ARK: Underground Newz entrevista John Macaluso

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edilson Luiz Piassentini, Fonte: Underground Newz
Enviar correções  |  Ver Acessos

O entrevistado de hoje da Underground Newz é o excelente baterista John Macaluso, que teve passagens em bandas como TNT, Riot, Yngwie Malmsteen, e mais de 200 gravações realizadas e inúmeras participações em turnês, a última pelo Symphony X. O trabalho de maior destaque de John Macaluso foi com sua banda ARK, onde lançou um dos maiores álbuns da história do metal, o Burn The Sun, que tido como grande referência musical pelos críticos mundiais. Confiram essa exclusiva entrevista aqui na Underground Newz!

Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie SamboraJason Newsted: revelando porque ele deixou o Metallica

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - OLÁ JOHN. É UM IMENSO PRAZER PODER FALAR CONTIGO. O QUE ANDA FAZENDO ATUALMENTE? CONTINUA COMPONDO, GRAVANDO, ETC?

JOHN MACALUSO - Obrigado pela entrevista. Agora tenho viajado numa louca turne neste ano com Symphony X, Ron "Bumblefoot" Thal, Uli Jon Roth, HolyHell, Tote St. Moren, Jennifer Batten e muito mais. No dia 11 de junho agora eu estarei fora de turnê. Eu pretendo trabalhar com minha nova banda agora. Estamos com meio caminho andado, escrevendo o novo álbum. Eu sinto que é finalmente a hora de colocar o meu próprio grupo, como eu fiz com a ARK. Estou muito feliz com isso e a banda é incrível. Muito em breve eu vou estar anunciando isso. É o meu trabalho para o verão. Também estou escrevendo meu segundo livro de bateria "Drumming Linear", e estou quase finalizando. O livro é sobre Drumming Linear que é um estilo que eu uso muito e não é comum a ser usado por bateristas do rock, do metal e prog. É uma grande parte do meu jeito de tocar e muito útil para toda a música, e assim que eu quero a idéia e técnica.

UNDERGROUND NEWZ - QUAIS AS SUAS INFLUÊNCIAS MUSICAIS? QUANDO COMEÇOU A TOCAR BATERIA? O QUE TE FEZ TORNAR ESSE GRANDE BATERISTA QUE VOCÊ É? E QUAIS SAO SEUS BATERISTAS PREFERIDOS?

JOHN MACALUSO - Minhas maiores influências musicais são The Who, Frank Zappa , Rush e Van Halen . Eu comecei a tocar bateria em 1979 quando tinha 11 anos. Eu queria uma guitarra e comprei uma, mas, não conseguia afiná-la então eu quebrei ela na rua em frente a minha casa como meu herói Pete Townshend fazia nos palcos... Minha mãe me deu um kit de bateria, porque ela viu que era mais o meu estilo hahahaha. Eu estudei com alguns dos melhores professores do mundo , porque eu era muito sério desde o início e não havia uma loja de bateria grande perto da minha casa , onde todos os bateristas vinham para ensinar. Eu também entrei após o ensino médio para Instituto PIT de música na Califórnia. Eu sou de Nova York, mas me formei na escola cedo e me mudei para a Califórnia para ir até lá. Na minha vida eu estudei com Joe Franco, Tommy Aldridge (Ozzy), Ralph Humphrey (Zappa), Joe Porcarro, Rod Morganstein (Dregs), Dom Famularo, Jim Holland, Al Mille, Casey Scherelle, Jim Chapin, Chuck Silverman e muitos mais . Meus bateristas favoritos são três: Terry Bozzio, Joe Franco e Keith Moon . Eu misturo estes três estilos para fazer um, o meu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - VOCE PARTICIPOU DE INÚMERAS GRAVAÇÕES E VÁRIAS PARTICIPAÇÕES EM TURNÊS COMO YNGWIE MALMSTEEN, TNT, RIOT, SYMPHONY X, O QUE MOSTRA QUE VOCÊ É UM BATERISTA MUITO PRESTIGIADO. COMO SE SENTE COM ISSO?

JOHN MACALUSO - Estou honrado de ter tocado com uma das melhores bandas e músicos do mundo. Ele me fez um baterista melhor e também Maks me via pronto para qualquer situação. Você tem que chutar o traseiro, não importa o quanto você se balançar com Malmsteen ou Symphony X, Jennifer Batten. Sem desculpas você tem que chutar. Também estilisticamente agora peguei a influência de todos com a música e eu usei em minha bateria e até mesmo na minha composição. Estou muito orgulhoso do fato ter tocado com todos eles.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - PARA MIM, E CREIO QUE PARA MUITOS TAMBÉM, UM DE SEUS MELHORES TRABALHOS FOI COM O EXCELENTE ARK. O PRIMEIRO ÁLBUM DA BANDA TEVE UMA MISTURA DE RITMOS DIFERENTES E MELODIAS IMPRESSIONANTES DO VOCALISTA JORN LANDE, QUE TROUXE ELEMENTOS DA MÚSICA SOUL AO PROG METAL. COMO FOI O PROCESSO DE COMPOSIÇAO DESSE ÁLBUM?

JOHN MACALUSO - O primeiro álbum do Ark foi feito por causa de uma frustração, e é o motivo por ser experimental e explosivo, uma mistura de estilos e sem regras. Eu estava tocando em bandas como TNT e Riot, bandas que eram ótimas, mas estavam juntos há tantos anos e o um estilo que não muda nunca, tipo sempre a mesma batida. Eu sempre fui o "cara novo" nestes grupos e quando eu estava com o TNT na Noruega, eu conheci Tore Ostby. Resumindo, deixei o TNT e o Riot para me dedicar ao ARK, uma banda minha e do Tore, e nós escrevemos nosso primeiro álbum juntos na Noruega em 1993. Gravamos uma só música e, em seguida, começamos a procurar um vocalista. Eu sabia da existência do Jorn desde a época do TNT e o encontrei num hotel na Inglaterra e pedi ele gravar os vocais e o ARK nasceu, mas como um trio. O segundo álbum eu e o Tore compusemos todas as músicas e o Jorn escreveu as letras, mas desta vez, precisávamos de uma banda, eu estava em turnê tocando com o Malmsteen e quando tivemos uma pausa na tour, eu disse a Tore, eu tenho os caras que precisamos, Randy Coven e o Mats! Voamos até a Alemanha, onde nós estávamos gravando Burn The Sun e eles fizeram mágica.

UNDERGROUND NEWZ - JÁ O SEGUNDO TRABALHO DA BANDA É CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO REFERÊNCIA. O ÁLBUM TEVE A ENTRADA DO BAIXISTA RANDY COVEN E DO TECLADISTA MATS OLAUSSON. COMO FOI COMPOR UM ÁLBUM TAO ESPETACULAR?

JOHN MACALUSO - No Burn the Sun gravamos primeiro a bateria e, em seguida, fizemos as bases de guitarra e Randy fez a linha de baixo enquanto o Mats fazia a linha de teclados, enquanto Tore estava gravando a linha de guitarra solo, eu e o Jorn estávamos em outra sala escrevendo letras como loucos e assim fizemos história. Burn The Sun é um álbum conceitual, mas não foi pensado em uma ordem. Ele fica fora de ordem até o ouvinte começar a ouvir e montar o quebra-cabeça. ARK foi o meu bebê e é até hoje. Eu acho que é o melhor álbum que qualquer um de nós já fizemos em nossas carreiras.

UNDERGROUND NEWZ - RECENTEMENTE, O VOCALISTA JORN LANDE DEU UMA ENTREVISTA PARA UMA RÁDIO FRANCESA, DIZENDO QUE NAO DESCARTA RETORNAR COM O ARK. PODEMOS TER UMA VOLTA DESSA EXCELENTE BANDA?

JOHN MACALUSO - ARK novamente eu não sei. Tentei reunir o ARK há quase uma década e os mesmos problemas voltaram. Agora Randy se foi também. Eu não sei. Nunca digo nunca, mas eu tentei e as coisas teriam que mudar realmente com algumas pessoas antes de eu sequer pensar sobre isso, não sei se é possível.

UNDERGROUND NEWZ - JOHN, VOCÊ ACOMPANHA O METAL NO BRASIL? O QUE VOCÊ CONHECE DE NOSSO PAÍS?

JOHN MACALUSO - Eu sigo o metal, mas ainda mais, acredite ou não, eu sigo a música tradicional. Eu sou um cara esquisito para música de todo o mundo e influencio-me muito por ritmos brasileiros como samba. Basta ouvir o ARK, "Huntchback Of Noltra Dame" e "Just A Little", estas tem influências de ritmos brasileiros. Eu só toquei lá uma vez com Symphony X e adorei. Grande público e grande energia. Quero voltar e fazer aulas de bateria e também aprender com os bateristas brasileiros.

UNDERGROUND NEWZ - FOI UM PRAZER PODER FALAR COM VOCÊ. DEIXE UM RECADO PARA OS FAS E O QUE ELES PODEM ESPERAR PARA O FUTURO. MUITO OBRIGADO!

JOHN MACALUSO -Obrigado a todos vocês por me ouvir! Meu novo grupo será lançado em breve e chegará onde o ARK chegou. Em breve! Ciao. J. Mac.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Ark"Todas as matérias sobre "Symphony X"


Symphony X: Não soamos como o Dream Theater, mas não há muitas com quem nos compararSymphony X
"Não soamos como o Dream Theater, mas não há muitas com quem nos comparar"

Metal Progressivo: os 25 melhores álbuns de todos os temposMetal Progressivo
Os 25 melhores álbuns de todos os tempos


Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie SamboraLita Ford
Cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora

Jason Newsted: revelando porque ele deixou o MetallicaJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica


Sobre Edilson Luiz Piassentini

Amante do metal desde os 13 anos de idade, fã indiscutível de King Diamond e Mercyful Fate, e também um grande apreciador das cervejas estilo Weiss e um dos editores do site Rock N'Breja! Rock e Cerveja, a combinação perfeita.

Mais matérias de Edilson Luiz Piassentini no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280