Savatage - Entrevista exclusiva com o guitarrista Chris Caffery.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar Correções  


Em entrevista exclusiva, Chris Caffery, guitarrista do Savatage, fala sobre o novo álbum da banda, a morte de Criss Oliva, suas influências e seus planos e projetos para o futuro.

publicidade

Entrevista Concedida à Thiago Corrêa. Perguntas: Thiago J. Z. Martins, Allan Lopes e André Toral. Tradução: Fábio Trovão.

Whiplash! / Como ficou seu relacionamento com a banda entre a sua saída e seu retorno para Dead Winter Dead?

Chris Caffery / Jon e eu começamos a trabalhar juntos logo depois da turnê Streets. Aí nasceu o Doctor Butcher....em muito Jack Daniels! Eu parei de trabalhar com meu irmão e ele c/ o dele. Nunca houve um período que eu não estive em contato com os caras do Savatage durante período entre 1991 e 1995.

publicidade

Whiplash! / Qual foi sua reação depois de saber sobre a morte de Criss Oliva?

Chris Caffery / Eu fiquei devastado. Nós tínhamos conversado pessoalmente uma semana antes. Suas últimas palavras foram "Eu te adoro, por favor toma conta do meu irmão pra mim...."

Whiplash! / Ele teve alguma influência no seu estilo como guitarrista?

Chris Caffery / Muita...Eu aprendi muito dele, ele se tornara meu mentor.

publicidade

Whiplash! / Hoje você tem que tocar quase todos os solos do Criss Oliva ao vivo. Isto é algo que você quer ou simplesmente algo que os caras da banda decidiram?

Chris Caffery / Eu exigi isso! Eu devo isso a ele para ele ver que os solos deles têm o respeito que eles merecem. Alex fez um ótimo trabalho no Handful....ao vivo ele tocava Alex no material antigo....isso realmente chateava a mim e a muitos fãs. Eu decidi fazer diferente homenagear o Criss.

publicidade

Whiplash! / Qual a principal razão para você estar de novo no Savatage? Estar no Dr.Butcher com o Jon Oliva teve alguma influência na sua volta?

Chris Caffery / Teve, Jon estava ficando mais envolvido e ele me queria de volta com ele. Aconteceu naturalmente. Eu acho que eu não estaria mentalmente pronto para voltar na época do Handful Of Rain.

Whiplash! / Como está indo o projeto c/ Mike Terrana e Henne Basse, Metallium?

publicidade

Chris Caffery / Eu acabei de voltar da co-produção do álbum. MATADOR! Eu toquei muitas guitarras e escrevi algum material também. Eu adorei! Muito pesado! Henne é demais! Mike também!

Whiplash! / Quando o cd será lançado e qual o estilo de música da banda?

Chris Caffery / O cd deve sair em Junho. O estilo é Millenium Metal! Alto, Rápido, Pesado! Ano 2000! Eu posso tocar ao vivo c/ eles se tiver chance.

publicidade

Whiplash! / Como surgiu a oportunidade de participar do Tributo ao Accept?

Chris Caffery / Eu excursionei c/ Mike Terrana e John West - Artension... em Outubro. O promotor também era o baixista do Metalium. Nós fizemos uma boa amizade e ele me chamou para tocar.

Whiplash! / Como você se sente trabalhando no Projeto Trans-Siberian Orchestra?

Chris Caffery / É um grande sucesso e isso é ótimo p/ todos nós. Eu escrevi um pouco no novo, a música é muito desafiante.

publicidade

Whiplash! / Isso é uma coisa que você realmente gosta ou está fazendo apenas para colaborar com os outros caras da banda?

Chris Caffery / Eu gosto da música.... A banda faz e o projeto foi lançado com uma música do Savatage. Algumas vezes é difícil equilibrar o tempo inteligentemente. Isso é a única coisa com que eu tenho problema.... NÓS ESTAMOS MUITO OCUPADOS! Esse é um bom problema, porém, alguma coisa acaba tendo que esperar pelas outras. Paul On'Neill evita que fiquemos loucos... Nós não poderíamos fazer isso sem ele.

Whiplash! / Qual era o estilo da banda que você tocava antes de entrar no Savatage, Heaven?

Chris Caffery / Era bem parecido c/ AC/DC.

Whiplash! / Como você se sentiu quando teve que sair para entrar no Savatage?

Chris Caffery / Aquela banda estava acabando... Paul produzia as duas e a mudança foi fácil.

Whiplash! / Porque o projeto que você fez com seu irmão (The Caffery Brothers Band/Witch Doctor) não sobreviveu? Qual era o estilo da banda?

Chris Caffery / Eu acho que se eu tivesse ficado no Savatage e feito Witchdoctor paralelamente ele teria funcionado melhor. Havia muita pressão em mim naquela época para que as coisas fossem feitas rápidamente. Meu irmão e eu estávamos crescendo separadamente musicalmente. Eu queria tocar mais rápido, ele queria tocar mais tipo Black Crowes. Inicialmente era uma banda com um som Metal Clássico...depois ficou mais Rock... teve dois cantores diferentes. Foi uma grande banda. Apenas precisava de uma melhor época e direcionamento.

Whiplash! / Como surgiu a oportunidade de entrar no Dr.Butcher?

Chris Caffery / Nós iniciamos juntos.

Whiplash! / Há algum plano de lançar algo dessa banda no futuro?

Chris Caffery / Espero que sim!

