Heleno Vale: Novo álbum será o maior da história do Soulspell

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edilson Luiz Piassentini, Fonte: Underground Newz
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Soulspell é um projeto de Metal Opera fundado pelo baterista Heleno Vale, com 3 grandes álbuns lançados até agora, que obteve um grande sucesso no cenário nacional, o que atraiu interesses de músicos internacionais consagrados, como Roland Grapow (Masterplan), Zak Stevens e Jon Oliva (Savatage), Blaze Bayley, Tim Ripper Owens a apoiar o projeto! Também teve o apoio de grandes nomes brasileiros como Edu Falaschi (ex-Angra), Mário Pastore (Delpht) e Nando Fernandes (ex-Hangar). A página Underground Newz teve a oportunidade de entrevistar o mestre e baterista Heleno Vale, que nos contou sobre como surgiu a idéia do projeto e seus planos para o futuro! Confiram!

Separados no nascimento: Ritchie Blackmore e Mr. BeanMusas: Algumas das beldades do Rock e Metal nacional

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ- HELENO, PRIMEIRAMENTE MUITO OBRIGADO POR NOS CONCEDER ESSA ENTREVISTA. ANTES DE FALARMOS DO SOULSPELL, COMO SURGIU A SUA PAIXAO PELO METAL, E QUAIS AS BANDAS QUE TE INFLUENCIARAM?

HELENO - Eu que agradeço a oportunidade. Minha paixão pelo Heavy Metal começou um pouco diferente de meus amigos. Começou um pouco tarde, aos 16 anos. Antes disso eu só escutava Tears For Fears e Legião Urbana, bandas que ainda são duas das minhas favoritas. Pela insistência dos meus melhores amigos eu comecei a escutar Iron Maiden aos poucos. Primeiramente, me emprestaram o disco "The Number Of The Beast", que à primeira vista, acredite, eu odiei (rs). Depois me emprestaram o "Piece Of Mind" e, em algumas semanas eu passei a gostar da música "Where Eagles Dare". Em mais algumas semanas eu passei a gostar muito dessa faixa e da "Flight Of Icarus" etc. Esse foi um caminho sem volta. Passei anos escutando somente Iron Maiden e, em seguida, passei a escutar Blind Guardian. Durante um bom tempo essas foram as duas únicas bandas que eu escutava antes de ir agregando Metallica, Helloween, Kamelot, Rhapsody, Angra, Sonata Arctica etc.

UNDERGROUND NEWZ - SABEMOS QUE HOJE VOCÊ TEM SEU NOME LIGADO FORTEMENTE AO METAL OPERA. COMO QUE SURGIU A IDEIA DE MONTAR UMA BANDA COM ESSE FORMATO MUSICAL?

HELENO - Na época, a maioria dos projetos nesse formato não realizavam shows ao vivo. Ainda hoje não realizam com tendências teatrais como tentamos fazer. Essa é a lacuna que visamos preencher em médio prazo. Estamos tentando evoluir em todos os aspectos e caminhar para shows teatrais com uma história mais consistente do que as histórias dos demais projetos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - A SOULSPELL LANÇOU 3 EXCELENTES ÁLBUNS DESDE SUA CRIAÇAO. CONTE-NOS UM POUCO COMO É O PROCESSO DE COMPOSIÇAO DOS ÁLBUNS DO SOULSPELL E ENTRE ESSES 3 ÁLBUNS, VOCÊ TEM UM PREFERIDO?

HELENO - O processo de criação parte de mim, escrevo a história, as letras e monto todas as músicas no computador. Em seguida, reúno-me com o produtor Tito Falaschi e adequamos as composições ao seu gosto que é bastante semelhante ao meu (outro grande fã de Iron Maiden e Tears For Fears) e gravamos todos os baixos e algumas guitarras. Essa parceria tem dado certo e estamos bastante felizes com os resultados. Depois disso, eu convido todos os instrumentistas a gravarem suas partes com liberdade total de criação. Cada um melhora ainda mais as canções em que participam e, assim, visando sempre o produto final, conseguimos chegar a um bom resultado para os fãs. Eu não tenho álbum preferido, acredito que cada um tenha sua qualidade e que formam um time completo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - PODEMOS NOTAR QUE A CADA ÁLBUM LANÇADO, O SOULSPELL TINHA SEU LINE-UP CADA VEZ MAIS COM NOMES IMPORTANTES DA CENA NACIONAL E INTERNACIONAL. PARA VOCÊ, O QUE TE SIGNIFICOU ISSO, E COMO É VER SUA BANDA SER RECONHECIDA NAO SÓ APENAS EM TERRITÓRIOS NACIONAIS, MAS MUNDIALMENTE?

