Ron Thal: O guitarrista contactado para integrar o Guns

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos


Entrevista exclusiva publicada originalmente nos sites Nightrain e GN'R Suicide com Ron Thal, guitarrista da banda Bumblefoot, que teria sido cogitado para integrar o Guns N'Roses a alguns meses atrás no lugar de Buckethead.

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da Spinner

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enviada por Leandro Trevizan

Nightrain - Você é um cara eclético para caralho... isso acontece naturalmente? Tem algum tipo de música que você não goste de tocar?

Ron / Meus cumprimentos, e muito obrigado pela entrevista.

Ron / É natural, eu acho. Quero dizer, eu sou do jeito que sou, não tento ser diferente ou ser sempre o mesmo, eu apenas deixo a vida acontecer sem tentar controlá-la. É como eu gosto de lidar com música, para fazer com que ela seja arte, sem corrompê-la com outras intenções. Eu acho que todos os tipos de música são divertidos de tocar - talvez não seja divertido ouvir, haha, mas é divertido de tocar.

Nightrain - Para alguém que nunca ouviu uma música do Bumblefoot, qual você sugere?

Ron / Hmm... eu sou tão ruim nisso! Eu não sei, talvez "Fly In the Batter"? Ou "Delilah"? Eu não posso decidir. São duas músicas muito diferentes. São como dois lados opostos de uma moeda, mas não existe moeda sem dois lados.

Nightrain - Quais são a sua banda e sua música preferida de todos os tempos?

Ron / De todos os tempos sempre teria que ser The Beatles, e a música é "Strawberry Fields Forever." Eu simplesmente amo o jeito que a música se constrói aos poucos em torno de si mesma - bonita, porém assombrosa. É uma das músicas que realmente mexe comigo, uma das músicas que eu não sou capaz de tirar quando começa a tocar. Eu também gosto muito do metal antigo - Manowar, Maiden, Priest, Ozzy. O Kiss foi a banda que me inspirou a virar um músico, mas os Beatles são os meus favoritos de todos os tempos.

Nightrain - Quem te inspirou a começar a tocar guitarra?

Ron / Quem me inspirou? Eddie Van Halen. A primeira vez que eu ouvi a intro de "Mean Streets", mudei o meu jeito de ver a guitarra para sempre.

Nightrain - E você inspirou alguém?

Ron / Eu inspirei alguém? Meu Deus, eu espero que sim... é, na verdade, a parte mais importante de ser um músico. Especialmente na atualidade - sempre que você assiste o noticiário, parece que o mundo é um desastre - os músicos te dão uma levantada, nós lembramos que não é tão ruim assim, nós trazemos prazer quando há dor. É isso que me motiva a fazer música. Eu não tenho o interesse em ser uma grande estrela - eu quero fazer a vida ser mais fácil para as pessoas as dando mais música. Quando eu estiver velho, quero olhar para trás na minha vida e sentir que eu fiz uma diferença positiva. Eu me certifico que posso pagar as minhas contas, tudo que eu tiver além disso eu uso para ajudar os outros. É como eu escolhi viver, não é certo ou errado, apenas *é*. Eu tento ensinar sempre que posso, é a melhor forma que eu tenho para devolver ao mundo aquilo que eu recebi através da música. Eu espero que isso inspire as pessoas a se encontrarem dentro delas mesmo e ajudar os outros.

Voodoochild - Você sabe alguma coisa sobre a música brasileira? Você gosta? Você já esteve aqui?

Ron / Infelizmente, eu nunca estive no Brasil. Eu tenho amigos aí e espero visitá-los algum dia. Até lá, eu posso ouvir as histórias de amigos que já visitaram e ouvir a música daí. A primeira vez que eu ouvi uma música brasileira foi em um filme, foi a música "Aguas De Marzo" (nota: "Águas De Março"). Eu não conseguia tirar a música da minha cabeça e fiquei um bom tempo tentando encontrar esta música novamente... Eu amo os ritmos brasileiros - Eu gravei uma demo com uma artista brasileira há alguns meses atrás. A música era maravilhosa - tradicional, meio jazz - ótimo material!

Nightrain - Você se lembra quem era a artista?

Ron / Estou embaraçado para dizer, mas eu não lembro o sobrenome dela! Seu nome era Jen, ela estava me falando sobre uma cidade no Brasil que está explodindo com arte e música, e nós fizemos uma demo com 3 músicas para trazê-la aqui, na esperança de arrumar shows. Eu acho que a família dela vive nessa cidade, não me lembro.

Nightrain - Você poderia falar sobre o seu trabalho como membro da MS Research Foundation (fundação sem fins financeiros de apoio a portadores de esclerose múltipla)?

Ron / Meu melhor amigo, Ralph Rosa, foi diagnosticado com esclerose múltipla em 1997. Pouco tempo depois deste diagnóstico, ele fundou a MS Research Foundation (http://www.msrf.org), controlada por ele, pela sua família e amigos. O dinheiro arrecadado é doado diretamente à pesquisadora Dr. Patrizia Casaccia-Bonnefil, do Rutgers' Neurobiology Lab. (a explicação sobre o trabalho que eles vêm realizando está no site http://www2.umdnj.edu/cblabweb/Research.htm). Nós juntamos dinheiro organizando jantares humorísticos. E ajudo de todas as formas que posso - pela internet, cuidando e imprimindo os livretos, fazendo a iluminação e música para os eventos, e tudo mais que posso fazer. Eu espero que, no futuro, nós possamos fazer shows, CDs para arrecadar fundos e mais.

Nightrain - Você gosta do antigo GN'R?

Ron / Sim, o "Appetite" foi um clássico. Meus amigos e eu eu tocávamos alguns covers do GN'R em bares locais - ótimo.

Nightrain - Qual é a sua música favorita do GN'R?

Ron / Hmm... "Rocket Queen", "Mr. Brownstone", "Don't Cry"... é difícil dizer, eu gosto de todo o material antigo deles... O SLASH DETONA.

Nightrain - Você já ouviu "Madagascar", "Chinese Democracy", "Rhiad and The Bedouins", "Oh My God", "Silkworms" ou "The Blues"? Gostou delas?

Ron / Eu ouvi "The Blues" e gostei muito.

Nightrain - A versão em estúdio ou ao vivo?

Ron / A versão em estúdio.

Nightrain - Você pode dizer exatamente o que aconteceu após você postar aquela mensagem no seu site? Por que você negou o convite para se juntar à banda?

Ron / Sobre aquele post... meu post não foi um press release ou um grande anúncio, apenas algo no meu site para as pessoas que me conhecem - eu nunca esperei que nenhum outro website copiasse o meu post e agisse como se fosse uma grande notícia. Especialmente sem conferir com o GN'R nem comigo. Eu estava esclarecendo falsos rumores (que eu estava *no* GN'R e que entraria em turnê com eles), com certeza não estava fazendo um grande anúncio público. Inclusive, eu mandei uma cópia daquele post aos empresários do GN'R, pensando que eles poderiam gostar que eu estivesse sendo direto e não deixasse os rumores crescerem. Ao invés disso, ele ficou puto e mudou o seu tom sobre o nosso relacionamento, negando que eu tivesse recebido uma oferta para substituir o Buckethead. Eu o lembrei de todas as conversas e e-mails, coisas que foram escritas e faladas, de como eles estavam buscando substituir o Buckethead, de que ainda poderiam haver alguns solos a serem finalizados no CD para então começar a turnê, deles perguntarem se eu poderia entrar, deles quererem que eu começasse a gravar no começo de setembro, que eu estava apenas esperando a palavra final, que poderiam haver alguns contratos a serem assinados, deles terem mencionado o salário da pessoa que eu poderia substituir... em dois meses de contato não houve nenhuma menção de que tudo seria apenas uma audição ou que eles estavam considerando alguma outra pessoa - eles me apresentaram as coisas como se eu fosse o único cara que eles queriam, e eu tinha acreditado que as pessoas que estavam propondo estes planos tinham autoridade para isso. Estava me sentindo MISLED.

Ron / Então me falaram que, se eu elogiasse o Slash ou o Velvet Revolver, isso iria ferir as minhas chances de estar na banda. Foi quando eu soube que não era pra mim. Eu esperei alguns dias para as coisas baixarem, então os contactei e agredeci, mas disse que não era o cara certo para o GN'R, e que eu estaria feliz em ajudá-los a encontrar o cara certo, e dei a eles o contato de alguns grandes guitarristas. Dois dias mais tarde, eles lançaram um press-release sugerindo que eu menti apenas para ganhar publicidade. Lançar um press-release para algo tão pouco digno de virar notícia... eles têm tempo para isso? Eu não - eu estou trabalhando em uma dúzia de álbuns como produtor, além da minha própria música. Eu faço shows, minha música está na MTV quase todo dia e eu correspondo como artista e produtor para as mesmas entidades que o GN'R. Eu não tenho o interesse de virar uma celebridade, eu estou interessado em fazer música - se eu estivesse procurando publicidade, eu estaria lançando press-releases todas as semanas sobre as coisas que eu estou envolvido, e eu teria lançado um no minuto em que o GN'R me contactou. Eu não mencionei nada sobre o GN'R por dois meses, até que pareceu que as pessoas sabiam de algo e um comentário era necessário pela minha parte - o post no meu site foi algo que dizia respeito à minha própria vida e carreira, e eu tenho a lealdade com os meus fãs para me comunicar honestamente com eles - eles merecem todo esse respeito, e muito mais. Eu apenas espero que os empresários do GN'R possam superar isso e seguir adiante.

Nightrain - É algo que eles não parecem gostar: comunicação.

Ron / Eu não sei... talvez seja por isso que aquele post tenha sido tratado como um grande problema... as pessoas estão famintas por informação, e quando eles viram algo que como uma migalha, todos pularam em cima. Os fãs querem apenas uma conexão - meu sentimento é que as bandas deveriam realizar que eles são abençoados por terem fãs que se importem tanto, e deveriam ter membros da banda que se comunicassem com os fãs. Eu sou geralmente esse cara (risos). Eu acabei de retornar de um festival de 3 dias em Moscou, fiz um show completo na última noite, mas também toquei pequenos shows de 15 minutos nos outros dias - eu gostaria de trazer pessoas da audiência para o palco para que nós pudéssemos estar mais próximos, eles poderiam estar a uma polegada de distância, alguém poderia ter puxado a parte de baixo do braço da guitarra e tocar com os próprios dedos, coisas assim. Eu não quero estar acima dos fãs, eu quero olhá-los cara a cara, como amigos, sempre que possível. É apenas o meu jeito.

Ron / Eu deveria adicionar... não houve nenhuma conversa sobre confidencialidade ou sobre assinar um contato confidencial, algo que eu fiz no passado para outras coisas. Apesar disso, eu não estaria falando com o mundo, de qualquer forma. Joe Satriani foi o primeiro a me dizer que eu poderia ser contactado pelo GN'R, ainda em julho - meu ponto é, as pessoas sabiam disso desde o começo, e logicamente as histórias poderiam evoluir, após meses...

Ron / Agora eu gostaria de esclarecer aos fãs do GNR sobre algumas confusões em sites do GNR... Eu "tentei" fazer com que a informação errada saísse do meu controle, talvez um pouco cedo demais na visão do GNR mas no momento, certo pra mim. Eu estava recebendo telefonemas e emails - você talvez não tivesse escutado os rumores ainda, mas poderia. Eu pensei que seria pior se eu não fizesse nada e deixasse pessoas falando "você soube, o GNR recrutou o Bumblefoot". Eu lamento que isso tenha causado confusão com os fãs do GNR - por isso, eu realmente sinto muito, galera.

Ron / O empresário do GN'R teve um problema comigo por eu usar o termo "entrando na banda", o que quer pra mim quer dizer o mesmo que "ser contratado" ou "substituindo Buckethead", o que FOI o que me pediam. Mas foi por isso que eu mudei as palavras no meu site, num pedido do empresário, tirando a palavra "entrando". Recentemente, eu tirei toda a info sobre o GNR na parte de novidades do meu site porque está *acabado*.

Ron / Os fãs do GNR (provavelmente a maioria) nunca ouviram falar de mim - eu nunca ouvi nenhum dos caras que estão atualmente no GNR até eu ser contactado. Eu nunca escutei rumores sobre GNR. Os fãs do GNR nunca escutaram algo sobre mim. GNR faz o seu negócio, eu faço o meu, nossos caminhos nunca se cruzaram até agora. Se fosse para me promover, eu teria postado há muito tempo em cada fórum sobre música (incluindo este aqui) e dito "Oi, eu sou XXXXX, venha conhecer minha música..." - pessoas fazem isso o tempo todo. Eu mesmo deixo um lugar no meu fórum para pessoas fazerem isso. Eu NUNCA mandei algum comunicado oficial, contactando qualquer outros sites ou algo como isso. Para as pessoas que me visitaram, eles olharam minhas novidades na página e isso teria acabado aí. A última coisa que eu jamais quis fazer foi fazer com que os fãs do GNR se sentissem violados. Para os que se sentiram assim - novamente, sinto MUITO.

Ron / Algumas pessoas pensam que eu baguncei a relação ao dizer algo sobre tudo isso. Alguns são agradecidos por ter alguém que quis se conectar e falar com os fãs. Alguns pensam que a cúpula do GNR fez tempestade num copo d'água e matou a relação. Alguns pensam que a coisa toda não foi algo demais e não merece essa atenção. Todas as respostas. Foi simplesmente falha na comunicação, no entendimento, ou eu fui desrespeitado por eles terem me feito esperar enquanto não disseram o que realmente estava acontecendo? Eu nunca saberei. Tudo que posso dizer é, eu gostaria que eu estivesse escrevendo para os fãs do GNR sob circunstâncias melhores, e eu espero que vocês me desculpem por qualquer confusão que tenha se gerado.

Ron / E só para deixar claro sobre outros rumores...

Ron / Eu não sou um membro fundador do Lynyrd Skynyrd.

Ron / Eu não sou o novo guitarrista do Loverboy.

Ron / Eu não sou o filho amado do Meatloaf com o Michael Bolton.

Ron / Eu não sou o Buckethead.

Ron / Eu não tenho um "kit vandalismo" que consiste em papel higiênico, uma garrafa d'água, saco plástico e ovos que foram esvaziando e preenchidos com tinta em uma mala com um grande "v" escrito, escondida ao lado da piscina da minha mãe quando eu tinha 12 anos.

Ron / Eu não estou entrando no Rush.

Ron / Eu espero ter esclarecido TUDO com TODO MUNDO e que nós possamos seguir em frente e olhar para todas as boas coisas que o GNR irá trazer em seu caminho.

Nightrain - O que você pensa do Axl, depois de toda essa história com o GN'R?

Ron / Eu não tenho nada além de respeito pelo Axl e seus companheiros. Os planos nunca foram longe o suficiente para que houvesse alguma interação entre o Axl e eu. Se nós tivéssemos nos falado alguma vez, eu o teria aceitado como ele é, e esperaria que ele fizesse o mesmo.

Nightrain - Então é isso... quais são os seus planos para o futuro? Algum lançamento do Bumblefoot chegando em breve?

Ron / A próxima coisa é um DVD instrumental de guitarra, talvez alguns DVDs ao vivo. As pessoas tem leiloado bootlegs de shows meus no Ebay, então eu acho que lançar DVDs vai ser algo que as pessoas vão querer e gostar. Produzir é a minha grande paixão, então eu continuarei fazendo isso, assim como fazer participações como guitarrista para as pessoas. Se tudo correr bem, e deverei ter um novo álbum lançado no próximo ano.

Ron / Até lá, MUITO OBRIGADO pelo previlégio de falar com os leitores no Brasil - é um prazer falar com vocês!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Bumblefoot"


GNR: às vezes parecíamos amigos, às vezes parecíamos inimigos, diz BumblefootGNR
"às vezes parecíamos amigos, às vezes parecíamos inimigos", diz Bumblefoot

Guns N' Roses: Bumblefoot diz não se arrepender pelo período na bandaGuns N' Roses
Bumblefoot diz não se arrepender pelo período na banda


Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner


adClio336|adClio336