostam no lado mais melódico e passagens realmente mais macabras, do que seus concorrentes e eles realmente conseguem cativar o ouvinte do inicio ao fim, especialmente neste álbum de 2008. Contudo, a banda não fica atrás no restante da música, mostrando belíssimas pontes entre os belíssimos arranjos seja eles soturnos, macabros, brutais, melódicos ou etc. Talvez, o potencial demonstrado não seja o todo da banda, mas vale muito a pena conferir o trabalho deles.
E caso, vocês acessem a lista de música desse álbum, é possível perceber que cada música retrata um mês do ano, portanto contanto um fato ocorrido ou uma história coesa entre uma música e outra. Talvez!
Aliás, eles estiveram presentes em um tributo ao Paradise Lost, da música "Say Just Words", então acho que eles merecem estar nesta lista.
Página da banda no Youtube
http://www.youtube.com/user/Agathon
Abigail Williams - Becoming (2012)
Uma banda norte americana que saiu do ramo de Black Metal melódico e Deathcore para um Black Metal sinfônico e atmosférico. Talvez, seja a mais conhecida desta lista, ou não... tudo vai depende de nossos leitores. Todavia, a banda apresenta uma proposta bastante interessante, que mistura um ótimo jogo de guitarras, além da sinfonia obrigatória para estar nesta lista. Os vocais deste álbum ou da banda em si, é mais baixo do que os demais instrumentos, remetendo talvez a uma postura mais tradicional do Black Metal, quando você não ouvia a vociferação do indivíduo.
Porém, o que surpreende na banda, são as músicas, em especial a última deste álbum com meros 17 minutos e meio, o que demonstra que a banda sabe o que faz, e ainda demonstra uma coesão tremenda para manter a criatividade em um único som e sem cair na rotina de mostrar sempre mais do mesmo. E de quebra, eles não demonstram apenas qualidade no Black Metal sinfônico, e vão muito além disso, em várias passagens. Confiram!
Página da banda no Last.fm
http://www.lastfm.com.br/music/Abigail+Williams
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps