Metallica: 25 fatos que apenas os apaixonados pela banda conhecem

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Carol Manzatti
Enviar correções  |  Comentários  | 

- O METALLICA surgiu na cidade norte-americana de Los Angeles, mas acabou se estabelecendo em São Francisco por insistência do então baixista Cliff Burton.

35 acessosMetallica: vídeo oficial de Harvester of Sorrow ao vivo em Quebec5000 acessosMalmsteen: "A 1ª vez que fui ao Brasil não consegui acreditar"

- A iniciativa de fundar a banda partiu do baterista Lars Ulrich, que publicou um anúncio de jornal recrutando músicos. Um dos primeiros “recrutados” foi o guitarrista e vocalista James Hetfield.

- Um dos primeiros integrantes do METALLICA foi Dave Mustaine, futuro fundador do MEGADETH. Mustaine idealizou sua atual banda depois de ter sido expulso do METALLICA devido aos seus constantes problemas com álcool e drogas.

- Kirk Hammett entrou para a banda quase na mesma época de sua fundação. Detalhe: ele foi um dos criadores da banda de thrash metal EXODUS.

- O primeiro baixista foi um sujeito chamado Ron McGovney. Ele chegou a gravar várias demos com o grupo, mas foi substituído por Cliff Burton antes do lançamento do primeiro álbum.

- Cliff Burton participou da gravação dos três primeiros álbuns da banda – Kill ´Em All, Ride the Lightning e Master of Puppets. Sua carreira foi tragicamente interrompida num acidente de ônibus em 1986, durante uma turnê na Suécia.

- O baterista Lars Ulrich nasceu na Dinamarca e se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos.

- Jason Newsted foi baixista da banda até o início dos anos 2000. Antes de ingressar no METALLICA, ele tocou no grupo Flotsam & Jetsam.

- Robert Trujillo, o atual baixista da banda, tocou na banda SUICIDAL TENDENCIES. Também excursionou com OZZY OSBOURNE e BLACK LABEL SOCIETY. O seu nome verdadeiro é Robert Augustin Miguel Santiago Samuel Trujillo Veracruz.

- Você sabia que entre a saída de Newsted e a entrada de Trujillo, o METALLICA teve um baixista temporário chamado Bob Rock? Detalhe: ele é mais conhecido como produtor musical.

- James Hetfield precisou ser substituído várias vezes no seu posto de guitarrista no palco. Uma delas foi quando quebrou o pulso e ficou impossibilitado de tocar. Outra foi quando foi atingido por fogos de artifícios num show de pirotecnia e teve queimaduras de segundo e terceiro graus.

- James Hetfield passou um tempo internado numa clínica de reabilitação para se livrar do vício em álcool. Foram seis meses de ausência, deixando o futuro da banda em perigo antes da gravação do álbum Saint Anger.

- O METALLICA foi uma das primeiras bandas a tocar em Moscou, Rússia, após o fim da Guerra Fria. O público estimado naquele show foi de cerca de 1 milhão de pessoas.

- Enfurecidos com o programa de troca de arquivos, Napster os músicos do Metallica entraram com um processo contra os seus criadores. Podemos dizer que, de certa forma, eles foram responsáveis pela derrocada do Napster.

- O álbum Kill´Em All ia ser lançado como Metal Up Your Ass, mas mudou de nome porque a gravadora não gostou desse título.

- Os primeiros álbuns da banda demoraram a sair no Brasil. Para adquirir o Kill´Em All, os brasileiros tinha que recorrer às lojas de discos importados. Na época, um Lp importado chegava a custar três vezes mais do que o nacional. Mas isso não foi exatamente um problema, já que muitas pessoas recorriam à fita cassete para conseguir ouvi-lo.

- Ride the Lightning é uma gíria usada nos presídios norte-americanos para se referir aos sujeitos condenados à cadeira elétrica.

- A música One, do disco And Justice for All.., é baseada no livro Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo. Aliás, as imagens do clipe dessa música são do filme de mesmo nome, lançado em 1971.

- A cantora que faz os backing vocals em The Memory Remains é a britãnica Mariane Faithfull.

- As introduções dos shows do Metallica são feitas com a música Ecstasy of Gold, do compositor italiano Enio Morricone. Para quem não sabe, Morricone é autor de trilhas sonoras de diversos filmes consagrados, entre eles Cinema Paradiso, A Missão, Os Intocáveis e Bastardos Inglórios.

- Em setembro de 1995, a banda fez uma apresentação para 500 pessoas no que considerou o “show mais frio da Terra”: o Círculo Polar Ártico, no norte do Canadá.

- James Hetfield é um excelente desenhista. Ele é o responsável pela criação do logotipo da banda.

- Lars Ulrich tem um grande interesse por arte. Além de pintar, ele coleciona quadros de artistas consagrados.

- Os integrantes do Metallica já apareceram nas séries animadas Os Simpsons e South Park.

- Antes de se tornarem famosos, os músicos do Metallica tiveram diversos empregos. James, por exemplo, já foi monitor escolar. Ulrich foi jornaleiro. Kirk trabalhou no Burger King.

Comente: Lembra de alguma outra curiosidade sobre a banda que não entrou na lista?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de dezembro de 2016

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

35 acessosMetallica: vídeo oficial de Harvester of Sorrow ao vivo em Quebec478 acessosGhost: Hetfield é gente como a gente e vai para galera em show0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Thrash MetalThrash Metal
A paranóia do holocausto nuclear

MetallicaMetallica
James sempre tem "problemas intestinais" em lojas de ferramentas

Kirk HammetKirk Hammet
"Lulu' é uma das melhores coisas que já fizemos"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

MalmsteenMalmsteen
"A 1ª vez que fui ao Brasil não consegui acreditar"

Iron MaidenIron Maiden
Perguntas e respostas e curiosidades

João GordoJoão Gordo
Quais são as bandas que ele ouve hoje em dia?

5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosAskmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana5000 acessosPain Of Salvation: Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas5000 acessosWest Ham: o time do coração de Steve Harris5000 acessosSeparados no nascimento: Kevin Bacon e Myles Kennedy5000 acessosSystem of a Down: e se Lars Ulrich fosse o baterista do "Aerials"?

Sobre Carol Manzatti

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Manzatti no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online