Survivor: a história por trás da música "Burning Heart"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar Correções  

"Burning Heart" é uma canção interpretada por Jimi Jamison que apareceu na trilha sonora do filme Rocky IV, lançado em 1985. O single chegou ao número 2 na Billboard Hot 100 por duas semanas em fevereiro de 1986, perdendo para "That's What Friends Are For", uma música da cantora Dionne Warwick que foi lançada no álbum "Friends", contando com a participação de cantores como Elton John, Gladys Knight e Stevie Wonder.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A canção, inicialmente chamada de "The Unmistakable Fire", foi inspirada na Guerra Fria e refletiu muito bem o conflito entre o Leste comunista e o Ocidente capitalista com versos bastante impactantes. No filme, a União Soviética entra para o Boxe profissional com o atleta Ivan Drago (interpretado pelo ator Dolph Lundgren), que inicialmente quer se tornar Campeão do Mundo derrotando Rocky Balboa (interpretado pelo ator Sylvester Stallone). Porém, o melhor amigo de Balboa, Apollo Creed, decide lutar contra o soviético antes dele, mas é morto no ringue. Enfurecido por isso, Rocky decide lutar contra Drago na Rússia para vingar seu amigo e defender a honra de seu país. O final da história todos já conhecem.

"The Unmistakable Fire" acabou virando "Burning Heart" a pedido de Stallone, que detestou o nome original da canção. Jim Peterik, um dos compositores juntamente com Frankie Sullivan, foi contrário à troca, por existir na época uma música homônima, da banda de Hard Rock holandesa Vandenberg, que acabou fazendo relativo sucesso nos EUA e se tornou o maior hit deles, fazendo-os sair em turnê com Ozzy Osbourne e Kiss. A sugestão de Stallone prevaleceu, Jim Peterik cedeu, e a música foi batizada como "Burning Heart" em sua versão final.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo sabendo que nenhum cover chegará aos pés dessa belíssima canção, vale aqui o registro de uma versão feita pela banda Seventh Avenue em 2003 e lançada no álbum "Between the Worlds". Confira abaixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Para entender: o que é AOR?Para entender
O que é AOR?

Frontman: quando o original não é a melhor opçãoFrontman
Quando o original não é a melhor opção


Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"

Planet Rock: as maiores vozes da história do rockPlanet Rock
As maiores vozes da história do rock


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336