Frank Zappa: a paródia na capa de We're only in it for the Money
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 29 de abril de 2013
PAUL McCARTNEY, ainda nos anos 60, afirmou que "Sgt. Pepper's "(1967) era o "Freak Out" (1966) dos BEATLES. Não, você não leu errado - acostumado a comparações na ordem inversa, MACCA sempre enalteceu o valor da obra do alquimista americano que, em quase três décadas de carreira lançou seis dezenas de álbuns misturando VARESE, blues e avant-garde, influenciando de ALICE COOPER a ARRIGO BARNABÉ. Dono de um humor cáustico, FRANK ZAPPA estendia seus conceitos musicais à produção de seus vídeos e, claro, ao conceito da capa de seus álbuns.
Lançado em 1967, "We´re Only In It for The Money" foi o terceiro registro do MOTHERS OF INVENTION e fez parte do projeto chamado de "No Commercial Potential" (Sem Potencial Comercial" que se completaria com os lançamentos posteriores de "Lumpy Gravy," "Cruising with Ruben & the Jets" e "Uncle Meat.") concebidos por ZAPPA como uma única peça, fragmentada nos registros citados. Sacaneando toda e qualquer manifestação de massa, "We´re.." começa, já em seu conceito original de capa, esculhambando com um ícone cultural do século passado.
A capa original- e não autorizada- de "We´re Only In It for The Money" que acabou sendo liberada para o encarte:
Concebido como uma paródia à capa de "Sgt. Pepper's", a epopéia para o uso da arte é relatada pelos vários biógrafos de ZAPPA e foi sintetizado na versão em inglês da Wikipédia:
"O Diretor de arte de Zappa, CAL SCHENKEL fotografou e criou uma colagem para a capa do álbum, que parodiava "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"dos Beatles. ZAPPA pagou quatro mil dólares na sessão de fotos, o que ele afirmou ser "um negativo direto" da capa de "Sgt". JIMI HENDRIX, amigo de Zappa, participou da sessão de fotos, em pé, no lugar de uma escultura de cera de SONNY LISTON que aparece no capa do disco dos BEATLES.
ZAPPA telefonou para PAUL McCARTNEY, pedindo permissão para a paródia. McCARTNEY disse a ele que esse era um problema para os gerentes de negócios, mas Zappa respondeu de volta, dizendo que os próprios artistas deveriam dizer aos seus managers o que fazer. No entanto, a gravadora Capitol se opôs e o lançamento do álbum foi adiado por cinco meses."
Capa utilizada no álbum:
Temendo ações judiciais, a gravadora não liberou a paródia o que chateou ZAPPA profundamente. Mais de quarenta anos, e infinitas capas satirizando o Fab Four depois, fica fácil saber: ele tinha razão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps