Floor Jansen: entrevista para fã-clube brasileiro
Por Stéfani Diniz
Fonte: Nightwish New Era
Postado em 02 de fevereiro de 2015
Floor Jansen nasceu no dia 21/02/1981 em Goirle, Holanda. Floor havia sido vocalista da banda de metal sinfônico After Forever, desde quando ingressou na música em 1997. Depois que o grupo se separou em 2009, ela criou o ReVamp e lançou dois álbuns com a banda. Mais tarde em 2012, após a saída da vocalista do Nightwish, Anette Olzon, o grupo anunciou sua substituição por Jansen como um membro convidado até o fim da Imaginaerum World Tour — em 9 outubro de 2013, Floor foi oficializada como nova vocalista da banda. É o encontro da melhor banda de metal sinfônico do mundo com a cantora de metal mais versátil da atualidade!
Floor, primeiramente nós sentimentos uma enorme admiração por seu trabalho e é um orgulho ter você como vocalista da banda que amamos. Muito obrigado por sua generosidade em conceder essa entrevista. Vamos la?!
NEW ERA: Se você não fosse cantora,o que você teria escolhido?
FLOOR: Eu nem imagino uma vida sem música. Não é apenas algo que você faz... É quem você é! Mas, eu sempre amei a natureza, então imagino que seria algo relacionado a isso.
NEW ERA: Você tem várias redes sociais, e está sempre atualizando coisas que acontecem com você, como o nascimento de sua sobrinha, seu relacionamento com o baterista do Sabaton e etc. Como você pensa que deva ser essa relação artista/fã? Você acha importante essa parceria de artista com fã clubes, e com o apoio que essas pessoas proporcionam ao seu trabalho?
FLOOR: Eu sou muito cuidadosa com o que compartilho e o que não quando se trata da minha vida pessoal. Coisas que eu sou extremamente orgulhosa ou feliz com isso, algo que eu gostaria de compartilhar e espero que as pessoas possam respeitar os limites estabelecidos quando se trata de privacidade. Quando isso acontece, eu gosto de ser aberta e relaxo e acho importante ter esse tipo de relação com os fãs. Mas há inimigos que tornam impossível sermos mais abertos, um fato triste. Eu valorizo o contato com aqueles que me seguem com boas intenções e fã clubes são os melhores exemplos disso. Estou feliz em compartilhar e cooperar para manter juntos a magia viva.
NEW ERA: Qual a coisa mais engraçada que aconteceu com você no palco? Algo que você parou e pensou: "Eu não posso acreditar que isso está acontecendo!".
FLOOR: Anos atrás, mas ainda é a primeira coisa que vem a minha cabeça. Foi com o After Forever e nós tocamos em um palco com formato estranho. O guitarrista Sander fez um movimento errado e caiu do palco. Isso aconteceu de uma forma tão estranha que eu só conseguia fazer rir. Estava um pouco preocupada se ele havia se machucado, mas o palco não era alto. E tudo que ele conseguia pensar, era manter sua guitarra segura. Eu estava fazendo batendo cabeça (headbanging) e rindo alto. Uma grande combinação.
NEW ERA: Muitas cantoras dizem que fazer "headbanger" afeta as cordas vocais e a capacidade de controlar a respiração. Você faz "headbanger" em sintonia com a música que está sendo tocada, nunca teve nenhum problema? Existe alguma preparação ou exercício para executar "headbanger" como você?
FLOOR: O "headbanger" acontece com a cabeça e o pescoço, e sim afeta sua respiração. Mas se eu tiver tempo, posso recuperar o folego depois do headbanging. Não afeta as cordas vocais, apenas quando você tentar cantar durante as batidas por causa da posição de sua laringe. É bom para aquecer o pescoço, girar lentamente os pescoço.
NEW ERA: Todos estão ansiosos para ver a "NEW ERA" e especialmente o álbum 'Endless Forms Most Beautiful'. O que você poderia nos adiantar sobre o álbum, podemos esperar vocais mais agressivos, algo parecido com o que você tem feito no ReVamp? O que "Find the origin" tem haver com tudo isso?
FLOOR: Eu não posso revelar muito, só que eu usei tudo o que eu tenho para oferecer vocalmente. "Find the origin" tem haver com o tema deste álbum. Embora, não seja um álbum conceitual. Vocês irão descobrir em breve!
NEW ERA: Quais as principais mudanças que você citaria no novo álbum 'Endless Forms Most Beautiful' em comparação com tudo que você já fez na sua carreira? Houve um amadurecimento vocal ou você só pode aplicar técnicas que já possua e nunca teve oportunidade de fazer?
FLOOR: Estou usando meus sons mais macios, mais do que nunca. Intimamente suave cantando com muitas emoções. Um contraste agradável para todas as coisas agressivas.
NEW ERA: Quando você dá suas aulas no Masterclass, você se vê em seus alunos? Seus sonhos, suas inseguranças, seu desempenho. Qual a importância do ensino em programas como esse? O que acha de um dia fazer uma edição na América do Sul?
FLOOR: Às vezes posso me identificar. Eu acho ótimo ter um professor que possa te dar algumas ferramentas, mas sem estudar e persistir, nada acontece. Não acho que meu tempo hoje me permitira um Masterclass na América Latina, mas nunca digo nunca.
NEW ERA: Qual música do Nightwish você gostaria de cantar num show, que ainda não teve oportunidade?
FLOOR: Todas! Mas eu gostaria de fazer um dia "The poet and the pendulum".
NEW ERA: Queremos saber se como profissional você já alcançou todos os seus objetivos? Quando você entra no palco ainda sente aquele "frio na barriga"?
FLOOR: Não sei o que significa frio na barriga (rs), mas alcancei todos os meus sonhos na verdade. Eu posso apenas continuar vivendo esse sonho! A única coisa que espero é fazer isso até morrer com idade.
NEW ERA: Floor, muito obrigado pela entrevista. Foi um prazer e uma honra ter essa conversa com você. Por favor, deixe uma mensagem para os seguidores da Nightwish "The beginning of a new era":
FLOOR: Este novo álbum irá levá-los em uma nova jornada do Nightwish, que você ainda não experimentou! Estou orgulhosa e espero que vocês gostem tanto quanto eu. Estou verdadeiramente honrada que tenham me deixado entrar em seus corações como nova vocalista de uma forma tão calorosa. Mal posso esperar para começar a turnê e ir para rockear com vocês pessoalmente. Obrigada por todo apoio e paixão!
Com amor e respeito...
Floor Jansen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?

Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro


