Elfos: Legolas e outros que influenciaram o Rock e Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willba Dissidente, Fonte: Rock Dissidente
Enviar correções  |  Ver Acessos

O professor J.R.R. Tolkien foi genial ao criar os Hobbits e inserí-los no seu universo fantástico e épico da Terra Média. Todavia, Orcs, Dragões, Anéis de poder, Anjos caídos, espíritos que aparecem na forma de magos e outros habitantes do Endor não são criação do inglês. De fato, ele se baseou em várias mitologias, inclusive a bíblia católica, em inúmeras passagens para compor sua trama fantástica e encantadora. Essa re-significação acontece também no caso dos Elfos.

Angra: Kiko Loureiro relembrando o tempo de DominóCinco contra um?: Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Representação de Elric de Melniboné, o senhor dos dragões. A criação do anarquista Michael Moorcock continua sendo o Elfo mais que mais inspirou o Rock pesado. Fonte: intetnet. Autor desconhecido.
Representação de Elric de Melniboné, o senhor dos dragões. A criação do anarquista Michael Moorcock continua sendo o Elfo mais que mais inspirou o Rock pesado. Fonte: intetnet. Autor desconhecido.

Originários das mitologias nórdicas e céltica, os elfos são descritos como seres mágicos, de orelhas pontudas, de grande beleza e predileção por escolherem lugares naturais e próximos à natureza para viver; tal qual os Valares de Tolkien que são os ascendentes de Légolas. A personagem de cabelo longos, claros e alisados, vivida pelo Orlando Bloom nos filmes é, atualmente, a principal referência quando lembramos dessas imortais divindades menores da natureza. Todavia, muito antes da obra do australiano Peter Jackson estrear em 2001, que os Elfos já vinham influenciando a cultura do Rock Pesado. A literatura de espada e feitiçaria dos anos 1950 / 1960, de principal preponderância para os jogos de R.P.G. nas décadas de 1970 / 1980, fazia a cabeça dos rockers, que buscaram inspiração em seus contos e romances. Claro que desde o Legolas apareceu com seu arco e seus cabelos compridos loiros no cinema, as referências aos elfos, especialmente focados na obra de Toliken, se multiplicaram no mundo do Metal Pesado.

Não obstante serem recorrentemente descritos como sábios, eruditos e benevolentes, os Elfos estão constantemente envolvidos em batalhas e disputa com outros seres mágicos. Essas guerras épicas são fonte de ideias para muitas bandas. Vamos viajar à esses recantos mágicos deste e de outros mundos, conhecendo, mais uma vez, as ligações da literatura e da mitologia com o Rock / Metal.

Rainha élfica (Elven Queen). Fonte: internet. Autor desconhecido.
Rainha élfica (Elven Queen). Fonte: internet. Autor desconhecido.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lembramos que as três categorias que elegemos para elencar os pontos de fusão dos Elfos com a música pesada está organizada por ordem cronológica crescente de lançamento do disco. Desempates por ordem alfabética. Carregando esse conhecimento, prepare suas mágicas, suas flechas e suas espadas e vamos à batalha!

Bandas com nome inspirado em elfos

Muito antes de ganharem músicas e discos em suas homenagem, os Elfos foram inspiração para nomes de grupos pesados. Vamos conhecê-los e saber um pouco sobre eles.

01. ELF (1972)

Até parece ser mágica ou uma conspiração da natureza, mas as primeiras duas pessoas a amalgamarem a literatura fantástica com o Rock'n'Roll se tornariam duas lendas indeléveis do Heavy Metal: RONNIE JAMES DIO e David Feinstain, do THE RODS! Originalmente batizada como ELETRIC ELVES (elfos elétricos), o grupo surgiu originalmente em 1967 e teve seu nome encurtado para ELVES e singularizado para ELF antes de lançar seu debut em 1972. Com DIO no baixo e vocais, o registro auto-intulado do ELF traz Blues Rock e letras focadas em desilusões amorosas e temas urbanos. A capa todavia, é bem fantasiosa, excepto pelo vocalista / baixista Ronald James Padanova ter mantido sua barba cerrada ainda que representando um elfo!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Logo após o disco, o ELF mudou de formação, com a saída de Rock Feinstain e DIO ficando somente como vocalista. Mais dois disco são lançados e toda a banda exceto o guitarrista Steve Edwards é adicionado ao RAINBOW; conjunto montado pelo guitarrista Richie Blackmore do DEEP PURPLE. Interessante notar que em 1974, o ELF teve uma música chamada "Rainbow". Premonição élfica? De fato, no seu pioneirismo, o ELF não compôs músicas homenageando os elfos, sendo a mais fantástica dela a penúltima do último disco do grupo, que inclusive carregava seu nome.

Após os final, três elfos saídos do ELF ganharam notoriedade em outros trabalhos, que não o debut do RAINBOW: DIO que permaneceu alguns anos em cia de Richie Blackmore, foi do BLACK SABBATH, teve sua própria banda e o HEAVEN & HELL; David "Rock" Feinstein com o THE RODS e o, segundo, baixista Craig Gruber que gravou com os grupos GARY MOORE, THE RODS e OZZ.

02. ELFFUS (1989)

A segunda vez que os elfos serviram de inspiração ao Rock'n'Roll foi aqui no Brasil e numa da únicas bandas ativas desde os anos 1980 sem nunca acabar nem mudar de idioma para o inglês. Vindos de Brasília / DF, o ELFFUS é uma banda de Hard Rock com muita influência de Blues e que já chegou a gravar música que vai do A.O.R. ao Thrash Metal. Se eles acharam que traduzir o nome da banda anterior seria muito piegas, e por isso capricharam na criatividade em mudar as letras, ou se foi sugestão de numerologista, o ELFFUS nunca explicou; mas o certo é que eles são uma verdadeira instituição brasileira do Rock Pesado.

A exemplo do ELF, as letras do ELFFUS, em sua maioria tratam de decepções amorosas e temas urbanos. Todavia, as capas dos discos são fantasiosas, excepto a segundo registro, "Underground", de 1993, que possui a canção "Elfo". De acordo com nosso levantamento, não obstante a letra da música não tratar dos seres mitológicos ou literários, a "Elfo" do ELFFUS foi a primeira canção, no mundo, a ter o nome de "Elfo", ou "Elf".

03. HELL'S ELVES (1993)

Grupo de Death Metal estadunidense tão obscuro quanto seu som é extremo. Os "elfos do inferno" parecem ter sido extintos após lançar sua única demo com cinco sons, em que a única referência aos seres sobrenaturais está no nome do conjunto.

04. DARK ELF (2001)

Ainda que façam, oficialmente, parte da Espanha, as Ilhas Baleares são um território autônomo e vindo de Ibiza tem um bom grupo de Heavy / Power Metal. Seguindo caminho único, o DARK ELF começou dividindo as composições em inglês e espanhol, antes de adotarem - felizmente - somente o idioma latino. Ativos e já com três discos de estúdio, foi o primeiro deles, "Luz de Vida", que possui a música "Dark Elf (Portador de Luz)". Essa é sua única canção inspirada nos elfos, mas possuem muitas outras que bebem na fonte da fantasia.

05. ELVENKING (2001)

Grupo italiano que amalgama Power Metal com Folk Metal e passagens sinfônicas. O sexteto, pois inclui um violinista, tirou para si e o nome de "Reis Élficos" mas, todavia, só compôs uma música inspirados nos elfos em 2014 (disco "the pagan manifesto"). Não fez por menos, e cunhou um épico de quase treze minutos.

06. ELF FOREST (2005)

Black Metal húngaro chegando em nossa lista em outra banda obscura, só com uma demo lançada e desconhecida se continua ativa. Das três canções do registro, duas são em hungaro, sendo a única em inglês a que leva o nome da banda "In The Elf Forest (Night)".

07. ELVEN (2005)

Death Metal italiano que usou a palavra "élfico" como seu nome, garantindo sua presença em nossa listagem. O grupo tem uma demo, um ep e disco completo. Muitas de suas letras abordam a fantasia, mas - até o momento - nenhuma delas os elfos.

08. ELF BLEND (2006)

A última incursão brasileira na lista, o ELF BLEND, Elfo Misturado, é um grupo que vêm de Monte Carmelo, Minas Gerais. O grupo se formou em 2006, e nesse mesmo ano lançou a demo "Drink With Me". Das oito composições autorais, três são instrumentais e nenhuma delas aborda os elfos. É desconhecido se o ELF BLEND continua ativo ou tem outros lançamentos.

09. QUEEN OF THE ELVES LAND (2006)

Obscuro grupo francês que mistura Folk ao Black Metal. O grupo se formou em 2006 e lançou uma demo no mesmo ano com uma música instrumental e duas autorais que nada citavam os elfos. O nome da banda veio do segundo do conjunto russo SATARIAL, como veremos abaixo.

Discos inspirados em elfos

Já existiam bandas com nomes élficos, músicas haviam sido feitas... por que não nomenclaturar um disco para os potesdados de orelha pontuda? Na maioria dos casos, as homenagens são somente a faixa-título e poucas agremiações de guerreiros foram bravas os suficiente para criar um trabalho conceitual focado SOMENTE nos elfos. Vamos desvendar os domínios dessas bandas!

01. WINDWALKER (1997)
"The Dance of the Elves"

Único disco da banda suéca de Black Metal Épico. Nenhuma outra referência aos elfos que não o nome do disco e a arte de capa.

02. SATARIAL (1998)
"Queen of the Elves Land"

Grupo russo de Black Metal que já incluiu em sua música elementos folk, industrial e gótico. A banda anti-crista já abordou vários elementos mitológicos / fantásticos em suas letras, incluindo vampiros, lobisomens e ... elfos! A banda segue ativa, e já foi até convidada para falar sobre satanismo na TV russa.

03. LUCA TURILLI (1999)
"The Ancient Forest of Elves"

Foi no ápice de sucesso do RHAPSODY (of Fire), que o guitarrista LUCA TURILLI anunciou que lançaria um disco solo. Muitos pensaram que seria algo instrumental focado na guitarra; porém quando o single "The Ancient Forest of Elves" foi liberado, ficou claro que o disco "King of the Nordic Twilight" é exatamente a mesma fórmula do RHAPSODY (Of Fire), mas com outra banda tocando (e inclusive a arte de capa é bem semelhante). Os discos posteriores seguiram outra orientação lírica e de arte.

04. THE FELLOWSHIP OF THE RING (2001)
"The Emerald Bow of Elves"

Sexteto italiano obscuro de Heavy Metal sinfônico formado no mesmo ano que estreou o filme homônimo d' O Senhor dos Anéis no cinema. O grupo lançou três singles e um disco completo, sendo que seu full-length é todo baseado numa estória escrita por eles mesmo sobre um grupo de elfos que devo alcançar um lugar chamado Galadar. Ao que levantamos, foi o primeiro disco todo baseado na mitologia élfica.

05. HOLY DRAGONS (2003)
"Blood Of Elves"

Orgulhosamente apresentamos um legítimo representante do Heavy Metal do Cazaquistão em nossa listagem! Cantando sempre em Russo e na atividade desde 1995, o HOLY DRAGONS, fazendo jus ao nome, sempre teve temas épicos e fantásticos em suas composições. Prova disso, é o single de 2003, posteriormente lançado em disco, que garantiu sua inserção em nosso artigo. É importante salientar que alguns discos do grupo vêm com nomes em russo e outros em inglês.

06. RIVENDELL (2003)
"Elven Tears"

Com nome inspirado em Tolkiem, o grupo que mescla elementos de Folk Metal ao Black Metal do multi-instrumentista Falagar fez de seus três discos musicalizações da obra do autor inglês. Lembramos, que ainda o título possa sugerir, "Elven Tears" não é todo inspirados nos elfos da Terra-Média. Apenas os temas "The Song of Eldamar", "The Fall of Finrod" e "Luthien" tratam de questões élficas.

07. DOL AMROTH (2004)
"Elven Tears"

Formada originalmente em 2001 como um grupo grego de Black Metal, os atenienses foram partindo cada vez mais para o Folk Rock. Assim, em 2004 lançaram seu single em homenagem a obra de Tolkien. Em 2007, a faixa-título, em homenagem aos elfos, saiu no disco "Around Europe in Ten Songs".

08. EMERALD NIGHT (2012)
"Korol El'Fov"

Grupo moscovita de Folk / Death Metal ativo ativo desde 1996. Essa banda é muito curiosa. Começaram cantando em inglês e após duas demos e um single os vocais passaram a ser no idioma russo. Ao mudarem de língua, a banda toda saiu, deixando o músico Dismel, que se apresenta vestido de Elfo, lançando demos e single como multi-instumentista e uma outra ajuda aqui e acolá. Com o lançamento do primeiro disco "Zerkalo Trolley", algo como Espelho dos Trolls, o EMERALD NIGHT voltou a ser um grupo completo.

09. SYREK (2012)
"Machine Elves"

Ex-músico de apoio de Paul Gilbert, John Petrucci, Zakk Wilde e Marty Friedman, o estadunidense Terry Syerk também compõe músicas próprias e lança discos; mais voltados para o Shred modernoso e Prog-Metal. O seu segundo disco tem nome e uma faixa inspirado nos elfos.

10. EVERTALE (2013)
"Of Dragons and Elves"

Representante do Power Metal alemão em nossa lista, o EVERTALE tem o seu debut com nome e faixa-título contando uma fábula sobre um elfo que enfrentou um dragão. A parte lírica do EP anterior dos teutônicos também é toda baseada em temas literários e mitológicos.

11. WÖLVEFRÖST (2014)
"Elven Thomb"

Faixa instrumental de dezoito minutos que é todo o segundo lançamento do disco de Black Metal Crust de um multi-instrumentista estadunidense. Não obstante só conter uma canção, é um disco também todo baseado em elfos.

Legolas em duas adaptações de cinema; no filme animado de 1978 e na franquia iniciada em 2001.
Legolas em duas adaptações de cinema; no filme animado de 1978 e na franquia iniciada em 2001.

Músicas inspirados em Elfos

Originalmente seres de luz, transformados pela literatura em elfos das trevas, sombras e verdes como a relva, os elfos inspiraram um sem número de músicas no Rock Pesado. Como a lista é pesada como um ataque de orcs e não queremos cansar o leitor como se este combatesse contra a clava de um troll; as descrições aqui serão mais sucintas; todavia, com referências o suficiente para o leitor conhecer os gêneros que mais lhe agradem e buscar informações dos grupos que lhe interessarem.

01. REBORN (1995)
"The Ballade of the Elf"

Instrumental em banda de Thrash Metal italiano.

02. BLIND GUARDIAN (1998)
"The Dark Elf"

Um interlúdio nesse disco todo baseado na obra Simarillion de J.R.R. Tolkien.

03. DIES IRE (2001)
"Elf"

Faixa mais Folk Metal do único disco da banda italiana de power metal sinfônico.

04. DRAGONLAND (2002)
"Through Elven Woods and Dwarven Mines"

Mais Power Metal e batalhas entre anões e elfos em nossa lista; nessa feita, a terceira faixa do segundo disco do sexteto sueco.

05. PERISHED (2003)
"Dance of The Elves"

Faixa do último disco da horda noroeguesa de Black Metal que esteve ativa entre 2001 e 2013.

06. MEADOWNS END (2004)
"Elven Dreams"

Os sonhos élficos fizeram parte do primeiro EP do conjunto suíço de Death Metal Melódico.

07. BATTLELORE (2005)
"Elves of Lura"

Grupo finlandês de Metal Sinfônico Épico com vocais femininos. Essa balada é do terceiro registro completo do grupo; que já tem mais três full lengths. Inclusive, a capa do disco em questão, "Third Age of The Sun", apresenta elfos desenhados.

08. FOLKEARTH (2006)
"Elves"

Grupo de Folk / Viking Metal formado por músicos de diversos países europeus e de ex-colonias europeias. Faixa de interlúdio do segundo disco.

09. FENRIR (2007)
"Elven Princess"

Segunda faixa da primeira demo da banda francesa de Folk Metal com vocais femininos. Infelizmente para nós, essa inspiração nos elfos não entrou no primeiro, e único, disco do grupo.

10. TJOLGTJAR (2007)
"Voyage of Satans Elves"

Conjunto estadunidense Black Metal de um homem só ativo desde 1998, cujo nome é pronunciado Toll-Tar.

11. STOHL-N (2008)
"Chamber of the Elf"

Faixa instrumental da banda virtuosa estadunidense do ex guitarrista do grupo DAMIEN.

12. CROW'S FLIGHT (2011)
"Elf Kings Lie"

Heavy / Power Metal com efeitos de teclado é a pegada dos finlandeses; desde 2008 na estrada. "Calm Before The Storm" é último álbum pelo momento.

13. CYNIC (2011)
"Elves Beam Out"

Banda progressiva estadunidense na ativa desde 1987. Tem muitas demos, EP's (como a da música que você ouve) e só três discos completos.

14. DIVINE INSANITY (2011)
"The Weeping Virgin Elf with Gleaming Emerald Starlit Eyes Lays Silent and Defenseless on Top of the Monolithic Calligraphic Inscribed Pillar, Awaiting the Monster Swathed in Crimson Who Now Has a Hear"

Grupo estadunidense de Black Death Metal Melódico (?!?) de um multi-instrumentista com uma vocalista. Essa é a 21º faixa do segundo disco da banda... que possui quase oito horas de duração! Óbvio que uma panafernalha dessa só foi lançada on-line. Parece que um elfo andou fumando as erva dos hobbits...

15. FOLKODIA (2011)
"Ancient Forest of Elves"

Grupo internacional capitaneado por Marios Koutsoukos do FOLKEARTH (mais acima na nossa lista). Essa faixa abre o quarto disco, chamado "Forgotten Lore".

16. WILDPATH (2011)
"The Elf, The Man and the Muse (undeneath)"

Faixa-título do terceiro disco da banda francesa de Power Metal sinfônico com vocais femininos.

17. KRAYL (2012)
"Shadow of Mutilated Elves"

Banda de Black Metal ambient de um multi-instrumentista indiano. Faixa abre o primeiro EP do grupo, 50 cópias, com títulos meio em alemão e meio em inglês.

18. MOUNT FUJI (2012)
"Elf"

Heavy Metal moderno do grupo alemão que só lançou um disco até agora.

19. SCARS OF ARMAGEDDON (2013)
"Nuclear Christ Elves"

Com o título "Elfos Nucleares de Cristo" de seu único disco, o power metal estadunidense garantiu lugar na nossa listagem.

20. ASTRAL DOMINE (2014)
"Tales of Elves and Pain"

Tema épico e de maior duração do debut do grupo italiano de Power Metal, chamado "Arcanum Gloriae".

21. UNDER A SERPENT SUN (2014)
"Elf King"

Faixa do EP auto-intitulado, único lançamento, do grupo estadunidense de Death Metal Melódico.

22. EREB ALTOR (2015)
"The Dance of The Elves"

Tema élfico no mais recente disco da banda suéca de Viking Metal ativa desde 2003.

23. KARDOZ (2015)
"Elves"

Faixa do EP de estréia da banda austríaca de Death Metal.

De volta da Terra-Média, do Multiverso, ou das mitologias em que vivem o Elfos, assim encerramos nossa jornada. Ainda que sejamos feitos à semelhança e instruídos pelo próprio Eru Illúvatar, não conhecemos todas as bandas, músicas e discos cujo o toque encatador dos Elfos seja presente, por isso utilize o espaço de comentários abaixo para nos indicar o que esquecemos.

Notório se faz que os Elfos se tornaram objeto de interesse do Rock Pesado primeiramente nas bandas mais reverentes ao Blues anos 1970 e 1980. Nos anos 1990 veio a associação da fantasia e RPG ao Power Metal / Melódico, com poucas exceções, e depois de 2001, quando o filme "A Sociedade do Anel" deu início ao Senhor dos Anéis no cinema as referências aos elfos multiplicaram. Mas, de lá para cá, os elfos estiveram ligados - quase que exclusivamente - à vertentes originárias do Metal Extremo.

O elfo Altmer no traço de Smeha.
O elfo Altmer no traço de Smeha.

Será que a magia dos elfos é muita intensa para os estilos mais antigos, ou, seus remanescentes ainda vão reivindicar a influência mandingueira por eles instaurada no Rock Pesado? Esperamos que, caso, e se aconteça, não seja uma guerra de proporções épicas entre balrogs e istares!

Encerramos lembrando que o elfo mais importante para o Rock Pesado, Elric de Melniboné, tem sua própria matéria.

http://www.rockdissidente.blogspot.com.br/2014/10/elric-de-m...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Elf"Todas as matérias sobre "Dio"Todas as matérias sobre "Blind Guardian"Todas as matérias sobre "Luca Turilli"


Ronnie James Dio: em propaganda de Budweiser de 1983Ronnie James Dio
Em propaganda de Budweiser de 1983

Vocalistas: Os 10 melhores da história do rockVocalistas
Os 10 melhores da história do rock


Angra: Kiko Loureiro relembrando o tempo de DominóAngra
Kiko Loureiro relembrando o tempo de Dominó

Cinco contra um?: Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcouCinco contra um?
Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280