Frank Zappa: a paródia na capa de We're only in it for the Money

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Ver Acessos

PAUL McCARTNEY, ainda nos anos 60, afirmou que "Sgt. Pepper's "(1967) era o "Freak Out" (1966) dos BEATLES. Não, você não leu errado - acostumado a comparações na ordem inversa, MACCA sempre enalteceu o valor da obra do alquimista americano que, em quase três décadas de carreira lançou seis dezenas de álbuns misturando VARESE, blues e avant-garde, influenciando de ALICE COOPER a ARRIGO BARNABÉ. Dono de um humor cáustico, FRANK ZAPPA estendia seus conceitos musicais à produção de seus vídeos e, claro, ao conceito da capa de seus álbuns.

Filhos de Rockstars: qualquer coincidência é semelhançaTwo and a Half Men: Participações de astros do rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lançado em 1967, "We're Only In It for The Money" foi o terceiro registro do MOTHERS OF INVENTION e fez parte do projeto chamado de "No Commercial Potential" (Sem Potencial Comercial" que se completaria com os lançamentos posteriores de "Lumpy Gravy," "Cruising with Ruben & the Jets" e "Uncle Meat.") concebidos por ZAPPA como uma única peça, fragmentada nos registros citados. Sacaneando toda e qualquer manifestação de massa, "We're.." começa, já em seu conceito original de capa, esculhambando com um ícone cultural do século passado.

A capa original- e não autorizada- de "We're Only In It for The Money" que acabou sendo liberada para o encarte
A capa original- e não autorizada- de "We're Only In It for The Money" que acabou sendo liberada para o encarte

Concebido como uma paródia à capa de "Sgt. Pepper's", a epopéia para o uso da arte é relatada pelos vários biógrafos de ZAPPA e foi sintetizado na versão em inglês da Wikipédia:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O Diretor de arte de Zappa, CAL SCHENKEL fotografou e criou uma colagem para a capa do álbum, que parodiava "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"dos Beatles. ZAPPA pagou quatro mil dólares na sessão de fotos, o que ele afirmou ser "um negativo direto" da capa de "Sgt". JIMI HENDRIX, amigo de Zappa, participou da sessão de fotos, em pé, no lugar de uma escultura de cera de SONNY LISTON que aparece no capa do disco dos BEATLES.

ZAPPA telefonou para PAUL McCARTNEY, pedindo permissão para a paródia. McCARTNEY disse a ele que esse era um problema para os gerentes de negócios, mas Zappa respondeu de volta, dizendo que os próprios artistas deveriam dizer aos seus managers o que fazer. No entanto, a gravadora Capitol se opôs e o lançamento do álbum foi adiado por cinco meses."

Capa utilizada no álbum
Capa utilizada no álbum

Temendo ações judiciais, a gravadora não liberou a paródia o que chateou ZAPPA profundamente. Mais de quarenta anos, e infinitas capas satirizando o Fab Four depois, fica fácil saber: ele tinha razão.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Frank Zappa"Todas as matérias sobre "Beatles"


NME: os 50 álbuns com mais vendas na primeira semanaNME
Os 50 álbuns com mais vendas na primeira semana

Paul McCartney: por que ele ainda faz tantos shows?Paul McCartney
Por que ele ainda faz tantos shows?


Filhos de Rockstars: qualquer coincidência é semelhançaFilhos de Rockstars
Qualquer coincidência é semelhança

Two and a Half Men: Participações de astros do rockTwo and a Half Men
Participações de astros do rock


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280