Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da banda
Por Karina Detrigiachi
Fonte: About.com
Postado em 03 de janeiro de 2010
A matéria abaixo foi publicada originalmente no About.com em janeiro de 2010.
Apesar de começar como uma banda de glam metal, o PANTERA se reinventaria em 1990 com o álbum "Cowboys From Hell", se tornando uma das maiores bandas de Metal dos anos 90.
O quarteto do Texas influenciou inúmeras bandas ao mostrar que o Metal ainda tinha energia guardada, mesmo com a onda do Grunge dominando o país.
O álbum "Far Beyond Driven" de 1994 iria liderar as paradas da Billboard, uma façanha que parecia impossível para qualquer banda de Metal durante meados dos anos 90.
Liderados pelo excêntrico vocalista Phil Anselmo e com a magia da guitarra de "Dimebag" Darrell, o PANTERA deixou uma marca permanente que não vai desaparecer tão cedo.
1. 'Cowboys From Hell' (1990)
O primeiro álbum do PANTERA onde a banda finalmente esculpiu sua própria direção, iria mostrar um lado diferente do PANTERA mais voltado para um som groove metal. A faixa principal, a balada épica "Cemetery Gates", a monstruosa "Domination" e a pesada "The Art Of Shredding" são apenas algumas das faixas que deixaram um impacto sobre o ouvinte despretensioso. "Cowboys From Hell" foi a obra- prima do PANTERA, apresentando a banda em um nível musical que nunca mais foi atingido.
2. 'Vulgar Display Of Power' (1992)
Embora o "Cowboys From Hel" tivesse músicas fenomenais, em "Vulgar Display Of Power" havia "Walk", que para alguns é a música mais importante do PANTERA. Enquanto esta idéia era discutida durante anos, não há dúvidas de que o PANTERA liberou toda sua agressão em "Vulgar Display Of Power". Anselmo substituiu a voz limpa, em sua maior parte, por um grunhido que sufoca o ouvinte com sua força e intensidade. "Hollow" é uma balada subetimada no catálogo da banda, e é a última performance com fortes vocais limpos feitos por Anselmo, antes das drogas e álcool cobrarem seu preço.
3. 'Power Metal' (1988)
Embora a banda odiasse admitir, "Cowboys From Hell" não foi o seu primeiro álbum. Antes deste revolucionário lançamento, o PANTERA foi uma banda de Metal Glam. "Power Metal" mostrou a banda como a se direcionar para um som mais híbrido de Heavy/Speed Metal, com o novo vocalista Phil Anselmo apresentando seu estilo selvagem. Seus vocais eram completamente diferentes do que aquilo que a maioria das pessoas ouviu nos álbuns posteriores da PANTERA, Anselmo teve uma abordagem totalmente limpa, com notas altas e falsetes que fariam Rob Halford corar. As músicas em si não são nada de especial, mas o desempenho vocal de Anselmo é o melhor de sua carreira, e como de costume, tocando guitarra, Darrell foi fantástico.
4. 'Far Beyond Driven' (1994)
Com "Far Beyond Driven", o Pantera iria diminuir o ritmo consideravelmente, baixando a afinação das guitarras e apontando para um som mais extremo. A banda mantém o ritmo médio de compassos, com a exceção de um número selecionado de músicas mais rápidas, incluindo "Becoming" e "Slaughtered". As letras de Anselmo ficaram mais pessoais, seus vocais, embora tenham se encaixado muito bem nas músicas, mostrou sinais de fraqueza em certos momentos. A inclusão de um cover da música do BLACK SABBATH, "Planet Caravan" foi uma coisa interessante e complexa ao mesmo tempo.
5. 'The Great Southern Trendkill' (1996)
O último álbum decente do PANTERA, "The Great Southern Trendkill" sacrificou a melodia pela brutalidade, levando a resultados mistos. A banda começou a desmoronar, com o uso de drogas do Phil Anselmo levando vantagem sobre ele. As letras descrevem em detalhes, a perda da batalha de Phil Anselmo contra o abuso de substâncias, especialmente em "10's", "Suicide Note" e "Living Through Me (Hell's Wrath)". O PANTERA experimenta um pouco com seu som, utilizando o violão e efeitos eletrônicos em "Suicide Note Pt.1". "Floods" é considerada uma das canções memoráveis da banda, com o solo de Darrell gerando aclamação entre os demais guitarristas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Nikki Sixx explica o motivo de o Mötley Crüe usar passagens pré-gravadas ao vivo



O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
Para Rob Halford, nunca existirá uma banda como o Pantera
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
Todas as músicas do Iron Maiden, da pior para a melhor, segundo o Loudwire
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção


