Resenha - Breve História Do Metal Português - Dico
Por Pedro Humangous
Postado em 24 de abril de 2013
O povo que descobriu nosso continente também descobriu cedo o mundo da música pesada. Em "Breve História Do Metal Português", o autor Dico descreve muito bem o início e evolução do Metal por terras lusitanas.
Eu já acompanhava o trabalho dele através de publicações na revista digital Versus – que eu também tive o prazer de colaborar por um breve período. O livro abrange bem todos os períodos da música portuguesa, desde os anos 60 até o que ele se tornou nos dias de hoje. Sempre muito bem embasado, deu pra ver o esforço e a pesquisa minuciosa que o autor fez, buscando trazer informações importantes e curiosidades que ambientaram o leitor em sua jornada musical. Para nós brasileiros, é bem interessante entender como foi o processo evolutivo do Metal na Europa e mais precisamente em Portugal. Podemos inclusive traçar paralelos entre a nossa própria história, havendo diversas semelhanças.
Em geral, a leitura serve mais como curiosidade e aprendizado. Sabemos que nos anos oitenta o Brasil estava fervendo com o surgimento de novas – e cada vez mais extremas – bandas, revelando grandes nomes para o mundo. Já Portugal teve uma exposição mais tímida, mostrando seus talentos alguns anos depois. Podemos ver que o Metal por lá está em forte ascensão, com bandas cada vez mais talentosas e profissionais.
Um fator que atrapalhou um pouco a leitura foi a menção constante das fontes usadas ao escrever o texto, utilizando bastante de citações de outros autores. Isso acabou tirando um pouco da fluidez da leitura, mas nada que comprometa o resultado final. Um item bem legal de ter em qualquer coleção, além é claro, de bons momentos de leitura e conhecimento sobre o tema que tanto adoramos. Espero que em breve o Dico possa escrever mais sobre o tema, quem sabe abordando o Metal português na atualidade. Ótimo e recomendado trabalho!
Site oficial do livro:
http://dicobrevehistoriadometalportugue.weebly.com/
Página Facebook do livro:
https://www.facebook.com/DicoLivroBreveHistoriaDoMetalPortugues
Página Facebook do autor:
https://www.facebook.com/dico.dico.75
Twitter:
https://twitter.com/Dico82341653
Encomendas: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
Kelly Osbourne e Sid Wilson (Slipknot) rompem relação, diz tabloide britânico
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
A música mais triste de todos os tempos, segundo Elvis Presley
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush


Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)
Run For Cover: The Art Of Derek Riggs



