Em 01/06/1947: Nasce Ron Wood (Rolling Stones)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jeferson Oliveira e Marcos Magalhães, Fonte: Rolling Stones Brasil
Enviar correções  |  Ver Acessos

Em 1º de junho de 1947 nascia Ronald David Wood, em Hillingdon, Middlesex. Parte de uma família de artistas, com Ronald não seria diferente, percebendo que o garoto já era talentoso, seus irmãos mais velhos, Ted e Art, compraram para ele um violão, e algum tempo mais tarde, com 14 anos de idade, Wood já tinha sua primeira guitarra. Os irmãos mais velhos eram designers gráficos, o que também seria passado para Ron de certa forma, afinal, posteriormente o jovem músico se tornaria pintor e escultor. Mas o que falava mais alto era a carreira musical, tanto que o fez abandonar os estudos artísticos e embarcar em uma turnê com os Birds em 1964, ele estava longe da Ealing Art College, mas tinha um contrato com a DECCA, o que infelizmente não era garantia de um alto faturamento, pois os singles dos Birds não foram grandes sucessos, resultando na saída de Wood da banda.

Rolling Stones: 5 vezes em que a banda se posicionou politicamente em suas músicasMassacration: saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"

A carreira de Woody realmente decolou no ano de 1967, quando integrou o Jeff Beck Group, onde não tocou guitarra como nos Birds, mas sim, baixo. Mas o futuro Rolling Stone gravou apenas dois discos com a banda de Jeff Beck, "Truth" de 1968 e "Beck-Ola" de 1969, e mesmo com as diversas turnês do músico com o grupo, as tensões entre os integrantes resultaram mais uma vez em uma baixa na carreira de Ronnie Wood, o que o levaria para a banda mod Creation, em uma formação que também não duraria muito. Ainda em 1969, Wood gravaria o primeiro álbum solo de Rod Stewart, o "An Old Raincoat Won't Ever Let You Down", e no mesmo ano, com a saída de Steve Marriott do Small Faces, Ron - de volta ao trabalho como guitarrista - e Stewart iniciaram os trabalhos com Ronnie Lane, Ian McLagan, Kenney Jones, Kim Gardner e o irmão de Ronnie, Art Wood. Aquela primeira grande formação se chamava Quiet Melon, mas após a saída de Kim e Art, a banda foi batizada simplesmente de Faces, o primeiro grupo de grande sucesso de Ronnie Wood como guitarrista. Em março de 1970 era lançado o álbum "First Step" o primeiro dos quatro discos de estúdio do grupo, mas com o iminente sucesso da carreira solo de Rod, a banda parecia já prever seu fim, mesmo com o vocalista já tendo uma discografia à parte.

Em 1973, enquanto trabalhavam no primeiro álbum solo de Ronnie, a demo da canção "It's Only Rock And Roll" foi gravada no "The Wick", estúdio da casa de Wood, após terem trabalhado em "I Can Feel the Fire" que faz parte de "I've Got My Own Album To Do". A gravação foi feita no início de dezembro, com David Bowie e Ronnie nos vocais de apoio, Willie Weeks no baixo e Kenney Jones na bateria, era o embrião da carreira de Woody com os Stones. Em dezembro de 1974, era a vez de Ronnie gravar com todos os Stones o cover de "Cherry Oh Baby", de Eric Donaldson, a faixa faria parte do álbum "Black And Blue", que teve sessões que serviram como audições de novos guitarristas após a saída de Mick Taylor. O guitarrista entrou para os Rolling Stones em 1974 a convite do Stone Keith Richards para substituir Taylor, sua carreira foi permeada por sucessos e excessos: nada mais nada menos que Sexo, Drogas & Rock N' Roll.

Em 23 de dezembro daquele ano, Keith Richards acompanharia os Faces em sua última apresentação em solo britânico. Vale lembrar que no ano de 1969, pouco antes dos Rolling Stones subirem no palco para o histórico show no Hyde Park, Mick disse para Ronnie: "Vejo você em breve, Face!" Como se soubesse que faria para daquela banda, Ronnie disse: "É, mais breve do que você pensa". No dia 14 de abril, era anunciado para a imprensa que o guitarrista seria um dos músicos que acompanhariam os Stones em sua próxima turnê. E em 1º de maio de 1975, na 5th Avenue, em Nova York, Wood aparecia como músico convidado dos Stones durante o anúncio da Tour Of The Americas, que se iniciou em 1º de junho, no aniversário de 30 anos de Ron, no LSU Assembly Center em Baton Rouge, Louisiana. No ano seguinte, em 23 de abril de 1976, era lançado o primeiro álbum de estúdio dos Stones com Ronnie na guitarra, o rápido, porém sensacional "Black And Blue".

Keith Richards já afirmou que ter Ronnie no palco é poder fazer com ele os mesmos trabalhos que ele fazia com Brian Jones e com Mick Taylor, as duas formas de executar uma música com o mesmo guitarrista. Mas ambos tiveram de fato o prazer de trabalhar juntos em estúdio, por muito mais tempo do que em "Black And Blue", durante as sessões do histórico "Some Girls" (1978), e dois anos após o lançamento do disco que é referido como "o Punk dos Stones", o álbum "Emotional Rescue" (1980) era lançado, e continha a primeira parceria de Jagger, Richards e Wood, que era justamente a faixa de abertura, a empolgante "Dance (Pt. 1)", o mesmo aconteceria no ano seguinte com o lançamento de "Tattoo You", com as faixas "Black Limousine" e "No Use In Crying". Mas o guitarrista não havia deixado sua carreira solo de lado, como o disco de 81 dos Stones era feito em sua maioria de canções arquivadas, Ronnie pôde gravar o disco "1234", o sucessor de "Gimme Some Neck" (1979) - lançado após "Now Look" de 1975 -, mas seu quinto álbum solo só seria lançado em 1992, o "Slide On This", que rendeu uma turnê que contou em um show com a participação de Ronnie Lane, na que foi, infelizmente, sua última apresentação.

Em 28 de setembro de 1993 era lançado o LP ao vivo "Slide On Live: Plugged In And Standing", o disco tem gravações feitas no Budokan, no Japão e no The Ritz, em Nova York. Anos antes ele havia lançado o álbum "Live At The Ritz" (1988), que mostra um encontro de gigantes! Ronnie Wood estava no palco com Bo Diddley, o álbum foi gravado durante uma bem sucedida turnê pelos EUA como o The Gunslingers, em 1987. O quinto lançamento da carreira solo de Wood só sairia em 2001, o "Not For Beginners", que seria seguido na discografia de estúdio pelo sensacional e colorido "I Feel Like Playing", de 2010. A carreira de Ronnie também inclui o First Barbarians e o The New Barbarians, banda que também contava com Keith Richards, o registro ao vivo da primeira encarnação do grupo só seria lançado oficialmente em 2007, com o nome de "The First Barbarians: Live From Kilburn", show gravado em áudio e vídeo em 14 de julho de 1974, o projeto na época era chamado de "Ron Wood & Band". Em 2016 foi lançado o registro ao vivo da segunda encarnação da banda, o "Wanted Dead Or Alive", que foi acompanhado do livro "New Barbarians: Outlaws, Gunslingers, and Guitars".

Em 30 de maio de 2016, como se já não bastasse o prenuncio do sucesso do álbum "Blue & Lonesome" - lançado em dezembro daquele ano -, nasceram os primeiros frutos do casamento de Ronnie com Sally Wood, as gêmeas Gracie Jane e Alice Rose nasceram às 22:30 do dia 30 (no Brasil já passava das 2h da manhã do dia 31), dois dias antes do aniversário de 69 anos de Wood. Mas como nem tudo são flores, em 2017, durante um exame de rotina, foi descoberta uma lesão no pulmão do guitarrista, que havia parado de fumar ainda em 2016, mas felizmente a lesão foi removida com sucesso e Wood pôde ficar despreocupado quanto a isso.

Ronnie Wood é um dos mais ecléticos integrantes dos Stones e um dos mais energéticos, junto de Mick Jagger. Se mostrando incansável no palco, Woody é a própria energia do Rock And Roll em apresentações ao redor do mundo, sem mostrar sinais de que pretende parar.

"Ronnie, uma pequena bola de energia! Incrivelmente talentoso e empolgante, eu admiro o homem, muito." - Keith Richards, 2016

Happy Birthday, Ronnie Wood!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Datas de NascimentoTodas as matérias sobre "Rolling Stones"Todas as matérias sobre "Ron Wood"


Rolling Stones: 5 vezes em que a banda se posicionou politicamente em suas músicasRolling Stones
5 vezes em que a banda se posicionou politicamente em suas músicas

Rolling Stones: show feito na Argentina em 1998 será lançado em CD e DVD

Mick Jagger: criticando Trump e Bolsonaro por falta de políticas ambientaisMick Jagger
Criticando Trump e Bolsonaro por falta de políticas ambientais

Rolling Stones: cinzeiro elétrico é o que mantém Mick Jagger e Keith Richards unidos?Rolling Stones
Cinzeiro elétrico é o que mantém Mick Jagger e Keith Richards unidos?

Collectors Room: encontrando raridades dos Rolling Stones (vídeo)Rolling Stones: e as pedras rolaram em Marte

Rolling Stones: em show, Robert Downey Jr anuncia rocha marciana com nome da bandaRolling Stones
Em show, Robert Downey Jr anuncia rocha marciana com nome da banda

Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundoRock
Alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo

Paul McCartney: Os Rolling Stones invejavam os Beatles?Paul McCartney
Os Rolling Stones invejavam os Beatles?

Bill Wyman: ex diz que ele a desvirginou aos 13 anosBill Wyman
Ex diz que ele a desvirginou aos 13 anos


Massacration: saiba quem é o baterista que tocava de verdadeMassacration
Saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"

Rock In Rio: por que ladrões agem menos no dia do Metal?Rock In Rio
Por que ladrões agem menos no dia do Metal?

Rachel Sheherazade: cantando Iron Maiden com o Ultraje A Rigor no The NoiteRachel Sheherazade
Cantando Iron Maiden com o Ultraje A Rigor no The Noite

Por pouco: 15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhorPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor

Sexo: como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?Sexo
Como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?

Rush: Geddy Lee explica para Petrucci processo de composiçãoRush
Geddy Lee explica para Petrucci processo de composição

Pitty: Não tem cristofobia, não! Tem repúdio por intolerância!Pitty
"Não tem cristofobia, não! Tem repúdio por intolerância!"


Sobre Jeferson Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Sobre Marcos Magalhães

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336