Jerry Lee Lewis: Sua própria história - Rick Bragg
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 26 de outubro de 2015
Não há termo melhor para definir Jerry Lee Lewis. Um verdadeiro furação pelas performances incendiárias no palco, o músico completou 80 anos em setembro, e ainda continua ativo. Cantor e compositor americano ele é um dos pioneiros do rock e sua importância na música é tanta que foi considerado o 24º artista mais influente de todos os tempos, segundo a Revista Rolling Stone. No início da carreira Lewis desenvolveu sonoridade própria a partir da combinação de estilos como Rhythm and blues, Boogie-woogie, gospel e country.
Jerry Lee Lewis - Mais Novidades
Em 1956, enveredando pelo recém-nascido rock, foi contratado pelo Sun Studios o mesmo que revelou Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash. Pianista endiabrado, o cara espancava as teclas com fúria, chutava o banquinho para trás e, em seguida, subia no instrumento levando os fãs à loucura.
No auge da popularidade rivalizou com Elvis Presley e por pouco não tomou a coroa do Rei do Rock. Mas a carreira de Jerry Lee Lewis sofreu um revés após o vazamento de seu casamento com uma prima de 13 anos durante a primeira turnê britânica. O escândalo foi tão grande que quase lhe arruinou musicalmente.
Esse e outros episódios da conturbada vida do astro americano estão presentes no livro "Jerry Lee Lewis – Sua própria história", Edições Ideal. Escrita por Rick Bragg, ganhador do Prêmio Pulitzer, a obra traz quase 500 páginas mostrando a trajetória de Lewis dos campos da Louisiana na Grande Depressão até o estrelato mundial. Estão lá os seis casamentos, períodos sem contrato, as batalhas com o fisco americano e a luta para superar o vício. Enfim todo o enredo de um autêntico rock star.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps