Em 14/07/1984: Eddie Van Halen se junta a Michael Jackson no palco
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 15 de julho de 2015
Todos nós já ouvimos muitas vezes o solo de Eddie Van Halen na canção "Beat It" de Michael Jackson. Entretanto, poucos ouviram tocado ao vivo.
Foi um golpe de sorte quando Eddie Van Halen e Jackson estavam na mesma cidade, Dallas, em 14 de julho de 1984, para um concerto da turnê "Victory" do rei do pop. Aquele foi um grande ano tanto para o lendário guitarrista quanto para Michael Jackson, com ambos desfrutando do auge e do sucesso de suas carreiras. No final de 1983, "Beat It" chegou ao primeiro lugar nas paradas musicais e eles não poderiam deixar passar a oportunidade de tocar a música ao vivo.
No vídeo abaixo você pode ver a apresentação, com Jackson gritando "vai, Eddie, Eddie, Eddie!" antes do solo. Este é apenas um dos solos memoráveis da carreira de Eddie Van Halen, mas sua contribuição em "Beat It" continua sendo um destaque pessoal, como ele revelou em uma entrevista em 2011. "Quando cheguei lá, levei 15 minutos para reorganizar a música e toquei dois solos e falei para eles que poderiam escolher o que achavam melhor. Então, o Michael entrou e disse 'uau, eu realmente gosto dessa coisa rápida que você faz'. Foi muito divertido fazer aquilo. É uma loucura que algo que leve tão pouco tempo para ser feito cresça e se transforme em algo além de qualquer coisa que você jamais poderia imaginar", lembrou.
O guitarrista provou o impacto eventual da música, enquanto esperava na fila em uma loja de discos, quando "Beat It" começou a tocar. "O solo começou e ouvi alguns garotos na minha frente comentando entre eles: 'ouve só como este cara está tentando soar como Eddie Van Halen'. Bati no ombro deles e disse: 'esse sou eu tocando!'. Aquilo foi hilário", disse Eddie em uma entrevista em 2009, depois da morte de Jackson. "Tenho muito respeito pelo Michael. Ele vai fazer muita falta. Estou curioso para saber o que ele estaria fazendo agora."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Até 67% de desconto em ofertas de CDs, discos de vinil, celulares e acessórios na Amazon

O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
O "horrível" primeiro show dos Ramones foi como trio e já teve alguns clássicos


