Em 26/08/2001: O último show do Pantera
Por Mark Ark
Fonte: Loudwire
Postado em 02 de julho de 2018
Quem presenciou a performance do Pantera no dia 26 de agosto de 2001 no Festival Beast Fest em Yokohama, Japão, provavelmente nem imaginava que este seria o último show do grupo. Durante a turnê Reinventing the Steel, já havia uma certa tensão na banda e os atentados de 11 de setembro (2001) fizeram com que o restante da turnê fosse cancelada e a banda entrou num período de inatividade que nunca seria revertido.
Não foi um show de despedida típico, já que a banda tocava num festival, com tempo de apresentação limitado comparado às apresentações tradicionais. Mesmo assim, os fãs presenciaram um set-list memorável de 11 músicas que incluíram participações especiais durante o show.
Após introdução, a banda mandou "Hellbound" seguida pelas empolgantes "5 minutes alone", "Goddamn Electric", "War Nerve", "Mouth for War", "Becoming" e "Revolution is My Name". Kerry King do Slayer juntou-se à banda para "Fucking Hostile". Em seguida "This love" e "Cowboys from Hell". Por fim, Evan Seinfeld do Biohazard se juntou para a música de encerramento "Walk".
Esse show nunca foi planejado para ser o último, mas com o cancelamento do restante da turnê devido aos atentados de 11 de setembro, a banda entrou num período em que nunca foi oficializado o fim da banda, mas em 2003 os irmãos Abbott (Dimebag e Vinnie Paul) formaram o Damageplan lançando o álbum New Found Power (2004), saindo em turnê para promovê-lo.
Numa entrevista para a Loudwire em 2013, Phil Anselmo relata que sentiu que a banda estava se dissolvendo quando viu os irmâos formarem o Damageplan. Phil Anselmo ligou para Vince (Vinnie Paul) que disse "bem, cara, é isso que estamos fazendo", Phil pediu para falar com Darrell (Dimebag) e Vinnie achou melhor não, pois o guitarrista estava chateado com ele. Phil então, telefonou para o guitarrista que foi breve: "nós não aguentávamos mais esperá-lo, então seguimos com o Damageplan", nesse momento Phil relata que sabia que o Pantera tinha acabado.
No entanto, o assassinato de Dimebag no dia 08 de dezembro de 2004 em pleno palco durante o show do Damageplan, encerrou definitivamente a esperança dos fãs em ver o Pantera de novo. Apesar de algumas especulações, como por exemplo Zakk Wylde substituindo Dimebag, Vinnie sempre alegou que nunca mais haveria Pantera sem seu irmão.
Com a recente morte de Vinnie infelizmente podemos definitivamente afirmar que o Pantera acabou no dia 26 de agosto de 2001.
Set-List: Pantera - Yokohama Arena, Japão, 26/08/2001
1. Hellbound
2. 5 Minutes Alone
3. Goddamn Electric
4. War Nerve
5. Mouth for War
6. Becoming (Throes of Rejection)
7. Revolution is my Name
8. Fucking Hostile (c/ Kerry King)
9. This Love
10. Cowboys from Hell
11. Walk (c/ Evan Seinfeld)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


Zakk Wylde admite possibilidade de novas músicas do Pantera
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora


