Timo Kotipelto: Entrevista exclusiva com o ex-vocalista do Stratovarius

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

Por Rafael Carnovale

O Stratovarius é passado para o vocalista Timo Kotipelto. Seu segundo cd, "Reasons" vem obtendo boa repercussão em vários países e Timo agora se concentra na divulgação do mesmo, com uma nova banda, mas ainda ligado ao Stratovarius, já que inclui em seu repertório algumas músicas da banda (atitude bem normal, já que ele as cantou por anos). Após uma mal-sucedida tentativa de vir ao Brasil para divulgar seu primeiro cd solo, agora Timo Kotipelto virá em definitivo para uma participação no "ROCK THE PLANET" Festival, a se realizar em São Paulo no dia 02 de outubro. Aproveitamos a deixa e batemos um papo com o vocalista, que se mostrou curto e direto em alguns momentos, e deixou bem claro que sobre sua ex-banda ele não fala mais (apesar de achar uma atitude arrogante por parte do vocalista, é seu direito e deve ser respeitado). Confira como foi o bate papo:

Obs: Esta entrevista foi feita antes do anúncio de que Jens Johansson (teclado do Stratovarius) fosse anunciado como membro da banda de Kotipelto para a turnê sul-americana, logo não falamos sobre o assunto.



WHIPLASH - Olá Timo. Agora você está excursionando com sua banda solo e finalmente vindo ao Brasil para shows. Anteriormente uma outra turnê foi agendada (para seu primeiro disco solo "Waiting for the Dawn"), mas os shows foram cancelados. O que aconteceu?

TIMO KOTIPELTO / Realmente não sei. Queria muito vir, mas repentinamente 2 semanas antes do primeiro show meu empresário me disse que o promotor cancelou a turnê. Fiquei muito chateado, logo quero muito fazer os shows agora!

WHIPLASH - "Coldness" não é um álbum conceitual como "Waiting for the Dawn" , mas um clima melancólico se faz presente em várias músicas ,como em "Coldness in My Mind". O que você diria sobre este fato?

TIMO KOTIPELTO / É verdade. Desta vez eu queria apenas escrever sobre meus sentimentos, e de fato não me sentia muito bem no final de 2003 e no início de 2004, e isso acabou se refletindo no resultado final.

WHIPLASH - Você começou a trabalhar neste cd quando ainda estava no Stratovarius. Até que ponto você acha que toda a turbulência ocorrida na banda (que culminou com a saída de Timo e de Jorg Michael) influiu no resultado final de "Coldness"?

TIMO KOTIPELTO / Alguns eventos influíram definitivamente, é o que posso dizer.

WHIPLASH - Me lembro que você e Jorg (Michael, ex-baterista) vieram ao Brasil para uma série de entrevistas, na qual se falou muito de problemas internos no Stratovarius durante a turnê de "Destiny". Na época vocês afirmaram que tudo estava resolvido, e que a banda estava em grande fase. "Elements" foi lançado e tudo parece ter voltado a escuridão. O que realmente aconteceu?

TIMO KOTIPELTO / Não quero voltar a esses tempos. Vamos apenas dizer que Mr. Tolkki (guitarrista e líder da banda) tem alguns problemas mentais graves.

WHIPLASH - Você manteve o "line-up" em seu segundo disco solo, apesar da dificuldade assumida de gravar com todos os músicos, devido ao fato de parte deles morar em vários países. Você nunca pensou em montar uma banda fixa, ao vivo e em estúdio?

TIMO KOTIPELTO / Não são todos os mesmos músicos, a maioria apenas. Estou tentanto montar uma banda para o próximo álbum. Pode ser que esta que vai excursionar comigo também seja mantida para as gravações.

WHIPLASH - "Reasons" é uma das melhores músicas que você já escreveu e cantou. Considerando que os músicos que o acompanharam em estúdio têm uma formação mais próxima ao heavy tradicional e ao prog-metal, foi fácil trabalhar um som mais "hard" e comercial?

TIMO KOTIPELTO / Os caras são muito bons e eles podem tocar qualquer coisa que eu escrever. "Reasons" é uma música rock ou uma música heavy-rock. Você decide...

WHIPLASH - Você montou um "line-up" diferente para os shows que vêm executando. Podemos considerá-los como sua banda fixa?

TIMO KOTIPELTO / É o que quero fazer.

WHIPLASH - Como estão sendo os shows até agora? O que você pode adiantar sobre o "set-list"?

TIMO KOTIPELTO / Muito legais. Tocamos algumas músicas do Strato e faremos o mesmo na turnê sul-americana. Venha e confira...

WHIPLASH - Você participou de um show com uma banda tributo ao Iron Maiden. Como foi essa experiência para você. O que achou do novo cd da Donzela, "Dance of Death"?

TIMO KOTIPELTO / Ainda não ouvi o novo cd, não posso comentar. Adoro o antigo material do Maiden, logo foi muito legal cantar estas músicas.

WHIPLASH - Timo... infelizmente não há como deixar de perguntar sobre o Stratovarius. Como está a situação da banda. Tolkki disse que encontrou Jesus, foi hospitalizado e agora quer voltar com a formação que incluía você e Jorg (demitidos). Como vai o relacionamento com ele, e como foram os últimos shows com a banda?

TIMO KOTIPELTO / Sem comentários.

WHIPLASH - O que você poderia dizer sobre o show no festival Piorno Rock (Espanha), quando Tolkki foi atacado por um fã e a performance da banda foi muito criticada?

TIMO KOTIPELTO / Não quero falar novamente deste assunto.

WHIPLASH - Passando para os shows brasileiros, qual é a sua expectativa? Há algo planejado para o show de São Paulo, já que você estará num mini-festival com Edguy e as bandas brasileiras Shaman e Viper?

TIMO KOTIPELTO / Espero que a galera venha em peso e cante bem alto comigo. Acho que vai ser muito bom.

WHIPLASH - Timo, obrigado pela entrevista. Este espaço é seu para deixar uma mensagem paras os fãs que visitam o WHIPLASH! Rocksite. Muito obrigado.

TIMO KOTIPELTO / "DENADA!!!". Obrigado por me apoiarem todos estes anos, e espero vê-los no Brasil muito em breve!!


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Stratovarius"


Timo Tolkki: surtando no Facebook com a filha contra brasileiros?Timo Tolkki
Surtando no Facebook com a filha contra brasileiros?

Capas Ridículas: LaWeekly elege as piores de Metal de 2013Capas Ridículas
LaWeekly elege as piores de Metal de 2013


Fotos de Infância: Skid RowFotos de Infância
Skid Row

Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguaisSemelhança
Vocalistas de rock com vozes quase iguais


adClio336|adClio336