Frank Zappa: a paródia na capa de We're only in it for the Money

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

PAUL McCARTNEY, ainda nos anos 60, afirmou que “Sgt. Pepper's “(1967) era o “Freak Out” (1966) dos BEATLES. Não, você não leu errado - acostumado a comparações na ordem inversa, MACCA sempre enalteceu o valor da obra do alquimista americano que, em quase três décadas de carreira lançou seis dezenas de álbuns misturando VARESE, blues e avant-garde, influenciando de ALICE COOPER a ARRIGO BARNABÉ. Dono de um humor cáustico, FRANK ZAPPA estendia seus conceitos musicais à produção de seus vídeos e, claro, ao conceito da capa de seus álbuns.

423 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosSlayer: quando Cronos deixou Tom Araya de olho roxo

Lançado em 1967, “We´re Only In It for The Money” foi o terceiro registro do MOTHERS OF INVENTION e fez parte do projeto chamado de “No Commercial Potential” (Sem Potencial Comercial” que se completaria com os lançamentos posteriores de “Lumpy Gravy,” “Cruising with Ruben & the Jets” e “Uncle Meat.”) concebidos por ZAPPA como uma única peça, fragmentada nos registros citados. Sacaneando toda e qualquer manifestação de massa, “We´re..” começa, já em seu conceito original de capa, esculhambando com um ícone cultural do século passado.

A capa original- e não autorizada- de “We´re Only In It for The Money” que acabou sendo liberada para o encarte
A capa original- e não autorizada- de “We´re Only In It for The Money” que acabou sendo liberada para o encarte

Concebido como uma paródia à capa de “Sgt. Pepper's”, a epopéia para o uso da arte é relatada pelos vários biógrafos de ZAPPA e foi sintetizado na versão em inglês da Wikipédia:

“O Diretor de arte de Zappa, CAL SCHENKEL fotografou e criou uma colagem para a capa do álbum, que parodiava “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”dos Beatles. ZAPPA pagou quatro mil dólares na sessão de fotos, o que ele afirmou ser "um negativo direto" da capa de “Sgt”. JIMI HENDRIX, amigo de Zappa, participou da sessão de fotos, em pé, no lugar de uma escultura de cera de SONNY LISTON que aparece no capa do disco dos BEATLES.

ZAPPA telefonou para PAUL McCARTNEY, pedindo permissão para a paródia. McCARTNEY disse a ele que esse era um problema para os gerentes de negócios, mas Zappa respondeu de volta, dizendo que os próprios artistas deveriam dizer aos seus managers o que fazer. No entanto, a gravadora Capitol se opôs e o lançamento do álbum foi adiado por cinco meses.”

Capa utilizada no álbum
Capa utilizada no álbum

Temendo ações judiciais, a gravadora não liberou a paródia o que chateou ZAPPA profundamente. Mais de quarenta anos, e infinitas capas satirizando o Fab Four depois, fica fácil saber: ele tinha razão.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

423 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?210 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro834 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados918 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

David GilmourDavid Gilmour
Ouça canção dos Beatles com seu toque genial

Ogro do MetalOgro do Metal
Os álbuns mais importantes da história do Rock

BeatlesBeatles
E se a história fosse contada pelo Jornal Meia-Hora?

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Frank Zappa"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


SlayerSlayer
Quando Cronos deixou Tom Araya de olho roxo

Regis TadeuRegis Tadeu
A tsunami de lixo musical da atual música brasileira

Hair MetalHair Metal
Os maiores cabelos da história do rock pesado

5000 acessosUltimate Classic Rock: as 25 músicas mais tristes da história5000 acessosFutebol: conheça os times do coração de alguns rockstars5000 acessosDuff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"5000 acessosVan Halen: o dia em que a banda abriu para o Bon Jovi4384 acessosKiss: banda toca clássico do Led Zeppelin em versão acústica5000 acessosSlash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 05 de janeiro de 2015


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online