David Chastain - Entrevista exclusiva com o guitarrista.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

David T. Chastain sempre foi um músico bastante ocupado com várias bandas, como CJSS, Spikes, Chastain, além de ter lançado vários discos solo. Atualmente ele tem mais dois projetos, Southern Gentleman e Zanister, além de uma possível reunião do legendário CJSS. E é sobre tudo isso e muito mais que David T. Chastain fala nessa entrevista ao Whiplash! Entrevista concedida a Mário Del Nunzio. Tradução: Mário Del Nunzio.

Duff McKagan: se arrependendo de Duff Beer dos SimpsonsHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! / Nesses anos todos, você teve muitos projetos, como CJSS, Chastain, discos solo, um disco com Michael Harris, etc. O que te deu mais prazer fazendo e qual teve mais sucesso comercial?

David T. Chastain / Provavelmente o que vendeu mais no mundo inteiro foi o "Instrumental Variations". Entretanto, em cada país é uma história diferente. O meu favorito pessoal provavelmente é "Next Planet Please". Mas eu prefiro tocar ao vivo com o Chastain ou CJSS. É mais fácil tocar ao vivo com vocais e mais agradável.

Whiplash! / Ano passado você lançou um disco que difere bastante do resto de seus discos, "Acoustic Visions". Como você teve a idéia de gravar um disco só com um violão e o resultado final satisfez você?

Chastain / As pessoas sempre comentavam o quanto gostavam das peças acústicas nos mes CDs, então sempre pensei em fazer um disco inteiro acústico. Um mês, em 98, só toquei violão por aproximadamente um mês, e pensei que estava criando algumas músicas bastante originais e interessantes, então decidi gravar um CD. Estou bastante feliz com os resultados. Claro que, como é um disco ao vivo, há mais erros que eu gostaria, mas é muito bom pelo que é.

Whiplash! / Muitos de seus discos mais antigos estão agora fora de catálogo e são bastante difíceis de serem achados. Há planos de relançá-los?

Chastain / "The Voice Of The Cult" acabou de ser relançado, depois de ter sido remasterizado e e re-embalado. Nós acabamos de pegar de volta os direitos de "Within The Heat" e os discos com a Leather [Leone, cantava no Chastain]. Nós atualmente estamos fazendo o mesmo processo feito com o "Voice Of The Cult" nos dois discos do CJSS, que serão lançados em um CD. Então, a resposta é sim, nós estamos relançando vários títulos antigos.

Whiplash! / Falando sobre a banda Chastain, como você compararia Leather Leone a Kate French?

Chastain / São duas grandes cantoras. Leather é um pouco mais profissional e Kate um pouco mais criativa. Leather tentou ser mais potente e Kate tem a imagem sexy.

Whiplash! / Nos anos 80 a banda Chastain lançava em média um disco por ano, a partir de 1985, mas depois que Leather saiu da banda vocês ficaram 5 anos sem lançar um disco. Por que tanto tempo? E por que Leather Leone saiu da banda?

Chastain / Leather nunca deixou a banda. Nós apenas não gravamos de novo. Foi minha escolha achar um cantor homem para um novo projeto mas nunca achei um. Em 94 decidi fazer os vocais e até fiz uma tour no México fazendo vocal. Uma semana depois encontrei Kate e a trouxe para minha casa por algumas semanas e nós trabalhamos muito bem juntos e decidimos gravar algo.

Whiplash! / Como foi seu primeiro contato com Kate French? Você primeiro se impressionou com sua voz ou com alguma outra coisa?

Chastain / Eu a encontrei no Foundations Forum em Los Angeles em 1994. Ela me deu uma demo tape e eu fui para minha sala escutar e fiquei impressionado. Naquele momento, já sabia que ela era bonita, mas essa não era a razão principal. Eu sabia que se trabalhasse com ela nunca poderia estar envolvido romatincamente, não funcionaria. É verdade que ela aparece muito bem em fotografias. Num disco de um dos meus projetos, Southern Gentleman, ela está na capa. [Podem ver essa capa em http://www.leviathanrecords.com].

Whiplash! / Kate French é uma das mulheres mais bonitas no Heavy Metal/ Hard Rock. Você acha que isso pode atrair mais pessoas a escutar a banda? Ou você acha que ainda há pessoas com preconceitos contra mulheres no Heavy Metal?

Chastain / Nos EUA houve uma certa descrença na banda devido à sua beleza. Alguns órgãos da imprensa chamaram-na de bibelô loiro. Nunca deram uma chance a ela. Acharam-na mto bonita e sexy para que pudesse cantar. Estavam tristemente enganados. O resto mundo aceitou ela como talentosa e sexy!

Whiplash! / Quando você planeja lançar um novo disco do Chastain?

Chastain / Nós sempre estamos trabalhando em material novo, mas só o tempo dirá quando algo estará disponível para o público.

Whiplash! / Você tem um novo projeto influenciado pela música dos anos 70, chamado Souther Gentleman, certo? Quando vocês vão gravar? Por favor, nos fale mais sobre ele.

Chastain / Nós já acabamos de gravar o CD. Ele se chama "Exotic Dancer Blues" e nós estamos atualmente divulgando a banda. Há alguns MP3 em http://www.leviathanrecords.com/bds.htm , se alguém quiser escutar algo da banda. Heavy Metal Blues Hard Rock!

Whiplash! / Eu ouvi falar de um outro projeto seu, uma banda de heavy metal tradicional, com Michael Harris tocando também. Eu li você dizendo que a banda seria como "um HammerFall mais complexo e mais bem tocado". É verdade? Quando vão gravar um disco? Por favor, comente sobre isso.

Chastain / O nome da banda é Zanister e o disco também já foi terminado e está sendo divulgado. Você pode ter mais informações em http://www.leviathanrecords.com. É uma banda com bastante futuro e provavelmente estará nas lojas logo!

Whiplash! / Você sempre foi um "músico cult", nunca teve muito sucesso comercial mas sempre teve verdadeiros fãs no mundo. Você está satisfeito com essa condição?

Chastain / Nós temos tido mais sucesso do que alguns imaginariam. Em um ano eu vendo mais de 100.000 discos no mundo. Os anos 90 têm sido mais difíceis para a maioria das pessoas no Metal e nós não fomos uma exceção. Com isso dito, tenho que dizer que faço música por arte, não por dinheiro.

Whiplash! / Ainda falando sobre isso, quando você começou a lançar discos, no meio dos anos 80, havia meio que uma explosão de guitarristas virtuosos, como todo o cast da Shrapnel. Muitos deles entraram em bandas mais comerciais e/ou famosas, como Jason Becker entrando na Dave Lee Roth band, Paul Gilbert com Mr. Big, Marty Friedman com Megadeth, Steve Vai com Whitesnake, etc. Você teve alguma oportunidade como essas?

Chastain / No fim dos anos 80 me ofereceram empregos ou audições em bandas bem mais comerciais mas não estava interessado. Nunca quis ser famoso. Eu tenho pena de pessoas como Michael Jordan que nunca poderão ir a qualquer lugar privadamente pelo resto de suas vidas. A única coisa na qual fiquei realmente interessado era em substituir Adrian Smith no Iron Maiden, mas eles já tinham alguém para fazer isso.

Whiplash! / Eu me lembro de ter lido numa Guitar Magazine de uns 10 anos atrás uma reportagem dizendo algo como "David T. Chastain - The American Yngwie" [N. do R. - "David T. Chastain - o Yngwie americano", se referindo ao guitarrista sueco Yngwie Malmsteen]. O que você acha desse tipo de comparação?

Chastain / Totalmente inexata. Eles pensavam isso somente porque alguém tocava rápido. Na verdade, ele vem de um background mais clássico e eu de um mais voltado para o fusion. E sua música nunca é tão pesada quanto as coisas do Chastain. Com isso dito, acho ele um grande guitarrista.

Whiplash! / Sobre seus discos solo... seus primeiros álbuns, como "Instrumental Variations" são mais clássicos e mais metal do que algumas coisas que você fez depois, como "Next Planet Please", que é bem fusion, e o seu último álbum que é inteiro acústico. Você pretende continuar com essa diversidade em seus discos solo? Tem planos para um novo disco?

Chastain / Gosto de coisas diferentes e nunca tenho certeza do que estará por vir. Havia planos para um "Instrumental Variations 2K", mas, nunca se sabe. Foi lançado no Japão um CD de um de meus projetos, The Cincinnati Improvisational Group, que tem o meu melhor trabalho nos solos. É basicamente uma forma livre de jam tocando Metal.

Whiplash! / Se você tivesse que escolher um disco de sua carreira para mostrar seu trabalho a alguém que nunca tivesse ouvido nada seu, qual seria? Por quê?

Chastain / Provavelmente "Movement Thru Time", pois é uma coletânea. Claro que essa é uma fácil saída. Se tivesse que ser um álbum, seria "Elegant Seduction" para as coisas instrumentais, pois ele tem um pouco de tudo. "In Dementia" seria o disco do Chastain.

Whiplash! / Eu escutei sobre uma reunião do CJSS. É verdade? É apenas por alguns shows ou vocês planejam gravar novamente?

Chastain / CJSS nunca oficialmente acabou, nós só paramos de fazer música juntos. Pelo que sei, essa reunião é só uma vez um fim de semana. Nós estávamos pensando em fazer uma gravação ao vivo mas os selos com os quais conversamos disseram que um disco ao vivo não seria bom, talvez um novo disco de estúdio. Entretanto, nada está planejado sobre isso, mas nunca se sabe.

Whiplash! / Falando de reuniões, recentemente estão ocorrendo várias reuniões na cena Heavy Metal, como as de Metal Church, Armored Saint, Black Sabbath, Iron Maiden com Bruce Dickinson e Adrian Smith. O que você acha disso?

Chastain / Sobre o Maiden, é uma ótima idéia. Eles nunca foram os mesmos desde que Adrian Smith saiu. Acho que as reuniões de algumas bandas são boas idéias, mas de outras, como Black Sabbath, são só pra fazer dinheiro rápido.

Whiplash! / O que você tem escutado recentemente? E, você poderia nos dizer alguns de seus discos favoritos de todos os tempos?

Chastain / Não tenho muito tempo para escutar outras coisas de metal. Os novos do Angel Dust, Vanden Plas e Gamma Ray, "Powerplant", são ótimos. Eu normalmente passo meu tempo escutando todos os artistas da Leviathan Records. Sobre meus favoritos de todos os tempos, posso dizer que "Somewhere In Time" e "Seventh Son" do Iron Maiden, "Heaven And Hell" do Black Sabbath, "Let There Be Rock" do AC/DC, o primeir do Van Halen, os discos do Ozzy com Randy Rhoads, Metallica com Cliff Burton, Scorpions com Uli Roth são todos clássicos na minha cabeça.

Whiplash! / Com quantos anos você começou a tocar? Há algum artista ou disco que tenha sido importante no seu começo?

Chastain / Sempre houve uma guitarra em casa, que eu me lembre. Os primeiros do Sabbath, Zeppelin, Hendrix foram grandes influências no começo. Aí a Mahavishnu Orchestra me atingiu.

Whiplash! / O que você acha da cena de Heavy Metal, Hard Rock e música instrumental nos EUA atualmente? O que você acha de bandas que misturam Techno com Metal? E o que você acha de bandas como Korn, Deftones, etc?

Chastain / A cena nos EUA não tem sido boa nos anos 90, mas eu acho que vai mudar em menos de um ano. Gravadoras major tem assinado várias bandas de metal dos anos 80, como Judas Priest, Whitesnake, Great White e outros. A MTV supostamente estará trazendo de volta o Headbangers Ball ou algo similar. Não sou fã de metal "bastardo", como industrial, techno e rap metal. no, rap and industrial metal.

Whiplash! / Se você tivesse que escolher uma "banda dos sonhos" pra tocar com você, como seria ela?

Chastain / Bateria / Scott Travis ou Deen Castronovo; Baixo - Steve Harris; outra guitarra - Michael Harris; vocais - eu, se pudesse aguentar. Assim não teria que aguentar um vocalista 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se não pudesse, provavelmente Shania Twain!!

Whiplash! / Uma curiosidade, o que o "T." em David T. Chastain significa?

Chastain / Taylor. Acredite ou não, há outro guitarrista nos EUA que tem uma David Chastain band!! Por isso coloca a inicial T. Nunca tive ninguém vindo a mim e pensando que fosse ele, mas ele diz que pessoas vão nos lugares que ele toca e levam meus CDs para ele autografar...

Whiplash! / Depois que "In Dementia" foi lançado eu ouvi rumores que você tocaria no Brasil pela primeira vez, mas nada aconteceu. Há planos de você tocar no Brasil algum dia?

Chastain / Daria qualquer coisa pra tocar no Brasil. Diga a qualquer promotor que você conhecer para nos levar aí!!!

Whiplash! / Por favor, diga-nos mais sobre a Leviathan Records... Você escolhe as bandas para a gravadora apenas pelo seu gosto? Faça alguns comentários sobre algumas bandas do selo.

Chastain / Nos últimos anos só bandas que eu pessoalmente gostam assinam com a Leviathan. Nos primeiros dias não tinha tanto poder. Não posso trabalhar com uma banda da qual não goste da música, não interessando quanto dinheiro pudesse ganhar. Não assinaria com o Nirvana se eles batessem na minha porta hoje. Alguns comentários sobre as bandas... 0 Kenziner - Jarno é um grande compositor. Como um Mozart moderno. Eles estão gravando um novo disco agora, enquanto falamos. O vocal Stephen Fredrick é ótimo e tem feeling. Joe Stump - Melhor que Yngwie Malmsteen nesse estilo de música. Infelizmente para Joe, Yngwie fez isso primeiro. Entretanto, Joe está gravando um novo disco com vocal e talvez ele possa estourar com ele. Event - ótima banda. O que me excitou sobre ela é que eles pareciam bastante com UK. Fiquei impressionado quando eles disseram que nunca tinham escutado a banda. Quando mandei para eles algo do UK eles disseram, "esses caras soam como a gente!". Arch Rival - Michael Harris e a banda são uma grande banda comercial de Hard Rock/ Heavy Metal. Masi - Alex [Masi] acabou um novo CD chamado "In The Name of Bach", que tem ele fazendo arranjos de obras de Bach. Será lançado no Japão em julho. Bastante interessante!

Whiplash! / Por favor, comente sobre esses virtuosos da guitarra dos anos 80.

Whiplash! / Yngwie J. Malmsteen.

Chastain / Não é o melhor compositor. Fala antes de pensar. Poderia ser grande mas arruinou sua carreira com seus comentários.

Whiplash! / Jason Becker.

Chastain / Sua composição "Air" é uma das minhas músicas favoritas.

Whiplash! / Paul Gilbert.

Chastain / No Racer X era ótimo. Infelizmente ele se vendeu. Talvez um dia ele volte a fazer as coisas de modo certo e volte a ser o que era.

Whiplash! / Greg Howe.

Chastain / Ótimo guitarrista, mas não sou familiar com a maioria de suas coisas.

Whiplash! / Tony MacAlpine.

Chastain / Gost bastante de seus primeiros trabalhos. Não escutei muito de seus discos mais novos.

Whiplash! / Por favor, deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros.

Chastain / Mantenham a fé e levantem a bandeira e tragam o Chastain para o Brasil para alguns shows!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção Entrevistas

Duff McKagan: se arrependendo de Duff Beer dos SimpsonsDuff McKagan
Se arrependendo de Duff Beer dos Simpsons

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1990


adClio336|adClio336