Breve História Do Metal Português: desbravaram mais do que mares

Resenha - Breve História Do Metal Português - Dico

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pedro Humangous
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosLGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais5000 acessosMetal Open Air: Em 2012, o maior fiasco da história do Heavy Metal no Brasil!

O povo que descobriu nosso continente também descobriu cedo o mundo da música pesada. Em “Breve História Do Metal Português”, o autor Dico descreve muito bem o início e evolução do Metal por terras lusitanas.

Eu já acompanhava o trabalho dele através de publicações na revista digital Versus – que eu também tive o prazer de colaborar por um breve período. O livro abrange bem todos os períodos da música portuguesa, desde os anos 60 até o que ele se tornou nos dias de hoje. Sempre muito bem embasado, deu pra ver o esforço e a pesquisa minuciosa que o autor fez, buscando trazer informações importantes e curiosidades que ambientaram o leitor em sua jornada musical. Para nós brasileiros, é bem interessante entender como foi o processo evolutivo do Metal na Europa e mais precisamente em Portugal. Podemos inclusive traçar paralelos entre a nossa própria história, havendo diversas semelhanças.

Em geral, a leitura serve mais como curiosidade e aprendizado. Sabemos que nos anos oitenta o Brasil estava fervendo com o surgimento de novas – e cada vez mais extremas – bandas, revelando grandes nomes para o mundo. Já Portugal teve uma exposição mais tímida, mostrando seus talentos alguns anos depois. Podemos ver que o Metal por lá está em forte ascensão, com bandas cada vez mais talentosas e profissionais.

Um fator que atrapalhou um pouco a leitura foi a menção constante das fontes usadas ao escrever o texto, utilizando bastante de citações de outros autores. Isso acabou tirando um pouco da fluidez da leitura, mas nada que comprometa o resultado final. Um item bem legal de ter em qualquer coleção, além é claro, de bons momentos de leitura e conhecimento sobre o tema que tanto adoramos. Espero que em breve o Dico possa escrever mais sobre o tema, quem sabe abordando o Metal português na atualidade. Ótimo e recomendado trabalho!

Site oficial do livro:
http://dicobrevehistoriadometalportugue.weebly.com/

Página Facebook do livro:
https://www.facebook.com/DicoLivroBreveHistoriaDoMetalPortug...

Página Facebook do autor:
https://www.facebook.com/dico.dico.75

Twitter:
https://twitter.com/Dico82341653

Encomendas: livrobhmp@yahoo.com

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros

LGBTLGBT
Confira alguns músicos que não são heterossexuais

Metal Open AirMetal Open Air
O maior fiasco da história do Heavy Metal no Brasil!

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1982

5000 acessosReligião: os rockstars que se converteram5000 acessosO Whiplash.Net protege quem anuncia no site?5000 acessosRhythm: os bateristas mais influentes de todos os tempos5000 acessosSlayer: Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merda4967 acessosNirvana: Dave Grohl dormiu enquanto assistia documentário5000 acessosRatos de Porão: Jão desmente informação da Veja

Sobre Pedro Humangous

Pedro Humangous, 28 anos, publicitário headbanger. Dono e editor chefe da revista Hell Divine. Santista apaixonado por música e uma boa cerveja. Atualmente reside em Brasília e não poupa esforços para fazer o metal se fortalecer no país. Já colaborou com as revistas portuguesas Versus e Horns Up, além da coluna “Rolo Compressor” na rádio Nucleo Base. Colecionador de CD´s, DVD´s, Livros e Action Figures, concentra suas forças no metal extremo, sem deixar de lado os demais estilos. Fanático por Opeth, Iron Maiden, Trivium, Kreator, Dream Theater, Baroness, Suicide Silence, entre tantas outras. Siga: @PedroHumangous

Mais matérias de Pedro Humangous no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online