Black Sabbath: história narrada no livro Destruição Desencadeada
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 17 de fevereiro de 2016
Em 2007, publicamos uma matéria sobre o livro "Black Sabbath Doom Let Loose: An Illustrated History", escrito pelo jornalista e pesquisador canadense Martin Popoff - leia no link abaixo. Pois bem: passados alguns anos, a obra ganhou uma caprichada edição brasileira lançada em 2013 pela Darkside Books.
Com o título nacional de "Black Sabbath - Destruição Desencadeada", o livro está à disposição nas livrarias e é recomendadíssimo não apenas para os fãs da banda, mas também para toda e qualquer pessoa que se interessa pela história do rock e do heavy metal. Suas 448 páginas preenchem uma lacuna no mercado editorial brasileiro, fazendo juz ao subtítulo A História Completa e contando, com riqueza de detalhes, a trajetória da banda mais importanda do rock pesado.
Black Sabbath - Mais Novidades
Popoff é uma sumidade, e seu trabalho como pesquisador e escritor especializado em heavy metal é diferenciado. Isso se reflete em todo o livro, que traz centenas de informações até então inéditas ao grande público. Com uma maneira de escrever hipnotizante, o canadense conduz o leitor por todos os guetos da rica história do Sabbath, construindo uma narrativa fascinante e épica.
Em relação à edição original, há algumas observações a serem feitas. O livro lançado em 2008 tinha outro formato, maior e quase quadrado, e suas páginas coloridas de papel couchê traziam literalmente centenas de imagens de itens de memorabília coletados junto aos colecionadores do grupo. A edição brasileira é diferente, e, apesar de não seguir o caminho citado, tem inúmeras qualidades. O que temos em nossas livrarias é um tomo com capa dura semelhante à belíssima edição nacional da biografia do Led Zeppelin, "Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra". Com acabamento gráfico diferenciado, o livro impressiona pelo esmero com que a Darkside Books tratou a obra de Popoff e, por conseguinte, o legado do Black Sabbath. Perde-se um pouco pela opção da impressão em preto e branco, mas é perfeitamente compreensível tal decisão, uma vez que a impressão totalmente em cores deixaria o livro com um preço proibitivo e fora do alcance de grande parte do público a quem ele é dirigido.
Merece destaque também, além do rico acabamento gráfico, a introdução exclusiva da edição brasileira, a cargo de Andres Kisser, e a adição de um capítulo exclusivo, dedicado ao lançamento e à repercussão do álbum "13", lançado em 2013.
Uma das mais belas e completas biografias musicais já lançadas no Brasil, "Black Sabbath - Destruição Desencadeada" é um deleite e um item essencial para quem gosta de rock, heavy metal e literatura. E mostra, acima de tudo, o cuidado com que a Darkside Books, sua editora, tratou a obra de Martin Popoff, demonstrando grande respeito pelos fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne


