Survivor: a história por trás da música "Burning Heart"
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro do Metal
Postado em 05 de setembro de 2014
"Burning Heart" é uma canção interpretada por Jimi Jamison que apareceu na trilha sonora do filme Rocky IV, lançado em 1985. O single chegou ao número 2 na Billboard Hot 100 por duas semanas em fevereiro de 1986, perdendo para "That's What Friends Are For", uma música da cantora Dionne Warwick que foi lançada no álbum "Friends", contando com a participação de cantores como Elton John, Gladys Knight e Stevie Wonder.
A canção, inicialmente chamada de "The Unmistakable Fire", foi inspirada na Guerra Fria e refletiu muito bem o conflito entre o Leste comunista e o Ocidente capitalista com versos bastante impactantes. No filme, a União Soviética entra para o Boxe profissional com o atleta Ivan Drago (interpretado pelo ator Dolph Lundgren), que inicialmente quer se tornar Campeão do Mundo derrotando Rocky Balboa (interpretado pelo ator Sylvester Stallone). Porém, o melhor amigo de Balboa, Apollo Creed, decide lutar contra o soviético antes dele, mas é morto no ringue. Enfurecido por isso, Rocky decide lutar contra Drago na Rússia para vingar seu amigo e defender a honra de seu país. O final da história todos já conhecem.
"The Unmistakable Fire" acabou virando "Burning Heart" a pedido de Stallone, que detestou o nome original da canção. Jim Peterik, um dos compositores juntamente com Frankie Sullivan, foi contrário à troca, por existir na época uma música homônima, da banda de Hard Rock holandesa Vandenberg, que acabou fazendo relativo sucesso nos EUA e se tornou o maior hit deles, fazendo-os sair em turnê com Ozzy Osbourne e Kiss. A sugestão de Stallone prevaleceu, Jim Peterik cedeu, e a música foi batizada como "Burning Heart" em sua versão final.
Mesmo sabendo que nenhum cover chegará aos pés dessa belíssima canção, vale aqui o registro de uma versão feita pela banda Seventh Avenue em 2003 e lançada no álbum "Between the Worlds". Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
"Civil War" do Guns N' Roses, é uma profunda música de protesto
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"


Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show do Guns N' Roses em 23 anos
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


