Angela Gossow: ViSta-se entrevista vocalista do Arch Enemy
Por Fabio Chaves
Fonte: ViSta-se
Postado em 07 de junho de 2012
Angela é consciente e engajada na causa animal
A alemã Angela Nathalie Gossow, vocalista da banda sueca Arch Enemy, é conhecida por seu vocal agressivo e por sua performance no palco. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, Angela é uma pessoa amigável e simples, que preza pela vida dos animais.
Convidada a conversar sobre o veganismo, filosofia de vida que segue e indica, Angela se mostrou muito educada e feliz em ajudar os leitores do ViSta-se. Relevou ser também uma pessoa de hábitos simples e aberta, sem estrelismo ou mente fechada para o novo.
Acostumada a viajar por todo o mundo, a vocalista se vira muito bem pedindo uma alimentação simples e leve aos organizadores dos shows do Arch Enemy.
Confira abaixo o papo que tivemos com Angela Gossow.
ViSta-se: De acordo com uma entrevista sua para a PETA, você é vegetariana desde os 17 anos. Como foi o momento da decisão de se tornar vegetariana e quanto tempo demorou para que você, de fato, se considerasse vegetariana?
Angela: Eu cresci vegetariana. Minha família apoia um estilo de vida saudável e também os direitos dos animais, então era simplesmente natural não comer carne. Quando eu saí de casa aos 17 anos, tentei comer carne mas não gostei muito e me senti mal sabendo que outra criatura foi morta para aquilo. Então, escolhi ser vegetariana para o resto da minha vida.
Você considera que demorou para se tornar vegana? Gostaria de ser vegana há mais tempo?
Angela: Eu escolho a comida com a qual me sinto melhor. Laticínios sempre me fizeram sentir lenta e cansada. Então retirei os produtos lácteos da minha dieta. Cabe a cada um escolher, claro. Mas, mais de 70% das pessoas são alérgica ao leite e aos produtos derivados dele sem saber disso. Sempre se sentem mal ou têm reações alérgicas.
No disco mais recente, você dedicou uma música para falar sobre a crueldade dos testes em animais, especialmente na indústria da beleza. Como foi a reação da banda quando a música "Cruelty Without Beauty" (Crueldade sem Beleza) foi sugerida para entrar no álbum?
Angela: Toda a banda é contra a crueldade contra animais, claro. E todos nós gostamos muito desta música. Estamos planejando um clipe para ela e também adicioná-la ao nosso setlist para os próximos shows neste verão.
Em turnê, é fácil conseguir comida vegana? Houve alguma vez em que os organizadores do show não sabiam o que é veganismo e ofereceram carne ou laticínios? Se sim, conte para nós como você fez para sair dessa situação.
Angela: Não, não é difícil. Eu só peço um prato com legumes cortados e uma batata assada com azeite de oliva. Uma comida bem simples que qualquer um consegue preparar. Houveram apresentações em que não puderam conseguir uma batata para mim. Então eu comi maças e cenouras o dia todo (hahaha). Eu como para viver, não vivo para comer. Durante as turnês, comida não é a coisa mais importante, contanto que eu não tenha que ficar vários dias com fome.
Você já ouviu falar sobre o que os fãs pensam sobre sua postura entusiasmada sobre os direitos dos animais?
Angela: Eu espero que nossos fãs estejam apoiando os direitos dos animais. Mesmo se você come carne, você pode escolher comprar de produtores locais e orgânicos, onde os animais tiveram uma vida mais natural e não foram maltratados e dopados com drogas, antibióticos e homônios. Você não precisa ser um vegetariano hardcore para agir com responsabilidade.
Você custuma frequentar casas de familiares e amigos? Em algum momento fica difícil explicar sobre veganismo e a situação fica um pouco tensa?
Angela: Algumas pessoas que comem carne são muito militantes e agressivas, tentando defender a indústria da carne e suas escolhas pessoais. Eu não forço meu ponto de vista a ninguém. Eu apenas explico porque escolhi ser vegana quando alguém me pergunta. Mas aí eles vão ouvir a história toda (hahaha). Os riscos para a saúde, os danos ao meio ambiente e a crueldade com os animais que estão associados ao consumo de carne… Todas as coisas que ninguém realmente gosta de ouvir e refletir sobre.
O que você mais gosta de pedir para o camarim? Quais seus pratos favoritos para antes dos shows?
Angela: Eu como bem leve antes do show. Eu peço legumes, uma batata assada e chá verde. Eu não sou uma pessoa difícil com comida.
Você custuma visitar restaurantes veganos nas cidades onde você vai?
Angela: Não, não costumo. Eu prefiro comer de forma simples durante as turnês. Como eu disse, comida não é meu foco durante a turnê. Eu fico feliz com um bom prato de salada.
Existem outras músicas como a "Cruelty Without Beauty" (Crueldade Sem Beleza) planejadas para o próximo disco?
Angela: Eu não sei… provavelmente não. Eu gostaria de abordar outras temáticas no próximo álbum. Eu mantenho isso em aberto. Depende das outras músicas que vamos compor.
Seria muito legal se você deixasse uma mensagem direta aos leitores do ViSta-se. Por que vegana ao invés de vegetariana (ovolactovegetariana)?
Angela: Os laticínios são muitas vezes cheios de hormônios e antibióticos. As vacas têm uma vida terrível, são conectadas à máquinas dia e noite, elas não podem se mover e têm inflamações graves por serem ordenhadas todo o tempo. É uma triste e longa vida que elas passam nos estábulos. E muitas pessoas são alérgicas ao leite ou intolerantes à lactose sem saber disso. Sempre sofrendo com resfriados, muco em suas vias aéreas, alergias sazonais, se sentindo lentas, tendo problemas estomacais ou problemas digestivos, etc.
A maioria das pessoas se sente muito melhor quando corta os laticínios. Tente fazer isso e veja se faz diferença. Se você se sentir melhor, corte de sua dieta. Pelo seu próprio bem e pelo bem dos animais .
Facebook: www.fb.com/angelagossowofficial
Twitter: AGossow
Site: www.angelagossow.com.
Show no Brasil
Em 25 de novembro de 2012, Angela passará por São Paulo com mais um show do Arch Enemy por aqui.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
William DuVall encara desafio do metal ao gravar com Metal Allegiance: "É preciso estar à altura"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Regis Tadeu cita banda de metal brasileira que é exemplo de gestão de carreira internacional
A única música assinada por Cazuza e Supla e que fala sobre ambos serem de família rica
Lista: 11 bandas de rock e metal que nunca fizeram um álbum tão bom quanto o primeiro


Alissa White-Gluz aponta a música do Mastodon em que o saudoso Brent Hinds brilha
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Ainda sem vocalista, Arch Enemy é anunciado como atração do Wacken Open Air 2026
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