HELENO - Cada álbum foi uma realização pra mim e esse sonho ainda não acabou. Tive a honra de contar sempre com diversos músicos e ídolos que tive (e ainda tenho), brasileiros ou gringos, porém o melhor ainda está por vir. Uma das grandes qualidades do Soulspell é sua história contínua, que não muda a cada álbum. Isso permite que o fã se conecte cada vez mais aos personagens e possibilita que grandes personagens apareçam novamente nos próximos álbuns e que novos personagens surjam nos momentos certos. Um exemplo disso será nosso próximo (quarto) álbum. Nele haverá novas grandiosíssimas participações e a aparição de antigos personagens. Tenho certeza de que esse será o maior álbum da história do Soulspell até aqui. O reconhecimento nacional e internacional é apenas uma boa consequência. Eu penso apenas na qualidade da história, letras, músicas, imagens, desenhos, clipes etc. O Soulspell é um projeto que ainda está engatinhando, apenas com 10 anos de idade, mas deve crescer bastante nos próximos 3, 4 ou 5 anos, quando se tornará um adolescente.

UNDERGROUND NEWZ - COMO É A ESCOLHA DOS MÚSICOS PARA CADA FAIXA DOS ÁLBUNS DO SOULSPELL? VOCÊ DEFINE POR ESTILO DE CADA MÚSICO, OU É ALGO SIMPLESMENTE DECIDIDO EM CONJUNTO?

HELENO - Eu dou preferência primeiramente ao encaixe do estilo do músico com determinado personagem. A segunda característica que observo é meu gosto musical pessoal, pois é claro que quero sempre trabalhar com os músicos que mais admiro. Claro que entre tudo isso tenho que ter opções alternativas devido à agenda de cada participante. Nem sempre é possível trabalhar com todos os músicos almejados a princípio. Eu tento não decidir isso em conjunto com ninguém, pois acho que alguém deve centralizar as informações para que os álbuns funcionem de forma independente, mas sejam também parte de algo maior. Espero que a longo prazo essa saga seja algo importante para a história do Heavy Metal brasileiro, quem sabe lá pelo sétimo, oitavo ou nono álbuns.

UNDERGROUND NEWZ - PARA MIM, VOCÊ TEM TUDO PARA SEGUIR OS MESMOS PASSOS DE TOBIAS SAMMET COM O AVANTASIA, DEVIDO A CRIATIVIDADE E POR SER UM EXCELENTE MÚSICO. QUAIS SAO OS PRÓXIMOS OBJETIVOS DA BANDA?

HELENO - Muito obrigado. Eu não espero ser um novo Tobias Sammet na verdade. Eu admiro demais o trabalho do cara, ele sim é um músico extraordinário e um compositor fora do normal. Eu só quero que o Soulspell seja um projeto diferente de todos os outros. Quero manter o estilo e a história durante todos os álbuns a fim de ter algo mais único e concreto em mãos quando tudo estiver encerrado. Quero ter três trilogias sobre a mesma história, em livros, em nove álbuns e, quem sabe um dia, em vídeo. Quero que o Soulspell faça shows teatrais de verdade. Quero que a história tenha grandes reviravoltas. Como eu disse, estamos apenas engatinhando e aos poucos tudo está saindo do papel para a realidade. Aguarde o novo álbum e você entenderá melhor para onde estamos trilhando.

UNDERGROUND NEWZ - SE FOSSE PARA ESCOLHER, COM QUAIS BANDAS DESEJARIA TOCAR NUM MESMO FESTIVAL COM O SOULPELL?

HELENO - Depois do último álbum lançado, daqui quem sabe uns 15 anos, eu gostaria de ser Headliner do Wacken Open Air ou Rock In Rio (só isso). Não sei se consigo escolher as demais bandas, mas talvez fosse muito legal encontrar nesse festival o Blind Guardian, o Sonata Arctica, Kamelot, Helloween, Stratovarius, Rhapsody Of Fire, Sabaton etc. Seria um grande show :)

UNDERGROUND NEWZ - NOTAMOS QUE O SOULSPELL TEM UM ESTILO MAIS DESTACADO NO POWER E MELÓDICO. JÁ PENSOU EM MONTAR UMA BANDA OU MESMO UMA OUTRA METAL OPERA, EXPERIMENTANDO UM ESTILO DIFERENTE DA SOULSPELL?

HELENO - Não. A princípio, eu não terei outra banda e não montarei outra Metal Opera. Esse é o estilo que eu curto. Seria desleal da minha parte se eu tentasse adequar o estilo do Soulspell ao mercado musical, como 99,99% das bandas estão fazendo. Eu não as culpo, claro, pois elas precisam sobreviver da música. O Soulspell é o projeto da minha vida e vou com ele até o final sempre fiel ao estilo. O quarto álbum é mais power e melódico que nunca.

UNDERGROUND NEWZ - COMO VOCÊ VÊ O CENÁRIO DO METAL EM NOSSO PAÍS NO MOMENTO? ACREDITA QUE FALTA APOIO POR PARTE DAS MÍDIAS ESPECIALIZADAS, PUBLICO, OU DE AMBOS?

HELENO - Na verdade não "falta" nada. Não vou me prolongar muito sobre isso, pois senão ficaríamos falando até amanhã. O que vejo é que o mundo mudou e nem todo mundo acompanhou ou entendeu ainda a mudança. Ninguém está "errado" ou certo, o mundo simplesmente mudou principalmente devido a Internet. Precisamos nos adequar e nos manter vivos até que o mercado da música se encontre novamente. De qualquer forma, nunca foi fácil pra ninguém, basta você assistir documentários das bandas antigas e ver que elas batalharam muito. E, ainda, vejo muitos fãs do estilo andando por aí. Temos é que parar de reclamar um pouco, começar a entender mais e trabalhar mais. Acusar o público de estar errado é uma coisa extremamente absurda. O público não tem "dever" algum. São as bandas que devem conquistar seu público. Eles devem querer acompanhar seu trabalho e não se sentirem obrigados. O Soulspell enfrentou uma grande rejeição nesses 10 anos, mas isso é normal. Hoje em dia percebo que conquistamos o respeito da grande maioria dos brasileiros e estamos galgando nosso espaço mundialmente cada vez mais.

UNDERGROUND NEWZ - HELENO, FOI UM PRAZER PODER FALAR CONTIGO E COMPARTILHAR SOBRE O SOULSPELL COM NOSSOS SEGUIDORES. DEIXE UM RECADO PARA OS FAS E PARA OS LEITORES DA UNDERGROUND NEWZ.

HELENO - Adorei a entrevista, muito obrigado novamente. Espero que todos acompanhem o novo lançamento. Vai valer demais a pena. Esse será um lançamento maior que os 3 álbuns anteriores juntos. Que venha 2015! Grande abraço a todos!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Soulspell"


Beldades: 10 motivos para você gostar ainda mais de Rock/MetalBeldades
10 motivos para você gostar ainda mais de Rock/Metal


Separados no nascimento: Ritchie Blackmore e Mr. BeanSeparados no nascimento
Ritchie Blackmore e Mr. Bean

Musas: Algumas das beldades do Rock e Metal nacionalMusas
Algumas das beldades do Rock e Metal nacional


Sobre Edilson Luiz Piassentini

Amante do metal desde os 13 anos de idade, fã indiscutível de King Diamond e Mercyful Fate, e também um grande apreciador das cervejas estilo Weiss e um dos editores do site Rock N'Breja! Rock e Cerveja, a combinação perfeita.

Mais matérias de Edilson Luiz Piassentini no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280