Whiplash! / Quais são suas principais influências como guitarrista?

Chris Caffery / Michael Schenker, Tony Iommi, Richie Blackmore, Randy Rhoads, Criss Oliva, Uli Roth, Ace!

Whiplash! / Quais suas bandas favoritas?

Chris Caffery / Priest, Maiden, Sabbath, Dio, Accept, Kiss, Rush, Whitesnake antigo, Ted Nugent, Deep Purple. Eu era um "Metaleiro" quando garoto!

Whiplash! / Qual estilo do Savatage você mais gosta? Os antigos tradicionais ou as Óperas Rock de hoje?

Chris Caffery / Eu pessoalmente gosto do estilo Mountain King para tocar ao vivo. É mais agressivo. Eu gosto de ouvir ambos em momentos diferentes. Eu espero que nós possamos juntar os dois mundos um pouco mais neste novo cd. Eu sou sempre mais fã do material mais pesado!

Whiplash! / Qual a sua música preferida do Savatage? Porque?

Chris Caffery / Mountain King! Porque? Porque ela é demais!

Whiplash! / Savatage é da mesma era de Manowar, Overkill, Metal Church, etc. Nos EUA o Heavy Metal está um pouco fraco hoje, mas muitas bandas estão voltando agora. Você acha que a cena Heavy Metal está crescendo hoje?

Chris Caffery / Em muitos lugares sim! Europa e América do Sul especialmente.... Nos EUA.... logo, eu espero!

Whiplash! / Qual o seu Álbum do Savatage favorito? Porque?

Chris Caffery / Ghost In The Ruins/Final Bell... Ele foi gravado na primeira Turnê que eu realmente toquei numa banda. Eu cresci naquela turnê, foi a maior diversão que eu já tive! Aquele álbum me leva de volta àqueles dias toda vez que eu o ouço.

Whiplash! / Neste momento, você está somente trabalhando c/ o Savatage ou tem planos de algum outro projeto? Qual?

Chris Caffery / Neste momento estamos escrevendo Savatage e gravando Trans-Siberian Orchestra. Eu devo excursionar com Metalium se eu puder. Espero que o Butcher grave de novo algum dia!

Whiplash! / Como é o relacionamento entre você e os outros caras do Savatage?

Chris Caffery / Ótimo. Jon e eu dividimos um apartamento em Nova York. Al (Pitrelli) e eu estamos ficando muito mais próximos. Eu vejo muito Jeff, ele mora em Nova York. Johnny é um dos meus melhores amigos e Zak é meu companheiro de quarto na estrada....

Whiplash! / Em 1998 Savatage veio ao Brasil duas vezes. Eu estava lendo seu diário da turnê na Home Page oficial do Savatage, e analizando o que vocês escreveram, eu acho que vocês gostam do nosso país (Eu ri demais lendo sobre "belas bundas reinam no Mountain King Bar"...). Quais são suas melhores recordações do Brasil?

Chris Caffery / No show do Monsters of Rock, vocês pareciam como se estivessem em casa, todos vocês estavam excitados e felizes. Eu amei os fãs, eles foram demais. Eu conheci algumas pessoas muito legais. Eu queria ter tido mais tempo para ver o país fora do trabalho! Eu não tive tempo de passear!

Whiplash! / Vocês têm planos de voltar aqui esse ano?

Chris Caffery / Nós voltaremos na próxima tunrê....ou 1999 ou 2000! Eu mal posso esperar!

Whiplash! / Quais as principais diferenças entre seu público na América do Sul, Estados Unidos, Japão e Europa?

Chris Caffery / América do Sul é bem parecido c/ a Grécia... Muito fanáticos, os melhores fãs no mundo! No Japão os fãs são legais, apenas um pouco diferentes. Eles não são tão loucos durante as músicas e eles gostam de ficar quietos entre as músicas p/ ouvir o que você diz. Eles são muito respeitosos e educados. Os EUA costumavam ser incríveis no final dos anos 80 e início dos 90. Agora o público está um pouco confuso... um monte de antigos fãs de Metal e um monte de garotos putos que não sabem o que eles gostam! O resto da Europa é como os EUA costumavam ser. Um ótimo lugar para o Metal! Eu adoro todos eles nos seus próprios modos. Eu me sinto afortunado de poder tocar para todos os 4!

Whiplash! / O que você pensa sobre essa invasão de bandas de Heavy Melódico/Progrssivo que está ocorrendo hoje?

Chris Caffery / Sempre houveram bandas progressivas.... Eu gosto de muitas delas. Agora apenas existem mais bandas de Metal Progressivo. Eu tive ELP, Yes, Rush... Agora existem um monte de bandas de Metal com esse tipo de som. Eu gosto de toda música se ela foi verdadeira e real!

Whiplash! / O que você acha dessa "onda" de "Metal Adidas" nos EUA?

Chris Caffery / Eu tento não pensar nisso!

Whiplash! / O que você acha das reuniões que estão acontecendo no cenário Metal (Black Sabbath, Iron Maiden, Twisted Sister, etc.)? Você acha isso bom pro Heavy Metal?

Chris Caffery / Muito mesmo! Eu espero excursionar c/ um deles!

Whiplash! / Você poderia mandar uma mensagem para seus fãs brasileiros?

Chris Caffery / Eu sinto saudades de vocês! Eu espero vê-los brevemente! Obrigado pelo incrível suporte e eu guardo sempre um lugar muito especial para vocês no meu coração! Obrigado!

publicidade


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin