Led Zeppelin: 16 curiosidade sobre as músicas do Led Zeppelin IV, pela Classic Rock
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 23 de novembro de 2021
Em 11/11, publicamos "Led Zeppelin: 8 curiosidades sobre os símbolos de Led Zeppelin IV, pela Classic Rock" e intencionalmente não informamos os autores da matéria de capa da Classic Rock 289 (julho/21), já planejando o chorinho. Fazendo justiça a eles, as vinte páginas de "All That Glitters Is Gold" foram coletivamente assinadas por: Dave Lewis, Milton Mermikides, Ken Sharp, Grant Moon, Jon Hotten, Dave Ling, Siân Llewellyn, Polly Glass, Philip Wilding e Henry Yates.
E qual é a abordagem desta postagem? Ao focarem nas músicas individualmente, particularidades a respeito das oito composições foram reveladas e escolhemos as duas mais interessantes de cada uma para traduzirmos livremente abaixo, exceto: "Going To California", pois dela a revista separou apenas uma; e três de "Stairway To Heaven", porque ela é o que é!
Curta o conteúdo, ilustrado abaixo com links do YouTube enriquecendo a leitura.
1) Black Dog
"John Paul Jones citou ‘Tom Cat’, do álbum Electric Mud (68), de Muddy Waters, como uma influência para o riff de ‘Black Dog’: ‘É um longo riff errante e realmente gostei da idéia de escrever algo como aquilo, um riff que seria uma jornada linear’."
"Robert Plant usou uma pequena amostra de ‘Black Dog’ em ‘Tall Cool One’, faixa de seu álbum solo Now And Zen (88)". [nota: entre 3’52" e 3’58"]
2) Rock And Roll
"‘Rock And Roll’ foi criada numa questão de minutos a partir de uma jam com Ian Stewart, mentor dos Rolling Stones, ao piano. John Bonham tocou a introdução de ‘Keep A-Knockin’’, de Little Richard, e Jimmy Page adicionou um riff. Quinze minutos depois, eles tinham o núcleo da faixa".
"A menção de Robert Plant a ‘The Book Of Love’ na segunda estrofe da letra é uma referência ao hit homônimo de 1958 do grupo de doo-wop The Monotones".
3) The Battle Of Evermore
"‘The Battle Of Evermore’ foi tocada ao vivo na turnê norte-americana de 1977 com John Paul Jones fazendo as partes vocais de Sandy Denny. Outras vocalistas assumindo o papel incluem Najma Akhtar, nas filmagens de Unledded para a TV em agosto/94, e Alison Krauss na turnê de Raising Sand (08) com ela. Em 09/08/08, Robert Plant a executou no Cropredy Festival com a Fairport Convention e as partes de Sandy na ocasião foram cantadas por Kristian Donahue".
"A letra teria sido inspirada num livro que Robert Plant leu sobre as guerras de independência escocesa".
4) Stairway To Heaven
"Sem tocar a música desde a reunião na Atlantic Records em 1988, Page e Plant executaram uma rara versão truncada da faixa em novembro/94 num programa japonês de TV. Eles a fariam outra vez no show de reunião na O2 Arena em 10/12/07".
"A partitura de ‘Stairway To Heaven’ vendeu mais de um milhão de cópias, tornando-se a mais vendida na história do rock".
"O álbum The Money Or The Gun: Stairway To Heaven (92) é uma coletânea de vinte e dois artistas obscuros coverizando a faixa numa variedade de estilos, incluindo arranjos à la The Beatles, The B-52’s e The Doors. A idéia originou-se do programa australiano de TV de Andrew Denton".
5) Misty Mountain Hop
"É uma das três faixas do play coverizadas em Encomium – A Tribute To Led Zeppelin (95), pelo 4 Non Blondes. As demais duas são ‘Four Sticks’ (Rollins Band) e ‘Going To California’ (Never The Bride)."
"A saborosa e viciante abertura do Lado B foi inspirada no comício pela legalização da maconha no Hyde Park em 1968, em que estudantes e polícia entraram em conflito por causa de posse da erva".
6) Four Sticks
"Nela, a palavra ‘baby’ é cantada dezoito vezes... É a maior incidência no álbum, seguida de: sete vezes em ‘Black Dog’; cinco em ‘Misty Mountain Hop’; três em ‘Rock And Roll’; e uma em ‘When The Levee Breaks’ [nota: fique à vontade para checar, pois não fizemos as contagens] :)
"A gravação da faixa se deu um dia após John Bonham ter visto uma apresentação de Ginger Baker no London’s Lyceum. Devidamente inspirado, o baterista foi ao estúdio no dia seguinte determinado a emular seu herói ex-Cream".
7) Going To California
"O amor de Robert Plant por Joni Mitchell vem à tona na estrofe final da faixa com uma oblíqua referência à canção ‘I Had A King’, do álbum Song To A Seagull (68). Durante a versão ao vivo da música em How The West Was Won (03), ele menciona o nome dela. Plant uma vez disse: ‘Se você está apaixonado por Joni, tem que escrever sobre isso vez por outra’".
8) When The Levee Breaks
[an error occurred while processing this directive]"A lendária batida de John Bonham na faixa já foi muito sampleada e pode ser ouvida em: ‘Rhymin’ & Stealin’’ (Beatie Boys); ‘Beats + Pieces’ (Cold Cut); ‘Lyrical Gangbang’ (Dr. Dre); ‘Survival Of The Fittest’ (MC Lute); ‘Kim’ (Eminen); ‘Midnight’ (Ice-T); ‘Man Next Door’ (Massive Attack); e ‘Don’t Hurt Yourself’ (Beyonce)". [nota: das outras vezes, deixamos os links, porém agora são oito!!!]
"Uma versão antiga da faixa, intitulada ‘If It Keeps On Raining’, foi editada no Island Studios em novembro/70. Ela pode ser encontrada na versão estendida de Coda (15)".
Como de costume, a reportagem integral é restrita à edição impressa, mas clique aqui a fim de conferir um teaser.
Fonte: Classic Rock 289 (julho/21)
https://www.loudersound.com/news/50-years-on-the-ultimate-celebration-of-led-zeppelin-iv-only-in-classic-rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps