Black Sabbath: história narrada no livro Destruição Desencadeada
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 17 de fevereiro de 2016
Em 2007, publicamos uma matéria sobre o livro "Black Sabbath Doom Let Loose: An Illustrated History", escrito pelo jornalista e pesquisador canadense Martin Popoff - leia no link abaixo. Pois bem: passados alguns anos, a obra ganhou uma caprichada edição brasileira lançada em 2013 pela Darkside Books.
Com o título nacional de "Black Sabbath - Destruição Desencadeada", o livro está à disposição nas livrarias e é recomendadíssimo não apenas para os fãs da banda, mas também para toda e qualquer pessoa que se interessa pela história do rock e do heavy metal. Suas 448 páginas preenchem uma lacuna no mercado editorial brasileiro, fazendo juz ao subtítulo A História Completa e contando, com riqueza de detalhes, a trajetória da banda mais importanda do rock pesado.
Black Sabbath - Mais Novidades
Popoff é uma sumidade, e seu trabalho como pesquisador e escritor especializado em heavy metal é diferenciado. Isso se reflete em todo o livro, que traz centenas de informações até então inéditas ao grande público. Com uma maneira de escrever hipnotizante, o canadense conduz o leitor por todos os guetos da rica história do Sabbath, construindo uma narrativa fascinante e épica.
Em relação à edição original, há algumas observações a serem feitas. O livro lançado em 2008 tinha outro formato, maior e quase quadrado, e suas páginas coloridas de papel couchê traziam literalmente centenas de imagens de itens de memorabília coletados junto aos colecionadores do grupo. A edição brasileira é diferente, e, apesar de não seguir o caminho citado, tem inúmeras qualidades. O que temos em nossas livrarias é um tomo com capa dura semelhante à belíssima edição nacional da biografia do Led Zeppelin, "Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra". Com acabamento gráfico diferenciado, o livro impressiona pelo esmero com que a Darkside Books tratou a obra de Popoff e, por conseguinte, o legado do Black Sabbath. Perde-se um pouco pela opção da impressão em preto e branco, mas é perfeitamente compreensível tal decisão, uma vez que a impressão totalmente em cores deixaria o livro com um preço proibitivo e fora do alcance de grande parte do público a quem ele é dirigido.
Merece destaque também, além do rico acabamento gráfico, a introdução exclusiva da edição brasileira, a cargo de Andres Kisser, e a adição de um capítulo exclusivo, dedicado ao lançamento e à repercussão do álbum "13", lançado em 2013.
Uma das mais belas e completas biografias musicais já lançadas no Brasil, "Black Sabbath - Destruição Desencadeada" é um deleite e um item essencial para quem gosta de rock, heavy metal e literatura. E mostra, acima de tudo, o cuidado com que a Darkside Books, sua editora, tratou a obra de Martin Popoff, demonstrando grande respeito pelos fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu
O dia que Digão assistiu ensaio da Legião Urbana sem saber que era a banda
A reação de Guilherme Arantes ao assistir show do Metallica na década de 1990
Rush: um ano antes de morrer, Neil Peart já não falava, nem andava


O riff clássico do Black Sabbath que surgiu após suposta aparição de um fantasma
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Sharon Osbourne relembra Ozzy Osbourne, falecido há um ano; "Ele era genuíno"
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



