Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da banda
Por Karina Detrigiachi
Fonte: About.com
Postado em 03 de janeiro de 2010
A matéria abaixo foi publicada originalmente no About.com em janeiro de 2010.
Apesar de começar como uma banda de glam metal, o PANTERA se reinventaria em 1990 com o álbum "Cowboys From Hell", se tornando uma das maiores bandas de Metal dos anos 90.
O quarteto do Texas influenciou inúmeras bandas ao mostrar que o Metal ainda tinha energia guardada, mesmo com a onda do Grunge dominando o país.
O álbum "Far Beyond Driven" de 1994 iria liderar as paradas da Billboard, uma façanha que parecia impossível para qualquer banda de Metal durante meados dos anos 90.
Liderados pelo excêntrico vocalista Phil Anselmo e com a magia da guitarra de "Dimebag" Darrell, o PANTERA deixou uma marca permanente que não vai desaparecer tão cedo.
1. 'Cowboys From Hell' (1990)
O primeiro álbum do PANTERA onde a banda finalmente esculpiu sua própria direção, iria mostrar um lado diferente do PANTERA mais voltado para um som groove metal. A faixa principal, a balada épica "Cemetery Gates", a monstruosa "Domination" e a pesada "The Art Of Shredding" são apenas algumas das faixas que deixaram um impacto sobre o ouvinte despretensioso. "Cowboys From Hell" foi a obra- prima do PANTERA, apresentando a banda em um nível musical que nunca mais foi atingido.
2. 'Vulgar Display Of Power' (1992)
Embora o "Cowboys From Hel" tivesse músicas fenomenais, em "Vulgar Display Of Power" havia "Walk", que para alguns é a música mais importante do PANTERA. Enquanto esta idéia era discutida durante anos, não há dúvidas de que o PANTERA liberou toda sua agressão em "Vulgar Display Of Power". Anselmo substituiu a voz limpa, em sua maior parte, por um grunhido que sufoca o ouvinte com sua força e intensidade. "Hollow" é uma balada subetimada no catálogo da banda, e é a última performance com fortes vocais limpos feitos por Anselmo, antes das drogas e álcool cobrarem seu preço.
3. 'Power Metal' (1988)
Embora a banda odiasse admitir, "Cowboys From Hell" não foi o seu primeiro álbum. Antes deste revolucionário lançamento, o PANTERA foi uma banda de Metal Glam. "Power Metal" mostrou a banda como a se direcionar para um som mais híbrido de Heavy/Speed Metal, com o novo vocalista Phil Anselmo apresentando seu estilo selvagem. Seus vocais eram completamente diferentes do que aquilo que a maioria das pessoas ouviu nos álbuns posteriores da PANTERA, Anselmo teve uma abordagem totalmente limpa, com notas altas e falsetes que fariam Rob Halford corar. As músicas em si não são nada de especial, mas o desempenho vocal de Anselmo é o melhor de sua carreira, e como de costume, tocando guitarra, Darrell foi fantástico.
4. 'Far Beyond Driven' (1994)
Com "Far Beyond Driven", o Pantera iria diminuir o ritmo consideravelmente, baixando a afinação das guitarras e apontando para um som mais extremo. A banda mantém o ritmo médio de compassos, com a exceção de um número selecionado de músicas mais rápidas, incluindo "Becoming" e "Slaughtered". As letras de Anselmo ficaram mais pessoais, seus vocais, embora tenham se encaixado muito bem nas músicas, mostrou sinais de fraqueza em certos momentos. A inclusão de um cover da música do BLACK SABBATH, "Planet Caravan" foi uma coisa interessante e complexa ao mesmo tempo.
5. 'The Great Southern Trendkill' (1996)
O último álbum decente do PANTERA, "The Great Southern Trendkill" sacrificou a melodia pela brutalidade, levando a resultados mistos. A banda começou a desmoronar, com o uso de drogas do Phil Anselmo levando vantagem sobre ele. As letras descrevem em detalhes, a perda da batalha de Phil Anselmo contra o abuso de substâncias, especialmente em "10's", "Suicide Note" e "Living Through Me (Hell's Wrath)". O PANTERA experimenta um pouco com seu som, utilizando o violão e efeitos eletrônicos em "Suicide Note Pt.1". "Floods" é considerada uma das canções memoráveis da banda, com o solo de Darrell gerando aclamação entre os demais guitarristas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
Classic Rock History: As 10 músicas mais tristes no rock
Lista: 50 discos de rock e metal sem uma única música fraca


